Sim, será mais fácil identificar, bloquear — e fugir, se preferir — das ligações de telemarketing. No último dia 5, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma nova regra que obriga operadoras do ramo a identificarem ligações de oferta de produtos ou serviços com o código 0303, que deverá aparecer no início do número.
Com isso, bastará olhar no visor do seu aparelho para identificar uma chamada de telemarketing.
— Anatel (@AnatelGovBR) March 5, 2022
O prazo para adaptação das operadoras de telefonia vai até 8 de junho, mas você vai poder pedir o bloqueio desse tipo de ligação já a partir da próxima semana.
Por enquanto, a regra só é válida para chamadas feitas a partir de números de telefones celular. Para linhas fixas, a nova medida se tornará obrigatória no mês de junho. O código será de uso exclusivo para as atividades de telemarketing e, por regra, deverá aparecer de forma clara nos visores de telefone. Empresas que solicitam doações ou realizam cobranças não estão inclusas na medida.
Nas redes, a regra foi muito bem-vinda. Além da identificação, também foi estabelecido pela Anatel que as operadoras realizem, caso o consumidor peça, o bloqueio preventivo destas chamadas. Usuários comemoraram as novas regras e compartilharam experiências sobre o tema:
Para muitos, o telemarketing invasivo e excessivo alterou o comportamento dos consumidores.
Telemarketing gerou comportamento restritivo nas pessoas, eu não atendo mais nenhuma ligação de número desconhecido. Já perdi novos clientes e até clientes antigos q mudaram de telefone. É a vida em terras onde n há leis fortes nem segurança jurídica. N é acaso chamarem de bostil
— ⚡ Ricardo ₿8 ⚡ (@asricardo) March 9, 2022
Precisamos falar sobre o assédio pesado do telemarketing que nos faz recusar 200 ligações por dia e vai saber se alguma delas não seria ligação importante pra nós
— psicóloga de postinho (@topiranath) March 3, 2022
Imagina pra mim, recrutadora, que entro em contato com muita gente todo dia. Eu tenho que sempre enviar mensagem me apresentando e falando do que quero falar, para a pessoa as vezes me atender, pq as vezes nem assim
— Su (@Sunn_) March 3, 2022
E há também quem acredita que o modelo de negócio não é mais funcional.
E vamos combinar que é um serviço q nao funciona, todo mundo odeia profundamente. Sempre me pergunto como isso ainda existe
— Cacau 💫 (@CacauLore) March 4, 2022
Então sente o drama… Isso é só de um dia. Pago telefone e não recebo ligação,pois ele tem que ficar no mute!!!! Já passou todos os limites do razoável…. Se é que existe!!! Ideal seria NENHUMA LIGAÇÃO DE TELEMARKETING… pic.twitter.com/s1vsyLvyRa
— Lu Oliveira 🇧🇷 ♓👩🏫🍀 (@oliveiradlucian) March 5, 2022
Enquanto (muitos) comemoravam, relatos de serviços abusivos também ganharam destaque:
AAAAAAAAAAAAAAAAAAA FINALMENTE @AnatelGovBR <3 https://t.co/gPgr1y4bWr
— Fábio Correia (@correiaemello) March 9, 2022
ainda incrédulo que recebi ligação de telemarketing 3h da manhã de sábado pra domingo
— Marcus (@marcusdutraa) March 7, 2022
A partir de amanhã telemarketing precisará usar o início "0303" nas ligações, mas o número de ligações ainda continuará alto. Basicamente, é só mesmo pra gente recusar sem atender, né. Genial!
— 🏆 M🅰️rcos 🏆 (@mar_co_la) March 9, 2022
O serviço "Não me perturbe" deveria se chamar "Não adianta".
— miltoncneto (@miltoncneto) March 9, 2022
Espero que esse identificador 0303 para termos ideia que é um telemarketing funcione
O que resta é saber se a aplicação da regra, de fato, funcionará para o consumidor.