Por Ebran Huntington, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Quando questionada sobre o que pretende compartilhar na palestra, Ana, que é consultora de Desenvolvimento Organizacional, conta que sua vontade é fazer com que o público pense fora da caixa. Para ela, os seres humanos possuem condicionamentos fortes e crenças que limitam a criatividade.
A profissional pretende disseminar informações permitindo que as pessoas empreendam de forma assertiva. “Assertiva” no sentido de errar menos, ter menos chances de perda, prejuízo ou quebra. Ela conta que ouviu muitos relatos de pessoas que “quebraram” ao longo de sua história. Portanto, seu objetivo está muito alinhado com a missão do Sebrae-ES, que é o fortalecimento das pequenas empresas.
“Eu e meus colegas da Feira estamos empenhados em fazer com que as pessoas permaneçam no mercado, que elas tenham um diferencial e que elas possam crescer de forma sustentável em termos de gestão. Ou seja, que elas tenham conhecimentos para melhor gerir o seu negócio de forma que alcancem o objetivo de qualquer empresa: ter lucro. Quero que possam sair daqui e lucrar efetivamente utilizando o seu maior recurso pessoal, que é o seu talento, a competência de alguma área específica e as informações sobre gestão das quais elas precisam saber”, diz.
Além disso, Ana instiga seus alunos a pensarem, fundamentalmente, se seu negócio está alinhado com o público-alvo e se ele gera soluções para alguém. Aliás, que soluções são essas? Elas são diferenciadas? “Eu tenho dois conselhos. O primeiro é o alinhamento da empresa com os consumidores. O segundo é capacitar-se para ter o domínio da gestão do negócio. Não basta ter um desejo de empreender. É necessário o fortalecimento em termos de conhecimento de administração para gerir um bom negócio que resulte em soluções para alguém. Aí virá o lucro”, expõe.
Na palestra, Ana conta casos de empreendedores que começaram a faturar bem à medida que foram pensando fora da caixinha e colocando a mão na massa. Com isso, ela procura encorajar as pessoas a investirem em empreendimentos dos quais os consumidores sentem falta.
A estudante de Administração Heloisa Ribeiro veio até a Feira do Empreendedor com uma ideia. Ela almeja criar uma mentoria de empreendedorismo para jovens e adolescentes para que eles tenham a base necessária para darem os primeiros passos. Heloisa quer investir no público juvenil porque acredita que eles possuem ótimas ideias que precisam ser colocadas em prática. Ela pretende incentivar os jovens a criarem a própria empresa.
Logo, ela buscou a palestra “Transformando ideias em negócios lucrativos” por conta do assunto que comunica diretamente com o seu desejo. E para sua felicidade, suas expectativas foram atendidas. “Tanto as palavras da Ana, como as de outros palestrantes que consumi, me direcionaram para o caminho que eu queria e me auxiliaram a organizar minhas ideias. Para mim foi um divisor de águas e uma experiência muito bacana. Minha mente foi aberta em vários aspectos”, expressa. Para quem desejar conhecer maneiras de transformar as ideias em lucros, a palestra será ofertada novamente na sexta-feira (15), às 19h, e às 17h no sábado (16) e no domingo (17).
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: 12 a 17 de julho
Horário: Terça a sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.