A aceleradora de startups pretende lançar mais de 20 empresas globais de tecnologia por ano na capital capixaba
O Founder Institute, maior aceleradora de pré-seed do mundo, originária do Vale do Silício e presente em mais de 180 cidades por mais de 65 países, anunciou o lançamento de um novo capítulo em Vitória. Será a 13ª cidade brasileira a ter uma operação.
Com uma turma a cada semestre, o objetivo é lançar mais de 20 empresas de tecnologia resilientes e duradouras a cada ano na capital capixaba.
As inscrições para o programa estão abertas no site http://fi.co/apply/vitoria a qualquer pessoa que pretenda lançar uma empresa de tecnologia. Quem se inscrever até 9 de fevereiro de 2020 é elegível para uma variedade de bolsas, incluindo a do Female Founder Fellowship, que é oferecida à melhor candidata geral.
Eventos
Para marcar o lançamento, o Founder Institute de Vitória sediará uma série de eventos de divulgação gratuitos para o público, onde os participantes poderão aprender como construir uma empresa e saber mais sobre o funcionamento do programa.
Leia também: Lawtech capixaba LiberFly se prepara para o mercado espanhol
O primeiro deles será o Startup Pitch Bootcamp, workshop intensivo de 3 horas para melhorar as habilidade de apresentação de ideias e projetos e entender os componentes de uma apresentação de alto impacto, dia 26 de novembro, às 18h30, no Sebrae/ES, Enseada do Suá.
A lista completa de eventos pode ser conferida em http://fi.co/events/vitoria.
Cidade estratégica
“Vitória poderá ser uma cidade estratégica, pois o Espírito Santo nos provou recentemente que é uma região muito promissora no setor de startups de tecnologia. Além disso, vai nos levar ao marco de 15 cidades operando o Founder Institute no Brasil – já estamos em 12 locais e agora lançamos mais três, incluindo a capital capixaba”, disse o diretor-geral do Founder Institute Brasil, Nima Kazerooni.
“Estamos particularmente entusiasmados em lançar um capítulo na cidade onde um dos nossos mais recentes graduados cresceu, e teve de se mudar para uma das cidades onde operamos para lançar a sua empresa”, completa.
Ele se refere a Milton Borges, que se graduou recentemente no Founder Institute Salvador lançando o Life Colibri. Agora, Milton atuará no capítulo Vitória como Empreendedor Residente (EIR), um empreendedor que passou pelo processo e se torna um mentor residente. O objetivo é que ele passe sua experiência de montar sua startup “early stage” para os novos empreendedores que se matricularem no programa de Vitória e que não precisarão viajar toda semana para outro estado, como Milton fez por meses.
Outro que trará sua experiência será Miguel Barreto, que já morou por dois anos no Espírito Santo, se graduou no Founder Institute Belo Horizonte em 2016 e, desde 2018, atua como codiretor do capítulo mineiro. Miguel vai liderar o suporte ao capítulo como diretor-regional em MG e ES.
Capítulo Vitória
O Capítulo Vitória terá como líderes locais Rimaldo de Sá (CEO e fundador da Beta Rede) e Michele Janovik (consultora de Inovação, Pessoas e Projetos), apoiados por Milton Borges Junior (CEO da Life Colibri – Ciência e Tecnologia), junto com Miguel Barreto (diretor-regional do Founder Institute MG e ES) e Nima Kazerooni (diretor Brasil do Founder Institute e cofundador da Jupter).
Os participantes do programa em Vitória vão contar com a mentoria de profissionais experientes e altamente qualificados, dentre eles: Denis Ferrari (head de Inovação da Azys Inovação), Franco Machado (fundador e CEO da Mogai Tecnologia e sócio da Olho do Dono), Gabriel Zanette Koehlert (cofundador CMO da LiberFly), Hélio João Pepe de Moraes (sócio advogado da SGMP), Luis Felipe Valfre (CEO da InnLaw), Maria Emilia Peres (head do Hub de Inovação da Vale), Marilia Camara de Assis (executiva de Negócios da WeGov) e Renan Arantes Santana (CEO da Kokar).
O programa
Para empreendedores aspirantes e em estágio inicial, o programa oferece uma metodologia passo a passo, num processo estruturado, com apoio dos mentores locais e uma rede global de apoio.
O Founder Institute é o único programa desse tipo que é focado no empreendedor e nas suas ideias, além de compartilhar o patrimônio das empresas graduadas com todos os participantes. Outra vantagem é poder participar sem ter que abrir mão do seu emprego diurno, pois as atividades presenciais estão concentradas à noite.
Além disso, o Programa Vitória 2020 incluirá um projeto lançado este ano em colaboração com centenas de líderes de startups em todo o mundo. A última versão do currículo de criação de empresas do Founder Institute é adequado para atender às necessidades tanto de empreendedores mais avançados, como novos empreendedores ainda no estágio das ideias.
Sobre o Founder Institute
O Founder Institute é a maior aceleradora de pré-seed do mundo, fundada em 2009 por Adeo Ressi e Jonathan Greechan, que atingiu recentemente a marca de 4 mil graduados no mundo inteiro.
As empresas graduadas no Founder Institute incluem startups que se destacam em seis continentes, como Udemy, Realty Mogul, Travelcar, Goplaceit e Appota. Os líderes das startups usaram o programa para fazer a transição de funcionários para empreendedores, testar suas ideias de startups, formar uma equipe, conquistar seus primeiros clientes e obter financiamento, entre outros benefícios.