Uma das inovações é a Plataforma TorcidaES, que transmite o Capixabão gratuitamente, via streaming, e reaproxima o torcedor dos clubes.
Existe uma transformação em curso no cenário do futebol no Espírito Santo. Desde a reinauguração do Estádio Kleber Andrade, em 2014, o torcedor capixaba tem vivenciado uma nova experiência: recebeu duas seleções (Austrália e Camarões) durante a Copa do Mundo; curtiu mais de 40 jogos de quase todos os grandes clubes nacionais, incluindo a final da Taça Guanabara (o primeiro turno do Campeonato Carioca, disputado pela primeira vez fora do Rio de Janeiro); sediou um jogo da Seleção Brasileira Olímpica; recebeu duas finais de Campeonato Brasileiro (sub-17 e sub-20); e foi uma das sedes do Mundial da Fifa Sub-17.
“Com os jogos de competições nacionais e internacionais realizados no Kleber Andrade nos últimos anos, o Espírito Santo entrou no mapa do noticiário esportivo nacional. Passou a ser comum ouvir falar de Cariacica nas grandes redes, a atenção se voltou para cá pelos grandes públicos que lotaram o estádio. E está mais do que provado que o Estado tem um público apaixonado por futebol, o que significa um mercado potencial que pode atrair investimentos e patrocínios”, avalia Rimaldo de Sá, CEO da Beta Rede, da qual faz parte a Camisa 10, responsável pela promoção dos jogos nacionais no Espírito Santo.
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E o futebol capixaba não está à margem dessas transformações. Este ano, por exemplo, o Rio Branco ganhou visibilidade nacional ao contratar o jogador uruguaio Loco Abreu para a disputa do Campeonato Capixaba.
“O Mundial sub-17 foi um sucesso. Quando se cria a experiência de estádio, a pessoa volta. Ela tem a oportunidade de conhecer o ambiente, a estrutura, a tranquilidade de ir ver um jogo. E depois que ela vivencia o futebol em uma competição internacional, ela continua frequentando o futebol local”, avalia Gustavo Vieira, presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).
MODERNIZAÇÃO
A FES também tem realizado inúmeras iniciativas de modernização, priorizando a proximidade com o torcedor.
“Estamos criando uma ambiência para receber investimentos, como a implementação do compliance e a adequação a toda a legislação da Secretaria Nacional dos Esportes. Fomos a primeira federação a conseguir o certificado que nos credenciou a captar recursos de estatais federais, e fomos a única federação a conseguir patrocínio dos Correios. Também temos novos parceiros, como a Topper, e recorremos a emendas parlamentares e leis de incentivo ao esporte”, explicou Vieira.
A ampliação da captação de recursos permitiu uma série de investimentos, como na capacitação da arbitragem, com avaliações mensais e trabalho de psicologia esportiva, e na ampliação dos campeonatos.
“Ampliamos o calendário de competições. Fazíamos em torno de 300 jogos por ano, este ano foram 557. Também vamos ampliar o número de competições. Foram 10 em 2019 e, no ano que vem, serão 12, com a inclusão das categorias sub-11 e sub-13”, disse.
Além disso, a FES ativou de forma robusta as redes sociais e transformou seu site em um gerador de notícias sobre os clubes, dando visibilidade a iniciativas como programas de sócio-torcedor.
STREAMING
E nessa aproximação, algo que teve um forte impacto foi o streaming. As partidas de futebol local, normalmente limitadas ao discreto espaço nas grades de TV aberta, tiveram mais atenção este ano graças a um novo serviço de transmissão online, por meio da plataforma TorcidaES.
A plataforma é um dos destaques quando se fala em inovação no futebol capixaba. O torcedor que queria acompanhar de perto seu time e não tinha opção, agora conta com a transmissão ao vivo das partidas das competições locais – o Capixabão 2019 foi o primeiro a ter todas as rodadas transmitidas.
O projeto nasceu em 2017 com o objetivo de transmitir a Copa ES de futebol via streaming.
“A gente não imaginava que ia pegar o Campeonato Capixaba, mas quando terminou a Copa ES, a repercussão foi tão positiva que os clubes quiseram repetir a experiência”, conta o diretor do TorcidaES, Julio Cesar Vasconcelos.
