Por Breno Alexandre, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape. Foto: Estande.
No mercado há mais de 10 anos, a Cooki é uma startup localizada em Cachoeiro de Itapemirim que traz a inovação de não precisar de serviços diferentes para o gerenciamento dos clientes atendidos. Isso porque o sistema engloba as mais diversas funções, desde fazer os pedidos das mesas até o pagamento, controle de funcionários, delivery, máquinas de cartão e QR code.
Além disso, o programa possui um dashboard que entrega não só relatórios para planilhas de Excel, como estoque, pedidos, clientes, comandas e lucros, como também gráficos visuais, que dão a dimensão para o proprietário de noções que são mais difíceis de serem avaliadas sem um sistema que o entregue, como origem de pedidos por plataforma de delivery em que o comércio atua, quantos pedidos são oriundos de delivery e quantos são do salão, se as pessoas usam mais o dispositivo da mesa ou o QR code, entre muitos outras.

Cristiano Brito, Renan Pintor, Yuri Ferreira e João Paulo Martinez são os sócios que fizeram o projeto acontecer. Inicialmente, a ideia era apenas um cardápio digital para os sites da cidade. Hoje eles contam com equipamentos físicos que dão suporte a comércios pequenos e grandes, além de 16 funcionários.
João Paulo Martinez acredita que o apoio do Sebrae-ES, através do programa Sebrae Up, foi essencial para o crescimento da empresa: “Foi onde começamos a ter contato e sermos reconhecidos, o nosso projeto ganhou importância. E hoje já estamos abrindo uma filial na cidade de Vila Velha, para atender às demandas nacionais que ficam um pouco inviáveis tendo apenas a sede em Cachoeiro”, comentou.
João Paulo fala que o diferencial da Cooki é segmentar o público, pois conhecem as necessidades dos clientes e as atende de maneira simples. Segundo ele, o software pode ser implementado desde esquemas simples até os mais complexos.
A Cooki é uma das startups em destaque no ESX, maior evento de inovação do Estado, que termina neste domingo, na Praça do Papa, com entrada gratuita.
SERVIÇO
ES X
Realização: Sebrae-ES, MCI e governo do Estado
Data: 2 a 5 de dezembro
Horário: domingo, das 9h às 20h
Onde: Praça do Papa
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada
Programação completa a inscrições: esx2021.com.br