Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
As chances de anunciar produtos dentro de plataformas digitais como Americanas, Elo7 e Mercado Livre chamaram atenção do público. De acordo com a Neotrust, empresa que monitora o e-commerce brasileiro, a modalidade atingiu o faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 26,9% em relação ao ano anterior. O crescimento reflete as mudanças na forma de consumo da população, com o conforto e ganho de tempo no ato de comprar sem sair de casa, além das diferentes formas de pagamentos que os sites oferecem. E a expectativa é de que este número continue crescendo.
O gerente de marketing e ecommerce Filipe Dias, que ministrou a palestra “Como usar o Mercado Livre e Elo7”, abordou os conceitos e as dificuldades para iniciantes em lojas virtuais, além dos pontos positivos de aderir ao e-commerce para quem está no início do empreendimento e em busca de aumentar a lucratividade.
“O empreendedor vai anunciar os produtos em canais que já possuem grande audiência e tráfego de clientes, com a vantagem de iniciar com baixo custo de investimento”
Também presente na feira, a Americanas Marketplace realizou uma oficina voltada para técnicas de fotografias — destacando pontos importantes para quem deseja trabalhar com anúncios on-line. No evento, participantes entenderam sobre os aspectos do nicho, focados na boa apresentação do produto, na experiência do cliente e no resultado final. Outro destaque foi a oportunidade de aprender como montar o próprio estúdio de fotos com materiais do dia a dia, como papelão, régua, cartolina, lápis e iluminação.
A primeira impressão é a que fica e, por isso, o cuidado com a imagem na hora de postar nas lojas virtuais tem grande importância. Segundo dados do E-commerce Brasil apresentados na oficina, as chances de conversão de venda sobem para 147% quando há a preocupação do empreendedor com a imagem do produto.
Fernanda Zamprogno, empreendedora do ramo de moda fitness, participou da palestra pensando em alavancar as vendas. Ela, que deixou o emprego de bancária para se dedicar à filha, não conseguiu voltar ao mercado de trabalho devido à pandemia. “Eu me vi querendo voltar à ativa e me sentir útil”, relatou Fernanda, que sempre foi adepta aos treinos. “Gosto muito de academia e estava sempre postando nas redes sociais”, contou ela.
As publicações sempre repercutiram devido à moda que Zamprogno usava nos treinos, até que o marido a incentivou e ela viu a oportunidade de entrar no mundo dos empreendimentos. Hoje, a empreendedora vê no marketplace a oportunidade de alavancar o próprio negócio. “Vim para conhecer e aprender como funciona. Vejo grandes chances de aumentar o número de vendas”, declarou.
As oportunidades de transformações que o marketplace oferece para os empreendedores atendem diferentes segmentos, como alimentício, vestuário, artesanatos, tecnologia, construção, entre outros, por meio de um nicho gratuito, com a chance de melhorar e aumentar o próprio negócio.
A programação sobre o tema segue até domingo, 17 de julho, com oficinas e palestras gratuitas sobre marketplace, e pode ser conferida em feiradoempreendedor-es.com.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Até sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.