Serviço de mediação entre passageiros e companhias aéreas já atendeu mais de 5 mil casos, com 98,6% de sucesso.
Quem nunca passou por uma má experiência em aeroportos vida afora pode se considerar um viajante de sorte. O terreno sempre foi árido para aqueles que precisaram encontrar uma mala extraviada ou reaver o dinheiro de um voo cancelado, por exemplo.
Foi depois de passar por algumas dessas dores que três amigos, Gabriel Zanette, César Ferrari e Ari Moraes, ainda na faculdade de Direito, se uniram para pensar num serviço rápido e sem burocracias que pudesse solucionar demandas contra companhias aéreas. Com sede em Vitória e mais de 5 mil casos atendidos no Brasil e na Europa, a LiberFly quer agora alcançar o mercado espanhol.
“Por meio da tecnologia, a LiberFly propõe uma forma ágil para resgatar a autoestima de consumidores lesados no Brasil e no mundo por problemas ocasionados em decorrência de serviços mal prestados, seja antes ou durante voos”, explica Gabriel Zanette, cofundador da LiberFly.
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A startup, que atua de forma 100% online na mediação dos conflitos, está prestes a implantar um novo sistema de bots para atender um número maior de clientes e expandir sua atuação. Zanette revela que a empresa está focada em ganhar escalabilidade para entrar em novos mercados, a começar pela Espanha.
Relatar um caso é simples: o passageiro registra a situação pelo site da empresa, www.liberfly.com.br. Com o registro feito, um dos especialistas entra em contato em até 48 horas para iniciar o entendimento e buscar uma solução para o problema ocorrido.
“A maioria de nossos usuários está concentrada na região Sudeste. Até hoje, já ajudamos mais de 5 mil passageiros a conseguirem compensações por interrupções em suas viagens, com um percentual de 98,6% de assertividade em todos os nossos casos”, disse Zanette.
Única empresa no segmento nacional a oferecer suporte para casos que tenham acontecido internamente na Europa, a LiberFly atende brasileiros, mas também estrangeiros, para os quais tem uma equipe especializada.
“Somos a primeira startup da América Latina a buscar simplificar os pedidos de indenizações e garantir os direitos de passageiros prejudicados com extravios de bagagens, overbooking, atrasos ou cancelamentos. Hoje, no mercado, já é possível encontrar facilmente novas empresas emergentes, que prestam serviços similares. Acreditamos que maioria tenha surgido por inspiração no modelo de negócio da LiberFly”, analisa Zanette.
Mesmo com o sucesso já conquistado e os planos de expansão, o cofundador garante que a sede da empresa continua sendo o Espírito Santo.
“Vitória é uma capital em que enxergamos potencial e está se destacando pelas inovações aqui criadas. O mercado do Espírito Santo vive um momento único e muito propício para os que estão dispostos a desenvolver novas ideias. Podemos citar o amadurecimento tanto do mercado capixaba quanto do ecossistema nos últimos anos, o que proporcionou o surgimento de novas startups que vêm se destacando nacionalmente. Startups capixabas estão recebendo investimentos nacionais, rodadas maiores, os fundadores cada vez mais participativos. O mercado está muito bom e não deve nada a lugar algum”, comemora Zanette.
COMO FUNCIONA O SERVIÇO?
– Acesse o site www.liberfly.com.br e preencha o formulário relatando o problema. Um especialista entrará em contato para buscar a resolução do problema
– A burocracia e o contato com a companhia aérea ficam por conta da LiberFly
– O valor da causa é depositado na conta do cliente automaticamente quando a reclamação for concluída, deduzindo apenas a taxa de prestação do serviço
QUANDO PROCURAR SEUS DIREITOS:
O cancelamento atrasou por mais de 4 horas sua chegada ao destino final.
A companhia aérea cancelou o seu voo e não lhe possibilitou o reembolso integral de sua passagem.
As opções de novos voos prejudicaram seus compromissos pessoais e de trabalho.
Atrasos por problemas meteorológicos, falhas mecânicas, falta de tripulação ou greves de aeroporto ao qual a companhia aérea não ofereceu assistência.
Se você perdeu ou desistiu do voo de ida e cancelaram o de volta.
O voo atrasado lhe causou algum prejuízo como perda de compromissos pessoais ou profissionais comprovados.
Atrasos superiores a 4 horas.
Atrasos pequenos que causaram perda de conexão.
Atrasos por problemas meteorológicos, falhas mecânicas, falta de tripulação ou greves de aeroporto ao qual a companhia aérea não ofereceu assistência.
Bagagem perdida por mais de 24 horas.
Se você teve gastos extras com roupas e itens enquanto estava sem a bagagem.
Falta de ajuda em dinheiro enquanto estava sem sua bagagem.
Se nunca encontraram a sua bagagem.
Informações erradas sobre o destino da bagagem e falha no atendimento.
Bagagem chegou faltando itens e presentes que havia comprado.
Sua bagagem chegou com as rodinhas e puxador quebrados.
Sua bagagem chegou molhada, rasgada ou com itens danificados.
Quando somem da sua bagagem itens pessoais ou presentes que havia comprado.
Se avisaram que o seu voo estava lotado e lhe encaixaram em outro voo sem lhe pedir autorização ou opinião.
O seu voo foi redirecionado para outro local e você não foi informado.
Trocaram sua aeronave por uma menor e você ficou de fora.
Informaram que houve overbooking e impediram o seu embarque.
Se ofereceram a troca de aeronave, prometeram um valor de indenização ou voucher de viagem e nunca te pagaram.
A companhia aérea cobrou um valor abusivo por desistir do voo e recebeu valor muito inferior ao custo inicial.
Se você perdeu um voo e não teve direito de resgatar o valor da passagem adquirida.
Se a companhia aérea prometeu um reembolso e nunca pagou.
Fonte: Liberfly