Nesta sexta-feira (3), o Centro de Convenções de Vitória recebe o primeiro evento de e-commerce em mais de cinco anos no Espírito Santo. Com os objetivos de evidenciar o tamanho dos mercados online capixaba e brasileiro e discutir temas relevantes para essa área, o eCommerce.ES conta com 20 palestrantes do Brasil e de fora, como representantes do Mercado Livre e do Frete Rápido, dois palcos com palestras e painéis e uma feira de negócios.
Segundo Thiago Munaldi, cofundador da IntegralCommerce e um dos organizadores do evento, ele já é planejado há dois anos. “O Espírito Santo é hoje um dos principais polos logísticos do e-commerce nacional, então precisa estar sempre inserido em grandes eventos”, defende.
De acordo com ele, as expectativas são as melhores possíveis: “Temos palestrantes de grande eventos, como VTEX Day e Forum Ecommerce Brasil. As mais de mil pessoas que estarão no evento vão poder presenciar o que está acontecendo de melhor no País”, antecipa.
O faturamento desse setor no Brasil teve um salto de 27% entre 2020 e 2021, com R$ 182,7 bilhões movimentados. Além disso, o número de consumidores digitais subiu 10% no mesmo período, fechando 2021 em 87,7 milhões. Segundo Thiago, esse crescimento de dois dígitos ao ano já era observado antes da pandemia, mas o que mudou foi que outras empresas que estavam de fora desse processo tiveram de recorrer a ele para se sustentar. Para ele, isso é um caminho sem volta: “Em dois anos de pandemia, certeza que evoluímos em tecnologia o que era esperado em 10. Tem muita coisa ainda por vir, mas o crescimento se manterá por muitos anos”, afirma.
O empresário destaca que uma mudança importante nessa crise sanitária foi no comportamento do consumidor, que descobriu coisas simples que podem ser realizadas virtualmente. “Vários tabus foram quebrados e as pessoas passaram a ver o quanto esse canal pode trazer benefícios, comodidade e muito mais”, defende Munaldi.
Ele também destaca a importância dos comerciantes manterem canais de venda online mesmo que tenham resultados positivos em suas lojas físicas. “O online é mais um canal de venda de sua loja. O bom resultado de um não inviabiliza o outro. Um grande empreendedor sabe tirar proveito de toda facilidade e rendimento de cada canal. O importante é sempre um complementar o outro”, argumenta.
Segundo dados do NielsenIQ Ebit, 59% dos pedidos em e-commerce em 2021 foram realizados por celular, 65% foram para a região Sudeste e 47% tiveram frete grátis. Uma das empresas de maior destaque nesse setor, e que se destaca há muitos anos, é o Mercado Livre, que tem como seller relashionship management André Santos. Ele fará a palestra de encerramento do eCommerce.ES.
Tendência de crescimento exponencial
Os dados que se tem sobre isso são em sua maioria nacionais, pois, segundo Thiago Munaldi, São Paulo ainda representa 70% das vendas online no País. Contudo, o empresário acredita que com as leis de benefícios fiscais do Espírito Santo, o Estado experimente uma tendência de crescimento exponencial do e-commerce. Além disso, ele destaca que mercados que antes não eram tão explorados, como o nordestino, estão vivendo um crescimento muito significativo.
“Hoje grandes marcas já estão aqui no Estado, por conta da logística e o benefício fiscal. Wine, Arezzo, Kabum, Magazine Luiza vindo agora, isso tende a ser ainda maior nos próximos anos, pois as malhas logística e aérea estão cada vez mais se aprimorando para entregar com mais rapidez ao consumidor final”, comenta Munaldi sobre a expansão do mercado digital capixaba.
O eCommerce.ES será na sexta-feira, 3 de junho, no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 8 horas, realizado pela IntegralCommerce e com apoio da Beta Rede. Para participar, é preciso adquirir os ingressos no site https://jacredenciei.com.br/e/ecommercees. Eles estão no terceiro lote, a R$ 330,00, e podem ser pagos por PagSeguro com boleto ou cartão, PIX ou PicPay. Após o pagamento, é recebido um e-mail de confirmação, e nele há um link para baixar a credencial digital, que deve ser apresentada no dia do evento. Os ingressos comprados pelo Lote Solidário, de mesmo preço, terão 10% de seu valor revertido para a Apae Vitória por meio da organização Causei o Bem.
Confira a programação completa:
7h30: Abertura dos portões e início do credenciamento
Palco Principal B2C – Salão Vitória
9h: Abertura com Daniel Costa e Thiago Munaldi, da IntegralCommerce
9h10: Inovação e Liderança, com Rodrigo Miranda (Zaitt) e Marcus Buaiz (Spark & DryCat Gin)
10h05: Mindset Digital, com Solange Mata (Imaginar Solutions)
10h45: Painel Cases Capixabas, com Gio Mannato (Papelaria Unicórnio), Rachel Pires (Nuvem Sublimação) e Rayssa Thebaldi (Useaguaazul)
11h45: Futuro do Varejo, com Fabrizzio Topper
12h45: Almoço
14h10: Canais CRM, com Juliana Munaldi (Arezzo&Co), Marilia Ribeiro (Grupo Águia Branca) e Murilo Costa (SAP)
15h10: Desafios da Logística, com Ismael Becker Fuentes e Mario Rodrigues (Frete Rápido)
15h55: Montando time para brigar em nível nacional, com Augusto Palomo (Mundo Digital Consultoria) e Ednilson Brandão (QualitySP)
16h40: Nova era de Mídia, com Rodrigo Schiavini (SmartHint) e Andrea Weiss (ABOOH)
17h15: Omnichannel, com Gabriel Benz (Wine México)
17h50: Mercado Livre, com André Santos
Palco TOTVS B2B – Marlin Azul
10h: Digitalização da Martins Atacado, com Alex Ávila e Thiago Perin (Martins Atacado)
11h05: Métricas do B2B, com Felipe Lomeu e Rodrigo Missagia (Tegrus)
12h35: Almoço
15h10: Marketplace B2B, com Mateus de Almeida e Fernando Marsigliese (Infracommerce)
16h10: Talk Show TOTVS: Conheça o case de sucesso True Source, com Vinicius Ramos (TOTVS) e Davi Assumpção (Sirius Digital)