Por Ebran Huntington, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Os estandes de Economia Criativa, Mundo MEI, Empório Capixaba e Oficinas de Produção Artesanal foram os que fizeram mais sucesso, reunindo milhares de visitantes. As oficinas e palestras também ficaram sob os holofotes, com grande público contemplado com boas estratégias de marketing, dicas de moda e beleza e aulas práticas a respeito de diversos temas e segmentos.
O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, fala com orgulho sobre todo o sucesso dos seis dias da Feira. Ele conta que tudo foi preparado para que os empreendedores tivessem oportunidades. Desde aqueles que sonham em iniciar um negócio, os microempreendedores individuais (MEIs) que precisam continuar crescendo, assim como para as micro e pequenas empresas. “Neste último dia de Feira, estou feliz com o resultado porque de fato as pessoas entenderam, participaram. Ou seja, o resultado não poderia ser melhor”, diz.
Para ele, é gratificante ver o Sebrae se colocar por inteiro à disposição do empreendedor. “Pudemos de fato abraçar todas as demandas que chegaram aqui. Então, talvez o maior sucesso do evento seja este: o Sebrae por inteiro no evento e de portas abertas para os empreendedores. Cada público da feira que aqui esteve encontrou o espaço que precisava. Então desde o potencial empreendedor que sonha em empreender, MEI, a microempresa e pequena empresa, todos eles que chegaram aqui foram atendidos de uma forma específica e personalizada pela nossa equipe”, expressa.
Rigo tem a expectativa de que com a Feira, tendo o Sebrae dizendo que empreender é para todos, a maioria dos empreendedores capixabas seja alcançada. Além disso, ele espera que os profissionais possam compreender que o Sebrae está disposto a ajudá-los.
Flávia Lessa, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae-ES, ressalta o protagonismo dado aos empreendedores reais desde a estratégia de comunicação do evento: “O Sebrae-ES entende que trazendo protagonismo aos personagens reais, o público em geral, que já é empreendedor ou que deseja empreender, consegue materializar que é possível ter um negócio”.
A advogada Letícia Altoé esteve na Feira do Empreendedor. Ela circulou pelo espaço no desejo de conhecer os empreendimentos e participar das atividades propostas, como por exemplo as palestras. “Eu vi assuntos muito interessantes sendo debatidos em relação às marcas e também a respeito de dicas para redes sociais. Para quem está começando seu empreendimento e busca um curso no intuito de adquirir conhecimento, o Sebrae está aqui recebendo essas pessoas”, fala.
Letícia ainda acrescenta que vê a Feira como um evento relevante para o mercado porque “o Sebrae tem consciência de que muitos negócios fecham no primeiro ano. Então a intenção deste espaço é levar informação para que os novos profissionais iniciem da melhor maneira e consigam progredir com seu trabalho, evitando que eles fechem suas empresas logo no início”, comunica.
Assim como ela, a homecare Valéria Vieira gostou e valorizou o que viu na Feira. Ela se admirou com a quantidade de boas referências presentes no mesmo local. A visitante se aproveitou disso para levar todo aprendizado para casa e em breve pôr em prática no seu próprio negócio.
O barista Renan Dias, expositor do Ana Bandeira Chocolates, gostou muito de fazer parte de tudo isso. Por conta do tamanho do evento, ele pôde conhecer diversos trabalhos diferentes, tanto de comida como de outros ramos. “Foi muito legal participar, tanto para as pessoas experimentarem nossos produtos, como para conhecermos outros produtores e todo mundo se ajudar”, expressa.
Para a doceira e criadora da foodbike Jardim Brigadeiro, Cristiane Costa, foi uma ótima experiência. Ela teve a percepção de que as pessoas que estavam expondo e também os investidores que buscavam por novidades vieram muito decididos do que queriam. E isso é algo que ela admira.
Renan e Cristiane puderam demonstrar seu trabalho enquanto vivenciavam boas experiências nos seis dias da Feira do Empreendedor. (Fotos: Ebran Huntington)