Premiada dentro e fora do País, startup Olho do Dono, que pesa o gado por imagens 3D, tem planos de buscar o mercado internacional.
Uma das missões mais trabalhosas e caras para o fazendeiro, a pesagem do gado ganhou método inovador para simplificar e baratear o processo. Criado pela agrotech capixaba Olho do Dono, o software faz uso de imagens obtidas por uma câmera 3D para gerar um modelo do animal. A inteligência artificial começa a tomar o lugar de balanças e do olho treinado do peão para fornecer um peso preciso em poucos segundos. A startup Olho do Dono figura entre as eleitas do ranking 100 Startups to Watch da Pequenas Empresas & Grandes Negócios 2019.
Obter o peso do gado pode ser uma tarefa árdua, tanto para o animal quando para o produtor. O boi precisa andar longas distâncias do pasto até o curral, onde é pesado. Quanto lá chega, espera o dia inteiro para ser pesado, não bebe água, não come, e depois faz o trajeto de volta ao pasto. Trata-se de um processo desgastante, que causa estresse e perda de peso ao animal. A manobra geralmente é feita apenas duas vezes por ano, quando o boi é levado para vacinação.
Leia também: Contrato digital agiliza compra de imóveis
“Quando a demanda chegou ao meu conhecimento, pensei que havia uma forma de resolvê-la: já que existe aquele peão que bate o olho e dá peso, por que não usar a visão computacional e a inteligência artificial para isso? Nesse momento, começamos a visitar fazendas e descobrimos que o problema é mundial. Foi assim que, há cinco anos, começamos a desenvolver uma solução”, relembra Pedro Henrique Mannato Coutinho, CEO da Olho do Dono.
A história da startup começou em 2015, com incentivos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), mas o software foi lançado oficialmente neste ano.
“Como toda tecnologia, antes de abrir para o mercado você precisa ter um grupo exclusivo de pessoas utilizando e dando um feedback. Criamos um programa chamado Fazendas Inovadoras, com os primeiros a adotar a tecnologia. São 15 vagas para clientes pagantes, que estão usando isso no dia a dia, em diversos estados brasileiros, e nos dando retorno para que façamos os ajustes finais antes de lançar oficialmente”, detalha o CEO.
Pela inovação e o serviço inédito oferecido ao setor pecuário – é a única que faz a foto do boi em movimento –, a Olho do Dono foi a vencedora do 1º TechCrunch Startup Battlefield da América Latina em 2018. “O prêmio deu muita visibilidade para a empresa, especialmente junto aos pecuaristas. O TechCrunch permitiu que pecuaristas de mais de 20 países nos procurassem”.
Além da premiação de US$ 25 mil, em outubro a startup teve a chance de apresentar seu trabalho no Vale do Silício, dividindo o espaço com muitas personalidades e buscando espaço no mercado internacional.
Como funciona?
Os desenvolvedores criaram um software com a tecnologia que usa câmera 3D para pesar o boi no pasto, em seu caminhar natural. O material é portátil e cabe dentro de uma mochila. O cliente posiciona rapidamente a câmera, sem estresse para o animal, sem alterar a rotina da fazenda em nada, e o software faz o resto. A partir da imagem, é calculado o peso do rebanho. Com esse dado, o produtor pode tomar as melhores medidas para aumentar a produtividade da fazenda.
Ambiente favorável
O ecossistema de inovação do Espírito Santo tem se mostrado terreno fértil para o aparecimento de novas startups. “Muitas iniciativas estão surgindo, cada vez mais grupos de investidores, e startups mais maduras nacionalmente. Temos vários cases no Estado e ficamos felizes de ver essa evolução e de fazer parte dela. Queremos levar a bandeira do Espírito Santo para onde quer que a gente vá”, celebra Coutinho.
O empreendedor reforça ainda sua gratidão aos produtores capixabas, que abriram suas porteiras desde o início dos trabalhos para que muitas pesagens fossem feitas.
“O Estado possui 2 milhões de cabeças de gado e é um mercado interessante para o nosso negócio. Sabemos que a questão da pesagem é uma dor que aflige pecuaristas ao redor do mundo inteiro, por isso, há muito mercado a ser explorado”.
Premiações
- Vencedor do 1º TechCrunch Startup Battlefield da América Latina
- Vencedor como melhor Startup Agro do Brasil 2018 – Intercorte
- Vencedor como melhor Startup Agro do Brasil 2019 – Lide Agronegócio
- 2ª melhor Startup Agro na Argentina 2019
- Uma das vencedoras do 1º Fineup Startup
- Apontada como uma das 100 Startups to Watch de 2019, eleitas por representantes das revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios