Por Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Para ajudar o empreendedor e as pessoas que sonham em ter seu próprio negócio, o Sebrae-ES concebeu a Jornada Empreendedora, uma trilha que aponta todos os caminhos que precisam ser percorridos para o sucesso do empreendimento. E tudo o que é preciso para empreender com sucesso está reunido na Feira do Empreendedor, realizada até o próximo domingo (17 de julho), no Pavilhão de Carapina, com entrada gratuita.
O diretor-superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, detalhou em entrevista ao WhitepaperDocs essa jornada e tudo o que ela envolve.
O início de um negócio de sucesso é a “autodescoberta”, e este é o primeiro passo da jornada: descobrir o propósito do empreendimento e como empreendedor. O empresário também precisa apostar nas próprias ideias, e esse é o segundo passo – a “confiança criativa”.
Em seguida, há a etapa que é temida por muitos, “o primeiro passo”, a hora de começar a empreender e tirar o negócio do papel. Logo à vista, é possível enxergar algo que deve ser considerado no planejamento da jornada, a “empatia”, porque é necessário entender o cliente para criar valor.
No meio do percurso, é preciso colocar a mão na massa e “modelar o seu negócio”, fazer o canvas e testar o empreendimento, para que seja possível avançar na trilha do empreendedorismo, aprender a vender mais e melhor e “vender o peixe” – a sexta etapa da jornada.
A Feira do Empreendedor permite que o empresário consiga percorrer todas as etapas da jornada e volte para casa com o empreendimento funcionando
Depois de tanto andar, o empreendedor olha para o progresso e percebe que “gerir é preciso”, assim como ter conhecimento para a gestão do negócio. Por fim, mas não menos importante, a oitava etapa existe para lembrar que “formalizar é legal”, e que o empreendedor recebe uma série de vantagens com a formalização.
A Feira do Empreendedor, que voltou a ser realizada após um hiato de 15 anos, oferece palestras, apresentações, oficinas e expositores necessários para que o empresário consiga percorrer todas as etapas da jornada e volte para casa com o negócio funcionando, e com altas chances de sucesso. Confira o que disse Pedro Rigo sobre as oportunidades e desafios da Jornada do Empreendedor e a importância do evento para o empreendedorismo capixaba.
WhitepaperDocs – O empreendedorismo tem se tornado o sonho de cada vez mais brasileiros. Seja por necessidade ou visão de negócios, cada vez mais pessoas têm escolhido este caminho. Neste cenário, qual a importância de um evento como a Feira do Empreendedor?
Pedro Rigo, diretor-superintendente do Sebrae-ES – O Sebrae inteiro está aqui no Pavilhão de Carapina, e isso foi pensado durante o planejamento do evento. Estamos oferecendo suporte, apoio, conhecimento e conteúdo para que todos os tipos de empresários possam evoluir, desde aquela pessoa que está sonhando em empreender até aqueles que já são MEI ou uma pequena empresa. Então a Feira do Empreendedor reúne, em um único espaço, todas as atividades e prestações de serviço do Sebrae, e também todas as novidades e tendências de mercado, junto das oportunidades de mudanças de negócios que o empresário queira também.
Temos uma ferramenta que fornece orientações para a escolha do melhor ponto para posicionar a empresa, o Radar. Serviços como testes vocacionais e empréstimos financeiros também estão sendo ofertados no evento.
Atividades de negócios que hoje estão colocadas no mercado e que precisam de mais empresas atuando, que é o setor de energias fotovoltaicas. As pessoas que pretendem investir no setor de drones, que cresce como negócio no mercado nacional e internacional, aqui na feira têm a oportunidade de desenvolver o conhecimento para ingressar no mercado.
– Quais são as expectativas do Sebrae-ES em relação ao impacto da feira no empreendedorismo capixaba?
Queremos que o empreendedor capixaba conheça a partir dessa feira, que acontece na semana de comemoração de 50 anos do Sebrae, a plenitude de tudo o que nós podemos oferecer.
“Todo o ecossistema do empreendedorismo capixaba está reunido aqui.”
– A Feira do Empreendedor 2022 foi projetada para atender diferentes públicos. Desde aqueles que possuem o sonho distante de empreender até aqueles que já possuem empreendimentos estabelecidos no mercado. Como e por que o Sebrae-ES teve a visão de unir todos esses diferentes públicos neste evento?
