WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » Quer um pãozinho? Peça on-line! Transformação digital chegou no ramo alimentício e exige criatividade
    Empreendedorismo

    Quer um pãozinho? Peça on-line! Transformação digital chegou no ramo alimentício e exige criatividade

    Por Redação WHPPR17 de julho de 2022Leitura de 6 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    Por Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.


    Acordar, ir à padaria, sentir o cheiro de uma fornada de pães quentinhos saindo, elogiar o padeiro, voltar para casa e tomar um café da manhã reforçado com a família. Isso representa o brasileiro mais do que futebol e samba!

    Mas essa tradição, especialmente de dias como domingo, foi impactada diretamente com a pandemia de Covid-19 e os empreendedores do ramo alimentício precisaram se reinventar. 

    No Espaço Modelo de Negócio Padaria, as adaptações à nova realidade são vistas por quem passa em um dos lugares mais aconchegantes da Feira do Empreendedor, que estará aberta para visitação das 10h às 18h, durante todo o domingo (17), dia que marca o encerramento do evento realizado pelo Sebrae-ES no Pavilhão de Carapina, com entrada gratuita.

    “A grande inovação que trazemos é a integração com as flores. A ideia é comprar ou consumir um produto, e adquirir também uma flor para presentear uma pessoa querida ou embelezar a casa”

    Ana Carolina Apolinario, curadora do Espaço Padaria Modelo.

    Frutas, verduras e legumes são expostos envoltos em embalagens plásticas, para garantir a proteção e higienização do produto. Uma linha fit, que é tendência no mercado alimentício, está presente na padaria modelo com saladas de frutas coloridas e sucos naturais fresquinhos.

    “Uma outra supertendência é o café colonial, que estamos servindo dentro do espaço junto de produtos produzidos por chefs padeiros na Aula Show, que acontece todos os dias no Espaço Cozinha Show, ao lado do estande Empório Capixaba e é degustado aqui. A grande inovação que trazemos é a integração com as flores. A ideia é que o cliente possa consumir, ou comprar um bolo, de aniversário por exemplo, e adquirir também uma flor para presentear a pessoa querida”, explicou, com um sorriso no rosto, Ana Carolina Apolinario, curadora do Espaço Padaria Modelo.

    O objetivo da padaria modelo é dar orientações gerenciais de planejamento para um empresário que já tenha uma padaria, ou para um potencial empreendedor que deseja investir nesse setor específico, como explica a curadora do espaço, Ana Carolina Apolinario (Fotos: Nicolas Nunes)

    Entre um cafezinho e outro, a equipe do WhitepaperDocs encontrou, dentro do Espaço Modelo de Negócio Padaria, Sabrina Nicco, que é executiva do Sindipães, uma associação que tem o Sebrae como um dos principais parceiros.

    Sabrina explica que as padarias capixabas estão passando por um processo de transformação digital e isso acontece, muito em parte, devido ao fato do público ter se adaptado à modalidade de consumo de produtos pelo meio on-line.

    “A transformação digital chegou na padaria, podemos dizer que isso é uma tendência daqui para frente. Apesar da nossa categoria ser um negócio de bairro, onde as pessoas gostam de estar, nós já entendemos que existem consumidores que gostam de receber aquele pão quentinho em casa, ou que às vezes não podem ir até a padaria porque estão impossibilitados de alguma forma, como aconteceu durante a pandemia. O Sebrae nos apoiou muito nesse período, com consultorias e ferramentas para ajudar os empreendedores a saírem do modo off-line. Isso tem ajudado muito no crescimento das vendas pelos canais digitais e no aprendizado do uso das mídias sociais”, afirmou a executiva.

    De acordo com indicadores estatísticos da Associação Brasileira de Panificação (Abip), em 2020 foi registrada uma queda no segmento de 3,3% e um faturamento de R$91,94 bilhões. 

    Além disso, os dados colhidos pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) com 50 empresas de oito estados brasileiros, entre eles o Espírito Santo, mostram que o faturamento com a produção própria ainda é dominante. Porém, a comercialização de produtos de revenda cresceu 88,89% durante a pandemia.

