WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » Comércio: Mudanças e comportamentos no ES
    Tendências

    Comércio: Mudanças e comportamentos no ES

    Por Redação WHPPR27 de maio de 2021Leitura de 3 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    O hábito de fazer compras e a forma como o comércio atende aos seus consumidores se transformou nos últimos anos. A inovação tecnológica e o atual cenário de mudança, pressionados pela pandemia, vêm abrindo um novo leque de funções, modelos de negócios e oportunidades dentro deste universo.

    As relações entre clientes e marcas, por exemplo, ficaram mais próximas; as ferramentas e aplicações comerciais se diversificaram e certos públicos passaram a buscar na atividade de compras alternativas que agregam experiência, agilidade, personalização, entre outros valores.


    Personal shopper
    Melyssa Viana: Empreendedorismo e adaptação como personal shopper

    Melyssa Viana, por exemplo, que atua no segmento de moda feminina há mais de 15 anos, decidiu acompanhar essas mudanças. Percebendo, no Espírito Santo, que comércio e consumidores precisavam se adaptar aos novos tempos, ela decidiu investir numa carreira alternativa, oferecendo experiências diferenciadas às suas clientes.

    Melyssa tornou-se, há cerca de um mês, empreendedora digital atuando como personal shopper. Ela faz curadoria de produtos e assessora outras mulheres, suas clientes, indicando peças, acessórios e itens de moda de acordo com características e gostos pessoais de cada uma delas. Para Melyssa, o desafio do momento atual foi o que a conduziu por este caminho.


    “Foi a partir dessas novas necessidades e durante o distanciamento social exigido pela pandemia que surgiu a ideia de trabalhar como personal shopper. Meu desafio passou a ser ir até minhas clientes e oferecer os produtos que elas desejam.”

    Melyssa Viana – Personal shopper
    Comércio eletrônico
    Luany Lima: Pandemia acelerou a digitalização do comércio.

    No Espírito Santo, em especial na Grande Vitória, a tendência do comércio eletrônico vem seguindo o mesmo padrão verificado em estados do Sul e do Sudeste – que mais consomem produtos em lojas virtuais. Na opinião da especialista em marketing digital e performance manager na Buzz.me, Luany Lima, isso se dá, em grande parte, por causa dos incentivos fiscais para desenvolvimento do e-commerce nessas regiões.

    Para ela, a pandemia também acelerou o processo de digitalização do comércio nas empresas de forma geral. “Esse processo, que poderia acontecer num prazo de cinco anos, foi antecipado para alguns meses. A mudança foi grande, inclusive por parte dos tomadores de decisão nas empresas. Só estão conseguindo sobreviver as empresas que partiram para o digital”, analisa.

    Luany diz que uma das mudanças que tem maior impacto no consumo é a facilidade que o ambiente digital oferece para a atividade de compra. Segundo ela, tanto o pequeno comércio de bairro como grandes comércios, como o do setor automotivo, se beneficiam dessa tendência.

    “Hoje não há mais necessidade de se deslocar até a lojinha do bairro para adquirir um produto. Isso é uma tendência do pequeno comércio local. Na outra ponta, temos essa tendência em grandes mercados, como o de veículos, que já se prepara para substituir a loja física pelo show room digital, com a venda sendo finalizada pela internet.”

    Luany Lima – Especialista em marketing digital e performance manager na Buzz.me / Beta Rede
    Novas maneiras de comprar

    Uma experiência de sucesso que mostra o tipo de transformação que vem acontecendo no comércio é a Zaitt – primeira smart store da América Latina. A startup de tecnologia do varejo foi lançada em Vitória e oferece uma experiência de compra 100% autônoma.

    A franquia foi adquirida recentemente pela multinacional Sapore e anunciou no ano passado a previsão de abrir 13 novas lojas pelo Brasil. Aberta em período 24/7, as compras em uma loja da Zaitt oferecem experiência totalmente guiada pelos próprios compradores, com o auxílio de um aplicativo instalado no dispositivo móvel do cliente, sem a necessidade de atendimento humano.

    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorAzys Inovação fecha parceria com a Bossanova Investimentos
    Próximo artigo NFT: a revolução dos negócios musicais e artes digitais

    Postagens relacionadas

    Evento na Findes vai debater desafios e oportunidades da transição energética e descarbonização
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9672.mp3?cb=1748357307.mp3

    27 de maio de 2025

    Economia Criativa no ES registra 213 mil oportunidades de trabalho e crescimento de renda no último ano
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9577.mp3?cb=1745524272.mp3

    24 de abril de 2025

    Talk EAD: Senac debate temas e explora soluções sobre a transformação digital no ensino a distância
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9428.mp3?cb=1743017999.mp3

    26 de março de 2025
    Posts recentes
    • Estudantes capixabas podem participar de competição sobre empreendedorismo e tecnologia
    • Governo do Estado lança edital com recursos de R$ 3 milhões para apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.