Por Camila Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
“As pessoas te olham diferente quando você tem CNPJ”, contou Sara de Oliveira, jornalista capixaba de 23 anos. Há dois meses a jovem decidiu se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI) e contou a experiência de como ter realizado o registro abriu novas oportunidades, transmitindo seriedade para o empreendimento ou para o serviço prestado. O MEI é um tipo de registro de pessoa jurídica, indicado para pequenos negócios, com faturamento inferior a R$ 81 mil ao ano.
“Eu abri o MEI há dois meses porque comecei a fazer trabalhos como freelancer. Então eu abri para ser regularizada, para cobrar da forma correta e para passar seriedade na hora de cobrar por um serviço. Eu tenho visto vantagem.no registro.”, acrescentou Sara.
Ao obter o cadastro, o indivíduo passa a ter o próprio CNPJ e emitir nota fiscal, além da possibilidade de vender para o governo, acessar serviços bancários específicos, pagar tributos mais baratos e ter o próprio regime previdenciário.
Orientações e serviços de regularização estão sendo oferecidos pelo Sebrae no espaço “Mundo MEI”, logo na entrada da Feira do Empreendedor 2022, evento que está sendo realizado até domingo no Pavilhão de Carapina, com entrada gratuita. Além disso, no espaço “Papo empreendedor – Microempreendedor Individual” estão sendo ministradas palestras sobre gestão, produtividade e soluções para esse público em especial.
Os atendentes do Sebrae estão disponíveis durante o evento para auxiliar na formalização do MEI e fazer esclarecimentos a respeito dos critérios que devem ser seguidos e informações gerais. Quaisquer serviços de legalização, tais como inscrição estadual, emissão de boletos para o pagamento do INSS e parcelamento de dívidas, também estão sendo ofertados no espaço.
“É bom para pequenas atividades e para quem está iniciando também, pois o imposto é barato comparado a outros registros. É ideal para quem se encaixa nas características. Tem várias facilidades para que você possa iniciar o seu negócio de maneira tranquila.”, contou Silvia Anchieta de Paula, curadora do espaço “Mundo MEI”.
A partir da abertura do MEI é necessário que seja realizado mensalmente o pagamento do INSS, em torno de R$ 65,00. Além disso, é preciso declarar o faturamento do ano anterior anualmente. O microempreendedor precisa cadastrar uma atividade principal e até 15 atividades secundárias e tem direito a contratar apenas um funcionário de carteira assinada.
A atendente do Sebrae Camila Melo Soares contou que um dos benefícios do serviço é a autonomia: “A maior vantagem do MEI é que não se precisa de contador para fazer nada, você pode fazer tudo sozinho, declarar Imposto de Renda, gerar boletos, emitir nota fiscal”, conclui.
Para cadastrar-se como MEI e já sair do Pavilhão de Carapina regularizado, é necessário trazer um documento oficial com foto, comprovante de residência e o login e senha do gov.br. O serviço e as palestras no espaço Papo de Empreendedor continuarão até amanhã (17) na Feira do Empreendedor.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.