Por Andressa Antunes, com colaboração de Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Com o objetivo de atrair diferentes públicos, que vão desde aqueles que desejam ter o seu próprio negócio até os que já possuem empreendimentos consolidados no mercado, o ponto principal da campanha para o evento foi mostrar, através de histórias reais, que é possível realizar este sonho. Para isso, a campanha “Sonhos” foi criada a partir de quatro abordagens diferentes, que representam de forma humanizada e empoderadora o apoio do Sebrae-ES nas diferentes etapas da jornada do empreender e a real dimensão do evento — que não era realizado há 15 anos e espera receber cerca de 100 mil visitantes em seis dias.
“O Sebrae-ES entende que trazendo protagonismo aos personagens reais, o público em geral, que já é empreendedor ou que deseja empreender, consegue materializar que é possível ter um negócio. Nós buscamos pessoas de todo o Estado, temos personagens de Norte a Sul, da Grande Vitória e de todo o entorno, todos com características muito diferentes. Estamos falando de homens, de mulheres, de segmentos muito diferentes, de idade diferentes.”
Flávia Lessa, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae-ES, explica que a campanha teve como base a definição de quatro pontos-chave da trajetória de um empreendedor: sonho, liberdade, conquista e crescimento. “O Sebrae-ES já trabalha de forma segmentada com esses diferentes públicos, seja através de produtos ou da própria jornada do cliente. Então, durante a arquitetura da Feira, entendemos que essa classificação é importante, sempre olhando para o macro para atrair o público”, explica.
A Feira do Empreendedor se segmenta para atender todos eles. Na Feira dos Sonhos, aqueles que desejam ter o seu próprio negócio têm a chance de descobrir seu potencial empreendedor. Na Feira da Liberdade, os que já possuem um projeto de negócio podem regularizar a sua situação e dar o próximo passo rumo ao seu objetivo. Na Feira da Conquista, pequenos empreendedores têm acesso a oportunidades e soluções que vão levar o seu negócio a uma nova fase. Na Feira do Crescimento, empreendedores encontram ferramentas que farão o seu negócio ir cada vez mais longe.
Para engajar esses diferentes públicos em todo o Espírito Santo, a representatividade do interior capixaba também foi essencial. “No momento de pensar nos personagens que a gente mostra na campanha, foi preciso mostrar os territórios em que o Sebrae está atuando — mostrando que ali, fora das grandes cidades, também há soluções. Quando um empreendedor do interior vem buscar a Feira, vê a programação ou o que tem disponível aqui para ele, vai perceber que aquilo não acontece só na Grande Vitória, mas também no território em que ele está inserido. É claro, a gente quer que ele esteja aqui, mas tendo qualquer imprevisto ou impossibilidade, o Sebrae está perto dele ao longo do ano todo. Isso mostra que o Sebrae está, de fato, a serviço do cliente”, explica a gerente de Marketing da instituição.
A narrativa e a estratégia foram desenvolvidas pela agência de publicidade do Sebrae-ES, Prósper Comunicação, que integra a holding Beta Rede. “Um evento com esse impacto e que precisa atingir essa diversidade de públicos deve considerar uma estratégia muito elaborada, envolvendo os públicos, as etapas ou quais ferramentas utilizar, seja publicidade, marketing promocional, digital, marketing de influência etc. O maior desafio de uma agência de publicidade nesse momento é a responsabilidade de construir uma narrativa que considere toda essa complexidade, pois essa narrativa vai pautar todos os outros fornecedores e orientar a construção do evento”, explica Rimaldo de Sá, CEO da Beta Rede.
Em tempos de comunicação segmentada em um mundo hiperconectado, o marketing de influência também foi uma importante ferramenta para a divulgação da Feira do Empreendedor 2022. Visando diferentes públicos e nichos, uma rede de influencers e personalidades capixabas usaram suas redes sociais como forma de aproximar o público do evento — antes e durante a Feira. Nomes como Luanna Esteves, Wallace Aranha e Rayane Souza não apenas convidaram seus seguidores, mas também produziram conteúdos apresentando as diferentes programações e experiências disponíveis no evento.
Conheça os personagens reais da campanha da Feira do Empreendedor
Pablo Ramos de Oliveira, da BrowP
O que começou com uma fornada de vinte e quatro brownies no dia 19 de novembro de 2017 é hoje uma empresa consolidada no ramo alimentício. A BrowP é de Vila Velha e tem capacidade produtiva semanal, hoje, de aproximadamente mil unidades. A empresa deixou de ser familiar e agora possui colaboradores, sendo que parte da produção e manipulação dos brownies é feita por internos que estão em tratamento em uma casa de recuperação de dependência química no bairro Terra Vermelha.
