Por João Vitor Castro, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.
Mudanças climáticas, mercado de carbono, lixo zero, energia limpa, desenvolvimento sustentável, economia de baixo carbono. Termos como esses estão na ordem do dia em um cenário de transformações ambientais extremas, causadas sobretudo por um modelo de economia que suga irresponsavelmente os recursos naturais e superaquece o planeta. Mas isso pode estar prestes a mudar.
As empresas de tecnologia e inovação como um todo são parte fundamental da busca por um modelo de desenvolvimento mais sustentável, mas há aquelas que não apenas estão incluídas nesse meio, como também têm como serviço a melhoria ambiental. É o caso da startup capixaba Destine Já, criada em 2017 pelos CEOs Christian Sabino e Juan Guasti. A empresa é uma das expositoras do ESX 2021 – Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado.
“Nós somos uma startup denominada tanto logtec (setor de logística) quanto cleantec (setor ambiental), e mais recentemente no mercado ESG (Environment, Social & Governance), que nada mais é que governança, tanto ambiental quanto social e corporativa”, afirma Sabino. O empresário lembra também que além dos clientes e da população como um todo estarem cada vez mais preocupados com as questões ambientais, as leis são mais exigentes nesse quesito e “todos os fundos de investimentos estão cobrando métricas e indicadores de sustentabilidade”. “Então nosso foco é oferecer uma plataforma web que dá toda essa gestão ambiental para pequenas, médias e grandes empresas”, conclui.

O serviço prestado pela startup é basicamente de coleta de todo tipo de resíduo para empresas e instituições, de resíduos simples, como embalagens recicláveis, aos inflamáveis, tóxicos, hospitalares e até limpeza de caixas separadoras e fossas. A coleta é feita com frota própria da Destine Já, equipe treinada sem intermediações e com todas as documentações ambientais exigidas. Além disso, ela pode ser programada ou avulsa, a depender da necessidade do contratante.
A equipe conta hoje com 27 pessoas, incluindo os dois sócios, e está presente em quatro estados da federação. Segundo Christian Sabino, o planejamento para o próximo ano é atingir oito estados, chegando a até 60 funcionários e levando essa solução a todo o território nacional. De acordo com ele, foi trilhado um longo caminho de inovação até chegar, hoje, a um crescimento na casa de três dígitos.
Sobre a criação da startup, o CEO explica que ele e seu sócio, Juan Guasti, trabalharam juntos por muito tempo numa empresa tradicional e observaram que muitos clientes sentiam falta da preocupação ambiental e de um destino adequado aos resíduos produzidos nos processos. “E nós só conseguiríamos resolver essas dores através da tecnologia. Aí a gente resolveu inovar, fazer uma verificação no mercado, buscar o que tinha de tecnologia e buscar apoio do Sebrae, que a gente costuma falar que é nosso padrinho”, conta.
Além do Sebrae, Christian conta que a empresa passou também pelo programa Shell Iniciativa Empreendedora, pelo Findeslab, pelo Programa Sinapse de Inovação de 2018, do governo do Estado, além da Tecvitória, que ele chama de “nosso berço”. Mais recentemente, a startup teve apoio do BNDES Garagem e da aceleração internacional Circulator, da Sagana, sediada na Suíça.
O empreendedor afirma que há contato também com outros diversos atores do ecossistema de inovação capixaba, como outras startups, a aceleradora Azys, o Ifes, a Inova Serra, o Sindpostos e o Sindilimpe, a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), que é uma das realizadoras do ESX, junto ao Sebrae e ao governo do Estado, além de diversas outras organizações. “Todos são muito relevantes para nossa jornada”, celebra ele. E conclui: “Fico muito feliz não só pela Destine Já, mas cada vez mais novos expoentes surgindo, mais interesse e mais visibilidade para novos investidores no nosso Estado”.
O ESX – Espírito Santo Innovation Experience, está sendo realizado até este domingo (5), na Praça do Papa, com entrada gratuita.
SERVIÇO
ES X
Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado
Data: 2 a 5 de dezembro
Horário: domingo, das 9h às 20h
Onde: Praça do Papa
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada
Programação completa a inscrições: esx2021.com.br