Por Camila Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
“A gente precisa parar de pensar a inovação sempre como uma coisa muito distante, uma pirotecnia tecnológica, coisas difíceis de alcançar, grandes ideias, mentes brilhantes e grande capacidade de investimento”, afirmou.
O empresário propôs que inovar no negócio é sobre ter inventividade, isto é, poder criador. Ser ágil e modernizar o negócio não deve ser algo exclusivo de empreendimentos mais novos, equipes de tecnologia e startups. Na verdade, empresas de qualquer setor podem se adaptar e se desenvolver sem abrir mão do legado, história e valores do negócio.
Além de mudanças e métodos operacionais, deve haver mudança de pensamento. Antes de adotar qualquer metodologia ou abordagem para aumentar a agilidade e trazer mudanças para o negócio, é essencial medir se os indivíduos estão envolvidos no projeto e consideram as mudanças valiosas. A própria equipe deve enxergar valor no trabalho executado.
Foram abordadas maneiras de continuar sendo empresas relevantes no mercado, mesmo com as dificuldades e a própria conjuntura econômica desfavorável do País. O empresário orientou a plateia a avaliar se as transformações operadas em suas empresas têm acompanhado a mudança dos tempos de forma ágil. Em seu livro “Cultura Ágil em Empresas Tradicionais”, o autor se aprofunda em informações coletadas ao longo de anos de experiência em diversos setores de atuação sobre transformações organizacionais eficientes.
O Sebrae possui diversas soluções e serviços de apoio aos empreendedores que desejam implementar mudanças e modernizar seu negócio. Para mais informações acesse o site.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.