Por Ebran Huntington, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso se deve ao público que está concentrado na internet, assim como sua forma mais democrática e acessível para os empreendedores. Há alguns anos, antes dos computadores e smartphones entrarem nas casas dos cidadãos, realizar estratégias de marketing custava muito dinheiro. O que, para um novo empreendedor, poderia ser um problema. Então a melhor forma de divulgar seu empreendimento era por meio do bom e velho boca-a-boca para fazer com que o negócio chegasse aos ouvidos de todos.
De acordo com a gerente regional do Sebrae-ES Camila Bortolozzo, a disseminação das redes sociais foi uma das formas que os empreendedores encontraram de permanecer entregando seus produtos durante a pandemia e realizando divulgação. Para ela, mesmo com uma grande concorrência, as redes sociais possuem ferramentas que têm um acesso facilitado para os pequenos negócios.
A profissional ainda destaca que se antes de 2020 (ano em que se iniciou a pandemia da Covid-19) as pessoas já utilizavam a internet como um meio principal de vendas, depois desse período a mudança para o digital foi ainda mais forte. “Hoje o pequeno negócio que não se encaixa na venda e divulgação por meio de plataformas digitais acaba perdendo uma oportunidade gigante de negócio, de expandir, de dar visibilidade ao seu serviço”, explica.
A consultora de marketing digital e professora de MBA em Comunicação e Marketing Digital Diana Pádua aborda que o padrão de consumo está altamente voltado para os aparelhos tecnológicos. Ela considera que as pessoas passam muito mais tempo nos celulares do que assistindo televisão ou lendo uma revista. Logo, as redes sociais se tornam uma forma de chegar até as pessoas e, consequentemente, encontrar um público-alvo. “Antes de adquirir algo, os consumidores pesquisam pelos produtos ou serviços no Instagram. Sendo assim, torna-se importante que o empreendedor tenha uma presença digital lá e utilize as funcionalidades que as redes oferecem na hora de anunciar o produto”, expõe.
A profissional menciona que as tendências para 2022 são muitos vídeos, como TikTok, reels do Instagram, carrosséis — que possibilitam o desdobramento de algum conteúdo, investimento em anúncios e também o social commerce. Todas são ferramentas que estão cada vez mais potencializadas.
Para entender melhor como adentrar no marketing digital, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece cursos e capacitações no tema, com orientações e um diagnóstico para avaliar qual é a situação da empresa.
O Sebrae possui consultorias, capacitações e orientações abrangentes com profissionais qualificados dispostos a ouvir as necessidades do cliente de pequeno negócio que está buscando métodos para administrar sua empresa por meio de plataformas digitais, como Google Ads, Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros. Com isso, a equipe direciona o que será mais eficiente para cada tipo de empreendedor.
Feira do Empreendedor
O Sebrae, vendo a importância do marketing digital e percebendo a necessidade de preparação dos empreendedores, inseriu na Feira do Empreendedor diversos conteúdos relacionados ao tema. Em todos os dias do evento, no espaço Papo Empreendedor e no workshop Mão na Massa, ocorre uma trilha que é específica de presença no meio digital, assim como as vendas que podem ser feitas por lá. Neste domingo, das 10h às 17h, os visitantes ainda terão acesso a extensa programação, tudo de forma gratuita.
No último dia da Feira, haverá no Papo de Empreendedor uma palestra sobre loja virtual, marketplace e formas de fechar o negócio online, com o palestrante Daniel Costa, às 10h; Tráfego pago no instagram, com Thalia Matias, às 11h; Estratégias de vendas para o comércio eletrônico, também com Daniel Costa, às 14h; Desenvolvendo campanha para as redes sociais, trazendo Thalia Matias novamente como palestrante, às 15h; e Logística para vendas digitais, às 16h.
Já no workshop Mão na Massa, o dia começa com a oficina Marketplace: como usar Mercado Livre e Elo7, com Daniel Costa, às 11h; Desenvolvendo um anúncio para aumentar minhas vendas, com Thalia Matias, às 12h; Montando minha estratégia de mkt digital, com Daniel Costa, às 15h; Construindo minha campanha para rede social, com Thalia Matias, às 16h; e Planejamento de entregas e distribuição, às 17h.