Nós trabalhamos com todos esses públicos, inclusive com estudantes, por meio de atividades de educação empreendedora, porque todos fazem parte do contingente enorme de brasileiros e brasileiras, e no nosso caso, capixabas, que sobrevivem disso, usam as habilidades empreendedoras para viver e sustentar a família. E muitos geram, inclusive, empregos. Então a Feira do Empreendedor é para isso, para que esse público, que nós queremos servir, possa participar de todas as atividades que nós oferecemos com plenitude.
– Na feira, a Jornada do Empreendedor tem sido abordada de diferentes formas. Poderia nos explicar o que é esta jornada e cada fase que faz parte dela, bem como os desafios e oportunidades de cada uma?
A jornada é a possibilidade da realização do sonho de empreender durante a feira. Para o MEI também há uma jornada de capacitação, de orientação e de formalização. No evento existem jornadas, etapas, que são possibilidades variadas de ser atendido de diversas formas, para sair da feira em uma posição no mercado diferente de quando entrou.
– Quais serviços e produtos o Sebrae-ES oferece para cada uma destas etapas?
Para quem sonha em empreender, basta entrar nessa feira para se ver mergulhado no mundo do empreendedorismo. Nós oferecemos atividades para o despertar das características empreendedoras, testes vocacionais, a ideação, que é o processo de transformar uma ideia em um negócio, o plano de negócios a partir dessa ideia, dentre várias outras atividades. Ou seja, o empreendedor evolui em todo o processo. Ele pode chegar na feira sem saber o que é empreender, sem saber das características de empreendedor que ele tem e como colocar as ideias no papel, que ele vai sair, caso ele queira, com a empresa própria registrada, porque todo o ecossistema do empreendedorismo capixaba está reunido aqui.
O empreendedorismo já é parte importante do brasileiro. Hoje em dia, quando você pergunta a uma pessoa qual o maior sonho que ela tem, ela já não responde somente que quer ter a casa própria. O brasileiro atualmente também responde que sonha em empreender e ter o próprio negócio.
– E especificamente sobre a feira, o que os potenciais empreendedores encontrarão para dar o primeiro passo na realização deste sonho?
As condições para realizar os sonhos deles. Essa é a entrega que a feira está fazendo para ele.
– No caso daqueles que já possuem um negócio, quais soluções e oportunidades estarão disponíveis na feira até o próximo domingo?
Eu quero destacar uma ferramenta, o Radar, e eu sugiro que todos conheçam essa ferramenta que foi lançada na Feira do Empreendedor. Antes de começar um negócio, o empresário precisa ter informação, e se ele não estiver bem informado a respeito do que ele quer fazer, tudo já começa errado. Esse é o ponto mais importante. Então nós lançamos, aqui nesta feira, um produto Sebrae: o Radar.
Eu vou explicar como funciona. Vamos supor que eu queira montar uma lanchonete, em um determinado endereço de um determinado bairro. Eu entro no aplicativo de celular, informo o que quero fazer e onde, e imediatamente o Radar fornece informações como a quantidade de concorrentes existentes na região informada, o tipo de público consumidor local e se a região é ou não adequada para a implantação do negócio. Essas informações parecem ser simples, mas não eram disponibilizadas de forma acessível ao empreendedor, e o Sebrae está disponibilizando esses dados por meio do Radar, um projeto fantástico que ainda vai evoluir muito mais, para que possamos ajudar o empresário a tomar decisões assertivas.
“Antes de começar um negócio, o empresário precisa ter informação, e se ele não estiver bem informado a respeito do que ele quer fazer, tudo já começa errado”
– Já há expectativas e movimentações para uma próxima edição da feira? Algo que possa nos adiantar?
Há 15 anos que o Sebrae-ES não celebra uma Feira do Empreendedor, e agora nós estamos realizando esta edição de 2022, que possui mais de 13 mil metros quadrados de área montada. Então vamos fazer uma avaliação dos resultados deste evento posteriormente, para que possamos tomar decisões para as futuras feiras do empreendedor do Sebrae-ES. Mas já estamos muito felizes, porque o público está comparecendo e participando intensamente das atividades que o Sebrae está oferecendo.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Até sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.