A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres teve sua data anunciada: será de 23 a 25 de junho, realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes), com o tema “Reafirmando as Políticas Públicas para as Mulheres no Enfrentamento ao Patriarcado, ao Racismo e às Desigualdades Sociais e Econômicas”.
O tema do evento será desdobrado em quatro eixos principais:
- Análise da realidade brasileira e capixaba: social, econômica, política e cultural – Os desafios para a construção da igualdade efetiva.
- Definição de prioridades de ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
- Construção de objetivos, princípios e ações para os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres.
- Participação das mulheres nos espaços de poder: no poder público, na iniciativa privada, nos movimentos sociais e nos processos eleitorais.
As Conferências de Políticas para as Mulheres são instâncias para a avaliação das políticas de gênero e para a definição de diretrizes visando ao seu aprimoramento. A partir do debate coletivo e da mobilização social na busca por melhorias nas políticas públicas voltadas às mulheres, os governos organizam as ações e direcionam as políticas para as reais necessidades apresentadas pelas mulheres.
O regimento do evento pode ser consultado aqui.