Está marcado para 28 de abril o início do evento Wow Summit 21, que vai reunir grandes nomes do mercado de customer experience (CX) do Brasil e do exterior. O sócio fundador da Ecosocial, Michel Vasconcelos, é um dos palestrantes confirmados.
O Wow Summit nasceu da iniciativa de Bruno Guimarães – profissional de CX e fundador do grupo Amigos do CX. Em 2017 Guimarães resolveu unir profissionais brasileiros da área para a troca de ideias. Em pouco tempo, um grupo de oito pessoas no Whatsapp ultrapassou o limite de 256 membros, ampliando-se e dando origem à primeira edição do evento, em março de 2020. Neste mesmo ano o grupo publicou o livro “A Experiência do Cliente” – uma reunião de pensamentos e melhores práticas abordadas por 35 especialistas em CX e aplicadas em diversos setores produtivos.
Hoje a comunidade possui mais de 1300 profissionais e mais de 15 mil seguidores no Linkedin. Michel Vasconcelos acredita que este crescimento se deve à importância do tema. “Essa ideia (de entender o olhar do cliente) não é nova. Em 1950 Jerome McCarthy, que desenvolveu a teoria dos 4P’s do marketing, já apresentava o cliente no centro com os 4p’s no seu entorno. Então a ideia original do marketing, já na década de 50, era essa”, explica.
Mas, o que é novo nessa história? Michel Vasconcelos faz a pergunta e responde em seguida:
“Diante de transformações tão importantes como as que estamos vivendo nos últimos anos, passou-se a colocar o cliente no centro das decisões, como um direcionador estratégico das empresas. Muitas organizações e profissionais estão à frente de projetos que têm exatamente essa intenção: orientar as estratégias das organizações a partir do olhar do cliente.”
Michel diz que representar a Ecosocial no Wow Summit 21 significa integrar a comunidade brasileira responsável por este novo movimento:
“Entramos numa comunidade e estamos fazendo parte de um movimento que tem uma natureza muito prática, pois é formado por profissionais que estão lidando com o desafio de promover essa mudança de mentalidade.”
Michel Vasconcelos
Sócio fundador da Ecosocial, especialista em marketing e professor universitário com mais de 20 anos de experiência em pesquisa mercadológica, análise de mercado, comportamento do consumidor e planejamento, Michel Vasconcelos atuou por anos como gestor de inteligência competitiva da Rede Gazeta e na área de pesquisa e análise de mercado. Ele também ajudou a desenvolver projetos para empresas de diferentes portes e setores como Vale (mineração e logística), EDP (energético), Sebrae (serviços), entre outras. Vasconcelos também é mentor do Founder Institute – maior aceleradora de startups pré-semente do mundo.
Ecosocial
Integrante da holding Beta Rede, a Ecosocial é uma empresa capixaba de inteligência de mercado que atua com design estratégico e antropologia do consumo. Em março do ano passado (há quase um ano), após o início da quarentena, a empresa iniciou um estudo para compreender os comportamentos do capixaba frente o distanciamento social.