“Hoje eu ensino para que essas pessoas tenham a possibilidade de ressignificar a sua história e transformar a sua vida. Se um dia ela não teve, eu posso fazer isso de alguma forma tendo o brownie como ferramenta para que ela saia do ambiente em que se encontra e alcance novos rumos na vida”
Adriana Kemil, da ‘Aste’
“Eu nunca tive minha carteira assinada, eu considero que sou uma empreendedora nata por necessidade, desde muito cedo. Com 14 anos, no início de um curso técnico, sem a família ter condições de comprar aquilo que eu desejava, eu vendia doce na escola para poder ter as minhas coisas. Eu sempre busquei melhorar, ter o que eu não podia ter por meio do empreendedorismo.”
Adriana Kemil é técnica em Edificações e, após um divórcio difícil, encontrou no empreendedorismo o caminho para uma nova fase. Hoje, a Aste, empresa de assessoria e suporte técnico para eventos, tem um quadro de funcionários fixos de 10 colaboradores e, por contrato, o quadro chega a quase 80 com colaboradores temporários.
Eliano Soares, do Salão do Léo
O Salão do Léo começou com uma estrutura simples, apenas uma cadeira e um espelho. Eliano Soares teve a oportunidade de comprar uma barbearia em Serra Dourada após cinco meses trabalhando como barbeiro, no ano de 2015, e hoje com uma clientela fixa e estrutura completa alcança importantes conquistas através do seu empreendimento.
“Eu me sinto muito feliz por estar como exemplo. O conselho que eu daria para quem quer empreender é o que está na capa do evento: ter persistência e ir em busca dos sonhos, junto do Sebrae, porque no começo não é fácil, mas com o Sebrae você tem suporte e orientação. Aí é só a pessoa persistir e não desistir”.
Davi de Jesus Santos, chef no Espaço Maresias
A história de Davi com a culinária começou desde menino. Aos 13 anos começou a trabalhar com a mãe, e de lá para cá foi aprendendo e evoluindo como chef e empresário. O restaurante Espaço Maresias nasceu em dezembro de 1986, no ano em que ele nasceu. O restaurante era tocado pelos seus pais e na época era um quiosque de praia. Depois de atingir a maioridade, Davi conta que tomou gosto por empreender e continuou o empreendimento familiar.
“O empreendedor precisa ter a autodisciplina, porque temos uma flexibilidade grande de horários, mas sempre precisamos trabalhar a mais, para sempre estar um passo à frente no mercado.”
Natanael Cardoso da Silva, membro da Associação de Pescadores da Lagoa do Juara
Natanael é um dos fundadores da Associação de Pescadores da Lagoa do Juara, em Jacaraípe. Fundada em 2002, atualmente conta com 26 membros e é focada na criação de tilápia. Ele conta que, na época, o peixe estava escasso na lagoa e o grupo procurou suporte — foi o Sebrae que entrou no negócio e fez o projeto sair do papel.
“Eu acho que um empreendedor tem que dar exemplo. E isso foi o que eu dei, o exemplo onde eu trabalhei até hoje. Eu dou meu melhor sempre como um bom funcionário. Eu sei o que é passar dificuldades e hoje o que a gente ganha e o que a gente dá para os outros. Nós doamos bastante para o pessoal, para pessoas que precisam. A associação faz isso”.
Marisete Marinha Thomazelli, do Apiário Thomazelli
A apicultora de Jaguaré está feliz no seu estande na Feira do Empreendedor. Após fechar vários negócios, Marisete comemora e diz que participar da campanha trouxe uma grande visibilidade para o seu negócio familiar.
“Uma oportunidade como essa traz reconhecimento, possibilidade de crescimento. Fechamos muitos negócios aqui. Com a divulgação, fechamos negócios com padarias, restaurantes, tem muita gente nos procurando.”
Marta Amelia Zandonadi Bissoli, da Dona Martha Delícias
“Era um sonho contar a história da minha mãe e deixar o legado dela, pois ela foi uma pessoa que mostrou que não podemos ficar parados, temos que estar ativos e fazendo algo”.
Dona Marta aprendeu com a mãe as receitas que hoje são o seu sustento. No município de Venda Nova do Imigrante, a cozinheira realiza a produção e venda de geleias e antepasto de sabores diferenciados – e conta que ser escolhida como personagem da campanha foi uma grande surpresa. “Eu me senti muito feliz porque eu posso servir de exemplo para outras pessoas. Quando você sonha e corre atrás, você consegue realizar”.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.