A entidade dará consultoria técnica e irá conduzir cinco grupos de empreendedores que construíram suas ideias durante o evento realizado na Praça do Papa.
O Circuito Startup Summit, realizado na Praça do Papa pelo Sebrae-ES, reuniu perto de 7 mil pessoas nos três dias de evento, de 6 a 8 de dezembro, para conferir 54 horas de programação, com mais de 40 atrações distribuídas por 15 espaços.
Um desses espaços foi a Arena de Inovação, onde foi o Startup Weekend, uma experiência de empreendedorismo imersivo – em 54 horas, os participantes tiveram que fazer a ideação e montar uma startup, estruturando e desenvolvendo essas ideias. Agora, cinco grupos terão a oportunidade de ser incubados pelo Sebrae-ES.
“Vários grupos que passaram pelo evento participaram de um processo de seleção e qualificação. O Sebrae-ES vai tomar para si a responsabilidade de conduzir cinco grupos de empreendedores que construíram e amadureceram suas ideias no Circuito Startup Summit, prestando consultoria técnica, e também estamos lançando o desafio de efetivamente incubar esses grupos dentro do Sebrae-ES até que eles se tornem startups de fato”, anunciou em primeira mão ao WhitePaper Docs o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, que compõe a diretoria da entidade junto com José Eugênio Vieira, diretor técnico, e Luiz Henrique Toniato, diretor de atendimento.
Rigo comemora os resultados do que já é considerado um dos maiores eventos de transformação do Estado, realizado com participação do ecossistema local de inovação e apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Vitória.
“O Sebrae-ES tinha a proposta inicial de reunir empreendedores e não empreendedores para encorajá-los na inovação, lançando uma possibilidade de conhecer e mergulhar no tema. Conseguimos apresentar um evento atrativo, que cativou o interesse das pessoas, de crianças a idosos, gente de todas as idades”, disse.
Para ele, o Sebrae-ES precisava ser mais ousado e ativo no conteúdo da inovação para provocar os empreendedores que ainda não sabem de fato qual caminho profissional vão seguir, e o evento marca um novo momento.
“Uma gigantesca porta se abriu para o Sebrae-ES interagir ainda mais com esses empreendedores. Foi um grande case de sucesso”, afirmou.
Luiz Henrique Toniato completa: “Não é possível desenvolver inovação sem conhecimento advindo da formação e da educação de uma sociedade”.
O EVENTO
O Circuito Startup Summit é um evento do Sebrae que vai rodar o Brasil, e o Espírito Santo foi o escolhido para a estreia, marcando o encontro do empreendedorismo com a inovação. A programação foi concorrida e atraiu grupos vindos do interior capixaba e até outros estados.
Teve palestras, apresentação de projetos de tecnologias desenvolvidos pela Academia, campeonatos de games e drones, presença das startups que estão despontando no mercado e muita mão na massa, com, por exemplo, oficinas de montagem de drones e o Hackamusic, uma maratona musical em que os participantes criaram canções que foram apresentadas e premiadas ao final do evento.
PAPO DE FUTURO
Um dos muitos espaços inovadores dentro do Circuito Startup Summit foi o Estúdio Podcast, onde foi produzido o Papo de Futuro, podcast do Sebrae-ES que será lançado terça-feira, 17 de dezembro.
Os primeiros episódios foram conversas gravadas durante o evento com atores do ecossistema de inovação capixaba, que estarão disponíveis no Spotify.
CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO