Por Gabriela Brito, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.
Facilitar a conexão entre candidatos e empregadores é a missão da Pastinha, a startup que objetiva facilitar o acesso de trabalhadores operacionais às indústrias e empresas.
Márcio Goicocheia atuou durante 25 anos na empresa do pai, a Meta Central de Serviços, que realiza o gerenciamento de infraestrutura administrativa de projetos industriais, realizando toda a parte de credenciamento e controle de acesso. Trata-se de uma empresa que analisa a documentação dos trabalhadores que chegavam nas indústrias de construção civil, projetos industriais de grande porte, fábricas, siderúrgicas e mineradoras.
“Nós somos especialistas em fazer análise prévia desses trabalhadores para que eles entrem e atendam aos pré-requisitos que são estabelecidos antes deles entrarem.”

Foi neste contexto que Márcio enxergou a oportunidade de desenvolver a Pastinha. A inovação foi criada justamente para facilitar o acesso desses candidatos à indústria. O objetivo da plataforma, então, é facilitar essa comunicação dos dois lados: tanto da empresa, que precisa mobilizar essas pessoas agilmente, quanto dos candidatos que buscam por oportunidade.
“A gente ouve muito falar que o País tem 14 milhões de desempregados, porém a falta de emprego não é o único problema. Também existe a falta de acesso a candidatos adequados ao emprego.”
O principal público-alvo do Pastinha são as pessoas que prestam serviços operacionais para a área de construção civil. Para acessar a plataforma, basta buscar por “Pastinha” nas lojas de aplicativo convencionais e instalar o APP. No aplicativo, o interessado pode se candidatar em oportunidades de emprego espalhadas por todo o Brasil.
O aplicativo começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2020 e todo o investimento veio do próprio bolso do empreendedor. “Eu sou o dono da ideia. Eu recolhi esse valor e já fiz o investimento de aproximadamente R$ 150 mil”, acrescentou. Segundo Goicocheia, a Pastinha está atravessando, atualmente, um momento de tracionamento, onde algumas empresas estão sendo selecionadas para utilizar o serviço e já estão dando o feedback. “O foco, neste momento, é ter visibilidade. É o que eu estou fazendo aqui”, comentou o CEO, se referindo ao evento ESX 2021.

O CEO da Pastinha destacou a falta de interação como um dos maiores desafios no ramo e evidenciou a importância do evento para o fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação. “Aqui no Estado a dificuldade maior é a gente interagir e se conhecer. Precisamos de situações como essas aqui, onde a gente possa trocar ideias”, complementou.
A Pastinha é uma das 20 startups participantes do ESX 2021 – Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado. Promovido conjuntamente pelo Sebrae/ES, MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação) e pelo Governo do Estado, o ESX é um evento gratuito que está sendo realizado na Praça do Papa, em Vitória (ES).
SERVIÇO
ES X
Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado
Data: 2 a 5 de dezembro
Horário: sexta e sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 20h
Onde: Praça do Papa
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada
Programação completa a inscrições: esx2021.com.br