Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) está apresentando, na Feira do Empreendedor, diversas possibilidades para quem deseja uma opção de minimizar os riscos: aderir a uma franquia. O evento acontece até domingo (17), no Pavilhão de Carapina, com entrada franca.
Ao aderir a um modelo de negócio que já está em andamento e aprovado pelo público, o empreendedor tem mais chances de sucesso, garante a porcentagem de lucro e minimiza as margens de mortalidade do negócio. O empreendedor garante também toda a parte administrativa, sendo assessorado pela marca.
“Nada melhor do que abrir um negócio testado e com suporte para funcionamento. As franquias permitem a diminuição de risco do insucesso dando maior segurança aos interessados”
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), responsável por monitorar o ramo de franquias, o setor acumula uma crescente pelo 4° trimestre consecutivo. A variação no 1° trimestre deste ano representou um acréscimo de 2.771 novas operações de franquias no País, ultrapassando a marca de 173.770 estabelecimentos ativos, com 1.417.529 oportunidades de empregos geradas.
Sebrae oferece apoio para quem quer ser franqueador ou franqueado
De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade das pequenas empresas com até dois anos de operação é de 23%. Enquanto isso, no franchising (modelo de franquias), o mesmo indicador é de 3%. A gerente adjunto do Sebrae-ES na Região Metropolitana de Vitória, Silvia Anchieta, relatou que a instituição atua tanto para auxiliar empresas que desejam se tornar franqueadoras, como o empreendedor que deseja adquirir uma franquia.
A ideia é que a pessoa interessada faça primeiro um plano de negócio, pois assim vai conseguir analisar todo o mercado, a localização, clientela e todos os investimentos necessários e, portanto, decidir se vale a pena ou não. “É importante que o empreendedor faça sua própria análise, até para que ele possa comparar com o estudo que a franquia oferece”, pontuou.
Já para empresas consolidadas que desejam se tornar franqueadoras, a gerente frisou que o primeiro passo é o registro da marca, tendo em vista que ela vai disponibilizar o nome do negócio para outras pessoas. “O Sebrae oferece as consultorias de mapeamento dos processos e todo o controle financeiro, pois o empreendedor vai passar esses conhecimentos para o franqueado dele”, destacou.
Franqueadoras
A responsável pelo setor de Marketing do Zé Coxinha, Letícia Miranda, em espaço dedicado a franqueadores presentes na Feira do Empreendedor, contou sobre as oportunidades de empreender em um negócio já consolidado no mercado. “A oportunidade é que o empreendedor compre um negócio com know-how, com toda nossa experiência, assessoria e conhecimento que temos no ramo”, relatou.
O segmento dos salgados é popular em todo território nacional. No Espírito Santo, a rede Zé Coxinha está em atividade há mais de 10 anos, se tornou querida por muitos e conta com 35 lojas espalhadas por Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A iniciativa de se tornar uma franqueadora foi justamente o que tornou a rede popular. “É uma forma que nós encontramos de crescer a marca”, contou Letícia.
Com o impulsionamento do evento, a expectativa de sucesso dos empreendedores é grande e o crescimento previsto para os próximos cinco anos é de 400 lojas abertas.
“É um modelo de negócio muito fácil de operar – com dois ou três funcionários, a loja funciona bem. Além do custo baixo de investimento em relação ao setor de alimentação. Nós temos fábrica própria, então o empreendedor recebe os salgados todos prontos, é só fritar e vender. Isso facilita muito o modelo de negócio e a operação é muito simples”
Quem também falou com o WhitepaperDocs sobre as oportunidades de empreender no ramo de franquias foi o gerente geral da rede Los Neto, Felipe de Souza. Com estande na Feira do Empreendedor, ele reforçou que as oportunidades para quem deseja iniciar no mundo dos negócios adquirindo uma franquia são muitas: “Nós damos todo o suporte nas questões contábeis, administrativas e negociações para que a pessoa tenha confiança de que o negócio está no caminho certo, sem chances de bater em portas erradas”, reforçou.
Felipe destacou também que a marca está com cerca de 50 franquias abertas e com planejamentos para expansão em outros estados. A seu ver, o principal desafio é o empreendedor tomar a decisão. “Nós estamos aqui realmente para dar todo suporte, para que o empreendedor não tenha os mesmos desafios que o grupo Los Neto já teve”, narrou.
O que dizem os empreendedores
Visitante da Feira do Empreendedor e pensando em investir no ramo, João Antonio Casotto está em busca de franquias com preços mais acessíveis, no segmento alimentício, com o objetivo de atender o público que está na correria do dia a dia. Questionado sobre o motivo da aposta nas franquias, ele destacou: “Estabilidade. A franquia vai te proporcionar uma visão que muitas vezes você não tem”.
O que é franquia
A franquia é um modelo empresarial baseado na venda de licença de uso de um negócio com marca, know-how, estruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos por um franqueador. É uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um novo projeto já com bases mais consolidadas e operações testadas. As vantagens mais significativas são: diminuição de riscos de insucesso; participação de um conceito já testado e recebimento de apoio permanente do franqueador.
Feira do Empreendedor 2022
A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae-ES e está com programação até dia 17 de julho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento tem como objetivo atender de maneira especializada todo tipo de empreendedor, desde aquele que já empreende até quem sonha em abrir o próprio negócio. A feira é gratuita. Mais informações em: feiradoempreendedor-es.com.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.