Por Ebran Huntington, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Sentir-se bem com o próprio corpo tem grande valor para as pessoas. Olhar para o espelho e se sentir satisfeito com o que vê pode ser uma das maiores realizações pessoais de alguém. Pensando nisso, cada vez mais profissionais têm entrado no mercado de beleza com a missão de colaborar com a autoestima e o amor próprio.
Em 2020, o Brasil foi considerado o quarto maior mercado de belezas pessoais do mundo, de acordo com o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International.
Dados do Sebrae mostram que, de 2017 para 2020, o crescimento do segmento de serviços vinculados à beleza ultrapassou 100% no Estado. Naquele ano, contava com aproximadamente 17 mil CNPJs, sendo o terceiro com maior número de pequenos negócios.
Em 2021, o Radar do Sebrae registrou 12.621 profissionais que atuam como cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures nas cidades de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha.
Na Feira do Empreendedor, que está sendo realizada pelo Sebrae-ES até domingo, no Pavilhão de Carapina, com entrada gratuita, essas atividades têm ganhado destaque. No sábado (16), haverá aulas-show de unhas de gel, às 11h; cabelos afro, às 13h; e colorimetria, às 15h. Já no domingo ocorrerão aulas-show a respeito de cabelo, barba e bigode, às 11h; corte e finalização em fios 2A a 4C, às 13h; e, por fim, design de sobrancelha com henna, às 14h30. Além disso, o público pode conferir as instalações de um salão de beleza e barbearia modelo, apontando as principais tendências do setor. As inscrições podem ser feitas aqui.
Setor de cosméticos
O Radar do Sebrae aponta que o ramo de cosméticos registrou, em Vila Velha, 870 empresas, sendo que 606 são microempreendedores individuais (MEI), 262 atuam em micro e pequenas empresas, e dois em grandes empresas. Já em Vitória são 510 empresas, sendo 310 como MEI, micro e pequenas empresas (199), grandes empresas (1). Cariacica registra 454 empresas, com MEIs (341), micro e pequenas empresas (112) e grandes empresas (1). Por fim, a Serra com 760 empresas, sendo 575 pessoas cadastradas como MEI, micro e pequenas empresas (183) e grandes empresas (2).
Entre eles está a empresária Priscila Dutra, responsável pela criação da marca Privilège, há cerca de um ano e meio. A empresa trabalha com a fabricação e venda de xampus, condicionadores, máscaras hidratantes, óleos reparadores, entre outros produtos.
Durante 20 anos ela foi cabeleireira. Depois disso começou a trabalhar numa empresa de cosméticos. A vida dela mudou durante o início da pandemia em 2020, quando a empresa dispensou os funcionários. Precisando trabalhar e impedida de encontrar as pessoas, a empreendedora teve a ideia de montar a própria linha de cosméticos.
Ela rapidamente entrou em contato com uma indústria para iniciar a fabricação dos produtos. Com tudo pronto, conquistou os profissionais que revenderiam seus produtos. Era o negócio perfeito: as pessoas poderiam trabalhar de casa, sem manter contato com outras e, consequentemente, evitando o contágio do coronavírus. Além disso, estariam restaurando a autoestima de diversos clientes por meio dos produtos de beleza.
Para que o negócio desse certo, Priscila prestou assistência à distância para suas revendedoras a respeito de como vender mesmo estando em casa. As publicações nas redes sociais foram o grande forte das vendas. A divulgação fazia com que as pessoas se encantassem com o que vissem e, consequentemente, sentissem o desejo de adquirir.
O interesse em ajudar e ensinar levou Priscila a construir seu caminho de sucesso. “A minha metodologia de venda foi meu diferencial. Eu desenvolvi essa questão das mulheres cuidarem do cabelo em casa. Além disso, eu capacito as revendedoras para monetizar em casa. Eu passo o produto para elas com um desconto bom, e elas revendem para amigas, familiares… Com isso conseguem obter um salário de R$ 2 mil a R$ 3 mil. Às vezes uma mulher, dona de casa, que tem filho pequeno, não pode trabalhar fora. Ou então há algumas que não sabem trabalhar. Então eu vou lá, pego na mão delas, ensino maneiras de empreender, informo técnicas de vendas, dou dicas do que fazer com os produtos. E o negócio vem dando certo! Comecei com três revendedoras. Agora já são mais de 20”, diz Priscila.