    Bares e restaurantes usam criatividade como estratégia para escapar da inflação

    Os empreendedores do ramo alimentício estão saindo do casulo digital, mas agora, depois da metamorfose sofrida durante a pandemia, os donos de negócios do ramo encaram um velho predador: a inflação.

    Para sobreviver, a principal estratégia utilizada deve ser a criatividade, afirmou Fabiano Angarato, presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares).

    “Grande parte das empresas que sobreviveram à pandemia acabaram se endividando para sustentar os negócios durante o período de restrições sanitárias. Estamos tendo um ajuste de caixa difícil, porque a inflação eleva o custo de alimentos e insumos utilizados em bares, restaurantes e em toda a indústria alimentícia. A estratégia principal do nosso setor é a criatividade, que está sendo usada para equilibrar as dificuldades, e o Sebrae é um parceiro fundamental para nós, porque através do conhecimento, ele permite que possamos fazer boas práticas de gestão, aumentar a produtividade, reduzir o custo e atrair melhor o cliente”, disse Fabiano.

    De vendedor a instrutor de montagem de food bike, a história de transformação no interior do ES

    A criatividade e a capacidade de transformar tornaram-se requisitos necessários para a sobrevivência em um habitat repleto de desafios. Foi nesse ecossistema que Francisco Pelegrino e Idia Sardenberg, casal natural de Muqui, viu uma oportunidade no ramo das food bikes.

    Francisco, contou ao WhitepaperDocs que tudo começou quando Idia decidiu migrar de atuação profissional e começou a vender doces no início de 2020.

    “O nosso empreendimento foi uma decisão certa. Quando a pandemia chegou, não podia fazer aglomeração, mas nós ficávamos circulando pelas ruas da cidade, então não tinha problema. A bicicleta é totalmente funcional e nós a construímos porque precisávamos de uma bicicleta e uma mesa para vender os doces. Nós pesquisamos na internet, descobrimos as food bikes e ficamos encantados com a ideia. Comprei uma máquina de solda, sem nem saber como usar, mas fui fazer a bicicleta, tudo isso no início da pandemia. Atualmente, a Food Bike Muqui fica estacionada no mercado regional da cidade, e foi lá que recebemos o convite do Sebrae para participar da Feira do Empreendedor”, contou Francisco.

    “Hoje, nossa atividade principal não é vender doces, é ensinar as pessoas a construírem food bikes. Talvez, na próxima Feira do Empreendedor, a gente venha com a nossa própria franquia de food bikes”, disse Francisco (Foto: Nicolas Nunes)

    Francisco divulga vídeos na internet mostrando como construir uma food bike e afirma que já tem centenas de milhares de visualizações, e que já recebeu até agradecimentos de moradores do Japão. 

    A Food Bike Muqui está na Feira do Empreendedor durante todo o evento, e as instruções para a construção da bike são oferecidas para todos que tiverem interesse. A food bike pode ser vista durante todo o domingo (17), até as 18h, próximo à padaria modelo.


    SERVIÇO

    Feira do Empreendedor 2022
    Realização: Sebrae-ES
    Data: Até 17 de julho
    Horário: Das 10h às 18h
    Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
    Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
    Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.

    Feira do Empreendedor Sebrae SebraeES
    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorMarketing digital é ferramenta para empreendedores terem sucesso no negócio
    Próximo artigo Feira do Empreendedor conta histórias inspiradoras de empreendedores reais, de Norte a Sul do ES

    Postagens relacionadas

    Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9683.mp3?cb=1748640166.mp3

    30 de maio de 2025

    Municípios do interior do Estado vão realizar mutirão de atendimento gratuito ao MEI
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9669.mp3?cb=1748022574.mp3

    23 de maio de 2025

    Startup Weekend Turistech em São Mateus vai pensar soluções para impulsionar turismo na região Norte Capixaba
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9659.mp3?cb=1747938350.mp3

    22 de maio de 2025
    Posts recentes
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    • Evento na Findes vai debater desafios e oportunidades da transição energética e descarbonização
    • Municípios do interior do Estado vão realizar mutirão de atendimento gratuito ao MEI
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.