Foi então que uma parceria foi firmada com a TV Capixaba/Band para que o sinal dos jogos da primeira divisão do Capixabão fosse retransmitido via streaming para YouTube e Facebook.
MYCUJOO
O TorcidaES tem uma parceria com a CBF para ser a equipe de cobertura das competições nacionais no Estado exibidas na CBF TV, via plataforma Mycujoo – uma startup criada por portugueses, sediada na Holanda, com o objetivo de democratizar as transmissões de futebol ao redor do mundo, incluindo campeonatos semiprofissionais, amadores e que não atraem o interesse comercial de transmissão televisiva.
Para a transmissão dos campeonatos de base, além de jogos do profissional, a FES também realiza a transmissão via streaming pelo Mycujoo. Somente em 2019, foram ao todo 144 jogos online.
“Isso cria um acervo técnico de observação da nossa arbitragem e gera visibilidade para patrocinadores, clubes e atletas. Agora mesmo saiu um jogador do Vitória para o Vasco. O streaming atinge um público que não tinha acesso antes, como parentes dos jogadores de outros estados e olheiros. Tem muita gente de fora que acompanha os jogos. Também chegamos em todo o Espírito Santo – torcedores em todos os municípios capixabas assistiram às partidas”, disse Vieira.
Em uma análise de precificação de mídia, foi constatado o retorno aos patrocinadores de quatro vezes o valor investido.
“Agora abrimos o Mycujoo para todos os filiados. Fizemos um treinamento e os clubes que quiserem transmitir as partidas que não têm a transmissão da FES, estão capacitados para isso. Enxergamos o streaming como o futuro”, acrescentou o presidente.
PÚBLICO NO ESTÁDIO
O streaming gera interesse no público, que tem a facilidade para acompanhar os jogos em qualquer dispositivo, como o celular. E sua contribuição para a transformação do futebol capixaba é visível – os torcedores passaram a acompanhar de perto o desempenho de seus times, dialogar, rivalizar com os adversários e se interessar por voltar a frequentar as arquibancadas para curtir a experiência do futebol.
Por intensificar a relação da torcida com os times, a inovação pode ser considerada um dos fatores para o aumento do público nos estádios.
“Houve um salto significativo de 2018 para 2919. A média de público no Campeonato Capixaba da Série A aumentou em 49%, e o da Copa Espírito Santo, 56%”, comemora Vieira.
“Identificamos uma enorme carência de pessoas querendo assistir ao futebol capixaba. As transmissões online deram mais acesso ao público sobre o desempenho de seus times, e os torcedores passaram a ir mais aos estádios. Em apenas um ano, o futebol do Espírito Santo já demonstra uma ascensão”, completa Vasconcelos.
PERFORMANCE ESPORTIVA
Existe também uma evolução na performance dos clubes locais em competições nacionais. Em 2018 foi a primeira final de um time capixaba em um campeonato nacional, a Copa Verde, disputada entre Atlético Itapemirim e Paysandu – o título ficou com o clube paraense.
“Outros bons resultados foram, este ano, a campanha do Vitória no Campeonato Brasileiro Série D, que por pouco não disputou uma vaga de acesso, e o Serra, que passou de fase na Copa do Brasil e teve o jogo contra o Vasco como o primeiro de um clube capixaba transmitido em rede nacional na TV aberta”, enumera Vieira.
CAPIXABÃO 2O2O
A fase agora é de encontrar formas de capitalização do serviço de streaming para beneficiar os times.
“É um projeto novo e agora precisamos virar a chave para conseguir remunerar os clubes. Trata-se de algo que nunca foi comercializado antes. Os clubes querem continuar e o TorcidaES também”, revela o diretor da plataforma.
Os números demonstram o sucesso do projeto: foram 32 transmissões de novembro de 2018 a outubro de 2019, contra apenas duas da TV no ano anterior. O canal TorcidaES no YouTube teve mais de 600 mil visualizações, enquanto a página da plataforma no Facebook foi curtida por quase 16,5 mil pessoas, com alcance de 1.522.269 pessoas.
“Nunca houve um projeto como esse no Estado, especialmente a transmissão esportiva ao vivo. Podemos entrar num novo ciclo do futebol capixaba”, finaliza Vasconcelos.