Por Gabriela Brito
Incentivar que os jovens se familiarizem com a linguagem da programação desde cedo vai além de despertar a vocação profissional: atualmente, aponta-se que a programação é o “novo inglês” – a linguagem que todos devem saber e é indispensável para se comunicar no futuro.
Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde crianças e adolescentes passam horas na frente de computadores e smartphones, a educação digital e tecnológica se torna uma necessidade crucial a ser incluída cada vez mais cedo, tornando os pequenos mais conscientes sobre a utilização da internet e sobre como utilizar a tecnologia alinhada ao aprendizado.
Nesse sentido, a linguagem de programação pode ser uma alternativa para os pais e responsáveis transformarem o interesse dos pequenos pelas tecnologias em algo benéfico para o desenvolvimento.
Afinal, o que é programar?
Pode-se definir a programação como a forma de se comunicar com os computadores. Por meio de códigos, a programação informa à máquina quais ações devem ser executadas. Os códigos, por sua vez, são o conjunto de instruções. Assim, programar é dizer ao computador o que fazer e como fazer.
O contato com esse universo ainda na fase juvenil envolve diversas habilidades cognitivas que, se desenvolvidas desde cedo, trazem muitos benefícios, como o desenvolvimento do pensamento lógico, a criatividade, a autonomia, o reconhecimento de padrões e a capacidade de lidar com problemas.

O interesse das crianças e adolescentes pelo tema foi observado no ESX 2021 – Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado, promovido pelo Sebrae/ES em dezembro de 2021, com co-realização do governo do Estado e apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Na ocasião, o estande da Ctrl+Play, uma escola de Programação e Robótica, promoveu oficinas durante todo o evento e se destacou pelo sucesso de aderência. Diversas atrações formaram filas de crianças e responsáveis e atingiram a lotação máxima.

Como introduzir esse conhecimento aos pequenos?
Se pensada do ponto de vista do entretenimento e do uso cotidiano da criança, a lógica da programação pode ser assimilada de forma corriqueira e prazerosa. Em muitos casos, trata-se de um processo natural, onde a criança, já inserida na internet, aprende a programar de forma autônoma. Em plataformas de vídeos como Youtube e TikTok, já é comum que criadores de conteúdo ensinem a desenvolver games e aplicativos em vídeos de fácil acesso e entendimento. Dentro de poucos anos, é provável que esse conhecimento esteja ainda mais popularizado e, até mesmo, sendo lecionado em diversas escolas – e consequentemente, requisitado no mercado de trabalho.
Atualmente, existem diversas alternativas para introduzir esse aprendizado aos pequenos – mesmo que o responsável não possua conhecimento prévio. São várias plataformas, desde sites, jogos, programas e até aplicativos, além de cursos especializados presenciais e on-line.
É o caso da Blockly Games. Com o lema “Jogos para os programadores de amanhã”, a plataforma se destina a crianças que não tiveram experiência anterior e disponibiliza uma série de jogos educacionais que se propõem a ensinar, de forma intuitiva, temáticas relacionadas à programação, como o conceito de variável, o algoritmo estruturado e estruturas condicionais.
Outra ferramenta é o Scratch, uma linguagem de programação e uma comunidade on-line por onde é possível que os jovens aprendam conceitos de lógica de programação enquanto criam jogos, apresentações e animações por meio de blocos de programação. A plataforma, criada pelo Media Lab do MIT em 2007, é renomada e utilizada por diversas escolas especializadas. O Scratch pode ser acessado por meio do site oficial, ou pode ser baixado e instalado gratuitamente no computador.

Uma opção que pode ser acessada pelos tablets e smartphones é o aplicativo Code Karts. O app propõe introduzir os primeiros conceitos das linguagens de programação para crianças a partir dos 4 anos de idade. Em mais de 70 níveis do jogo, os jovens usuários podem aprender novas habilidades tecnológicas enquanto se divertem.
Também existem atividades que não envolvem, necessariamente, a utilização de um computador, como é o caso das atividades desplugadas. Por meio de jogos de tabuleiro e baralho, é possível aprender a lógica de programação ou outros temas voltados à computação de longe das telinhas, como é o caso do jogo MML Code Table, um método de ensino de lógica de programação baseado no Scratch e criado pelo Mini Maker Lab.
Se houver um estudo prévio, também é possível usar a criatividade para criar jogos similares, utilizando materiais disponíveis em casa, como papelão, tinta e papel. Essa alternativa exige nível de conhecimento intermediário dos tutores.

Além disso, pais e responsáveis são cada vez mais atraídos por escolas de programação que, de forma leve e prazerosa, orientam crianças e adolescentes a adquirirem esse aprendizado de forma coerente com a idade que possuem. Com professores especializados no tema, as crianças podem aprender desde o básico da lógica de programação até conteúdos mais avançados, como robótica e desenvolvimento de jogos.
Seguindo um movimento mundial, diversas escolas da região da Grande Vitória se propõem a despertar a curiosidade do público infanto-juvenil para a lógica da programação e da tecnologia da informação.
Confira abaixo uma lista com as principais escolas de programação da Grande Vitória destinadas ao público infanto-juvenil.
Happy Code – Escola de Programação, Maker e Robótica
Localizada em Vitória, a Happy Code é um hub educacional e possui um método pedagógico exclusivo para promover educação tecnológica, financeira e comunicação a crianças, jovens e adultos.
Endereço: Rua Cassiano Antônio Moraes, 95 – Lojas 1 e 2 – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-525
Contato: (27) 3025-1122
CódigoKid – Escola de Programação e Robótica
O núcleo tecnológico de aprendizado possui um time de especialistas tecnológicos e profissionais da área pedagógica que propõem desenvolver e capacitar crianças e adolescentes a partir de 7 anos de idade para os desafios do futuro.
Unidade Vila Velha
Endereço: Rua Henrique Moscoso, 863 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES, 29123-260Contato: (27) 98838-0701
Unidade Guarapari
Endereço: Av. Adamastor Antônio da Silva, 616 – Loja 01 e 02 – Muquiçaba, Guarapari – Espírito Santo, 29215-240
Contato: (27) 3030-0419
Ctrl+Play – Escola de Programação e Robótica
A escola de tecnologia para crianças e adolescentes possui diversas unidades pelo País, além de cursos on-line, com a missão de prepará-los para as novas tecnologias, o mercado de trabalho e a linguagem do futuro.
Endereço: R. Carlos Martins, 984 – Jardim Camburi, Vitória – ES, 29090-060
Telefone: (27) 2142-6650
Robovix – Cursos de Tecnologia
A instituição de ensino atua há sete anos em Vila Velha e oferece cursos de robótica, arduino (automação), game design e programação a alunos de 7 a 16 anos.
Endereço: Av. Luciano das Neves, 209 – Centro de Vila Velha,Vila Velha – ES,29100-060 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES, 29100-201
Telefone: (27) 99570-8719