Além de ser a fonte de renda dela, é também uma forma de ver as pessoas mais satisfeitas consigo mesmas. “O autocuidado é tudo! A aparência conta muito. É dessa forma que a pessoa fala ou grita sem nem abrir a boca. Se vemos alguém mal vestido ou mal cuidado, temos uma impressão ruim. E não é isso que queremos. Uma coisa que acontece automaticamente com quem começa a trabalhar comigo é um aumento do amor próprio. Para comercializar esse material, a revendedora tem que estar com o cabelo bonito para dar uma boa impressão às suas clientes. Então várias mulheres me contam que se sentem mais belas por utilizar o produto, a ponto de lembrarem do passado e perceberem as diferenças”, conta.
“A autoestima está ligada ao quanto eu me estimo. Observe o quanto você trata de você. As pessoas precisam ter carinho com elas mesmas. Então se presenteie, cuide de si mesmo. Primeiro você! Se você não está bem, não está gostando de sua aparência, não haverá segurança, autoconfiança”.
Já a embaixadora Anny Caroline, que é sócia da Annyproof Cosméticos, está no ramo dos cosméticos há 11 anos. Quem fundou a empresa foi sua mãe, Fernanda Fernandes. Só que no início ela não teve muito interesse. Enquanto crescia, passando pela fase da adolescência, pensou em fazer Direito, porém, a sua atual profissão é muito ligada à moda, o que sempre foi a sua paixão. Logo, Anny se sentiu cada vez mais próxima da marca. E foi aí, então, que tornou-se uma empreendedora.
“Quando eu entendi o propósito da marca, me apaixonei. Fui estudando para aprender cada vez mais modos de trabalhar e empreender. Aliás, possuo uma linha de batom que foi lançada este ano, então estou vivendo o empreendedorismo na raça. Corro atrás do cliente, vou para a faculdade e carrego meu produto dentro da bolsa. E posso dizer que a maior dificuldade é a captação de consumidor, mas estou sempre com o produto comigo enquanto estou na rua, apresentando-o e colocando a cara a tapa”, fala.
Pensando em homens e mulheres modernos, a marca desenvolveu produtos de rápida ação para atender clientes que não possuem tanto tempo para se cuidar esteticamente.
Atualmente a jovem de 20 anos está feliz com o resultado que tem alcançado. Ela expõe que estar na Feira do Empreendedor pela primeira vez fez com que se sentisse pertencente ao espaço, uma vez que pessoas que vivem o mesmo que ela estão presentes.
O Sebrae tem uma participação importante nisso tudo. “Minha mãe é fruto de Empretec. Após a finalização, ela me incentivou a ingressar no Sebrae. Então comecei a fazer cursos online a fim de me aprimorar. E enquanto eu estudava, também trabalhava. O ensino e a prática se fundiram. Por conta disso, hoje eu trabalho com marketing e entendo como me relacionar com o cliente. Me sinto muito mais preparada para falar e também liderar”, declara.
Anny acredita que é de suma importância que as pessoas cuidem da aparência delas mesmas. “Quando uma pessoa cuida dela mesma, é transformador. E isso ajuda em todas as áreas da nossa vida. Quando nos sentimos bem internamente, passamos uma boa energia para as pessoas ao redor”, expõe.
Estética
A especialista em design de sobrancelhas Hellen Will atua na área há seis anos. Ela começou como maquiadora, passou por um período desempregada e logo conseguiu um emprego como auxiliar de design em uma empresa voltada para os cuidados de sobrancelhas. Foi lá que ela iniciou sua aprendizagem, seu treinamento e a vontade de fazer vários cursos na área. Em seguida vieram os cursos de depilação e limpeza de pele.
Anos depois ela ficou grávida e, para ter mais tempo de ficar com a filha, resolveu trabalhar por conta própria para definir os próprios horários. Primeiro ela começou atendendo os clientes em uma pequena sala de uma quitinete. Posteriormente o espaço se expandiu para duas salas, e de repente eram três. Com isso, outras pessoas foram agregando ao trabalho. Atualmente, ela possui um espaço de beleza, com vários parceiros da área.
Mesmo assim, os estudos não param. Hellen é estudante de estética e cosmetologia. E no desejo de passar para frente tudo o que vivencia, ela está presente na Feira do Empreendedor do Sebrae para dar uma aula show com Demonstração do procedimento Dermaplaning Peeling Superfícial.
A empreendedora se diz extremamente apaixonada pela área. Ela acredita que cuidar da beleza “é muito importante para alma, para o espírito, para o corpo, para a mente em modo geral. Então, se você trabalha o que está fora, vai trabalhar o que está dentro automaticamente. Quando se tem uma autoestima boa, há bom relacionamento com a família, no próprio negócio, nos relacionamentos interpessoais”.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.