Empreendedores nas redes sociais
A Brow’P é um exemplo de pequeno negócio que vem conquistando clientes em suas redes sociais. Segundo o fundador, Pablo Ramos, expor seu trabalho em uma plataforma digital gera um impacto positivo na empresa por expandi-la a ponto de chegar a pessoas que jamais imaginariam alcançar.
“Gosto de citar um acontecimento que vivenciamos. Eu gravei um reels com uma música do cantor Beto Barbosa. Ele viu, gostou e curtiu. Com isso, a empresa tomou grande alcance nas redes sociais. A projeção foi absurda! A gente consegue chegar em lugares que as pessoas começam a identificar o que a gente tem feito por conta da nossa presença na internet”, cita Pablo.
Ele conta que não teve dificuldades em se adaptar à linguagem das redes sociais. “Eu sempre fui muito espontâneo, muito pra cima, extrovertido e comunicativo. Então de certa forma eu me adaptei ao modelo da rede social. Não faço tudo que as redes sociais têm, que é muita coisa, mas ainda assim eu sinto que consegui me adequar e me inserir de uma forma tranquila”, conta.
A empresa ainda faz publicações em colaboração com outras contas, fazendo com que o alcance cresça ainda mais. Além disso, a Brow’P está rodeada de pessoas influentes que compartilham o conteúdo da página.
Já quem acompanha a Annyprof Cosmétics pode vislumbrar cabelos e maquiagens belíssimos pela internet. Segundo a sócia e embaixadora da empresa, Anny Caroline, as “arrazannys”, como é chamado seu público, estão bem concentradas nas redes sociais e gostam de acompanhar as novidades por lá. O perfil no Instagram foi criado no intuito de fazer novos vínculos, mas também para colocar as clientes a par de todos os projetos. A empresa investe muito em campanhas de lançamento e tudo isso é publicado na internet.
E a marca não está apenas em uma rede social. A Annyprof Cosmetics marca presença no YouTube com o “Dicas da Anny”, que é exibido na televisão e compartilhado em seu canal, no qual ensina as pessoas a usarem os produtos da marca.
Para aproximar os clientes, o método adotado foi dar um rosto a quem está se comunicando. Anny é embaixadora da empresa e sempre aparece nos vídeos, fotos publicadas e stories do Instagram. Ela também levou seu trabalho para seu perfil pessoal. “Consigo criar conexões porque meu público conhece quem está por trás da conta”, fala.
Outra pessoa que exibe suas obras culinárias é a fundadora do Jheny Donuts, Jhennifer Monteiro. Ela abriu sua empresa em 2021 e optou por começar pela internet. Dando os primeiros passos no Instagram e WhatsApp, hoje ela já possui uma lista de fregueses que consomem seus saborosos donuts.
Jhennifer usa o Instagram de forma inteligente. Ela aproveita os dados que o aplicativo fornece a respeito dos usuários que a acompanham, assim como quantos interagem. E por meio disso ela torna-se capaz de bolar anúncios que serão certeiros para atrair pessoas que ainda não conhecem seu trabalho.
“Eu tinha acabado de ganhar um bebê. Então eu não conseguia trabalhar fora de casa. E aí comecei a pensar em algo para vender no intuito de aumentar a renda. Considerei algumas alternativas, mas achei que elas já estavam muito saturadas no mercado. Para conseguir inovar e realizar algo que me desse prazer, comecei a trabalhar com donuts. E já que as redes sociais são mais acessíveis e com menos custos, iniciei as vendas por lá. Além disso, poderia trabalhar de casa. Depois pensei ‘se as pessoas gostarem do meu produto, quem sabe eu abro uma loja física?!’. Graças a Deus os clientes têm gostado muito, seguido a página e compartilhado. Meu percentual de vendas é quase todo por conta do meio digital”.
Donuts de Jheny Donuts. (Foto: Ebran Huntington)