WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » Startups treinam pitch em evento do Founder Institute
    Novas

    Startups treinam pitch em evento do Founder Institute

    Por Redação WHPPR5 de março de 2020Leitura de 4 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    Apresentações foram feitas para uma banca de mentores experts em inovação e startups. Inscrições no programa da aceleradora vão até 15 de março.

    Se você não pode descrever sua empresa em uma frase, não a entende bem o suficiente. É o que prega o Founder Institute, que promoveu uma noite de pitches no último dia 3, colocando frente a frente pessoas que têm uma ideia para startup e uma banca formada por empreendedores já experientes no mercado, que passaram pelo processo de construção de uma empresa e estão escalando, e experts em inovação. As apresentações tiveram seus feedbacks honestos, sem meio-termo, no Pub 426, na Praia do Canto.

    A fila de interessados em apresentar suas ideias no Founder Hotseat mostra a importância de eventos desse tipo, onde é possível treinar a apresentação de um projeto em um formato consagrado no mundo todo – curto, em poucos minutos, diante de possíveis investidores, com o intuito de despertar o interesse no investidor e conseguir uma reunião.

    Os inscritos tinham um minuto, marcado em cronômetro – o chamado “pitch de elevador” – para falar de sua startup no palco, com orientação da estrutura que deveriam seguir: nome da empresa, o que está desenvolvendo, público-alvo, qual o problema a ser resolvido e qual sua solução inovadora.

    A banca, formada por Marcilio Riegert (executivo, MCI), Danilo Nascimento (CEO, Payparking), Denis Ferrari (CEO, Azys Inovação), Renan Santana (CEO, Kokar) e Alex Rodrigues (executivo de inovação), apontou o que faltou e deu as recomendações de melhoria.

    Os inscritos tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias de negócios e aperfeiçoar seus pitches

    “Já esperava opiniões duras, porque só elas que nos fazem evoluir. Preparar um pitch é fazer uma autorreflexão da empresa, e quando ouvimos os feedbacks, temos a oportunidade de refinar nossa ideia e quem sabe até mudar a rota de construção do negócio. Chegar ao mercado com um pitch bem estruturado é fundamental para buscar investidores”, disse Cledson Souto, que está criando com o sócio Flávio Trevesani a Porankatu, uma plataforma que pretende conectar pessoas e empresas que forneçam serviços ligados ao universo do lazer, diversão e entretenimento.

    Cledson Souto recebe os feedbacks da banca para o pitch de sua startup

    INSCRIÇÕES

    Eles já estão inscritos no programa do Founder Institute Vitória, maior acelerador pré-seed do mundo, fundado no Vale do Silício e presente em mais de 180 cidades de todos os continentes. O evento de pitches foi o último antes do início do programa, dia 6 de abril, que somará 14 encontros e tem como uma de suas dinâmicas a preparação de pitches para apresentar a uma banca de investidores.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no https://fi.co/join/vix.

    COMO FAZER UM PITCH*

    Como fundador de uma startup, você falará de sua empresa milhares de vezes para clientes, parceiros, membros da equipe e investidores. É preciso chamar a atenção do ouvinte rapidamente e comunicar todos os elementos principais da sua ideia de maneira clara e concisa.

    – A oferta definida precisa ser curta, simples e capaz de ser entendida por todos, como “um site”, “um aplicativo”, “hardware” ou “software de desktop”.

    – O público definido é o grupo inicial de pessoas para as quais você venderá sua oferta. No caso de aplicativos para consumidores, geralmente é um grupo demográfico, como “mulheres entre 25 e 35 anos”. No caso de aplicativos de negócios, geralmente é uma função de trabalho em um tipo de corporação, como “administradores de sistemas em empresas de tecnologia de médio porte”.

    – O problema precisa ser algo que todos entendam, como “reduzir o tempo de cobrança dos pagamentos” ou “envolver-se em uma experiência de entretenimento envolvente”.

    – O componente final, o “tempero secreto”, adiciona sua abordagem única para resolver o problema e demonstra um domínio do mercado. Alguns exemplos são “enviando alertas automáticos por e-mail com base na análise dos maiores tempos de resposta” ou “com mundos virtuais construídos em reação aos movimentos dos jogadores”.

    – Evite usar adjetivos, principalmente superlativos. Nunca diga “primeiro”, “apenas”, “grande” ou “melhor”, pois essas palavras indicam inexperiência.

    – Defina corretamente seu mercado-alvo. Por exemplo, “mulheres” ou “pequenas empresas” são grandes demais e não são suficientemente direcionadas.

    – Elimine qualquer palavra da moda, acrônimo ou jargão do setor.

    * Fonte: https://fi.co/madlibs

    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorGekom cria multiplataforma para gerir abastecimento de combustível
    Próximo artigo Mulher tem salário 27% menor que homem no ES

    Postagens relacionadas

    Municípios do interior do Estado vão realizar mutirão de atendimento gratuito ao MEI
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9669.mp3?cb=1748022574.mp3

    23 de maio de 2025

    Startup Weekend Turistech em São Mateus vai pensar soluções para impulsionar turismo na região Norte Capixaba
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9659.mp3?cb=1747938350.mp3

    22 de maio de 2025

    Sebrae/ES realiza oficina de storytelling e pitch para empreendedoras participarem do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9637.mp3?cb=1747135877.mp3

    13 de maio de 2025
    Posts recentes
    • Estudantes capixabas podem participar de competição sobre empreendedorismo e tecnologia
    • Governo do Estado lança edital com recursos de R$ 3 milhões para apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.