Por Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.
Mas essa tradição, especialmente de dias como domingo, foi impactada diretamente com a pandemia de Covid-19 e os empreendedores do ramo alimentício precisaram se reinventar.
No Espaço Modelo de Negócio Padaria, as adaptações à nova realidade são vistas por quem passa em um dos lugares mais aconchegantes da Feira do Empreendedor, que estará aberta para visitação das 10h às 18h, durante todo o domingo (17), dia que marca o encerramento do evento realizado pelo Sebrae-ES no Pavilhão de Carapina, com entrada gratuita.
“A grande inovação que trazemos é a integração com as flores. A ideia é comprar ou consumir um produto, e adquirir também uma flor para presentear uma pessoa querida ou embelezar a casa”
Frutas, verduras e legumes são expostos envoltos em embalagens plásticas, para garantir a proteção e higienização do produto. Uma linha fit, que é tendência no mercado alimentício, está presente na padaria modelo com saladas de frutas coloridas e sucos naturais fresquinhos.
“Uma outra supertendência é o café colonial, que estamos servindo dentro do espaço junto de produtos produzidos por chefs padeiros na Aula Show, que acontece todos os dias no Espaço Cozinha Show, ao lado do estande Empório Capixaba e é degustado aqui. A grande inovação que trazemos é a integração com as flores. A ideia é que o cliente possa consumir, ou comprar um bolo, de aniversário por exemplo, e adquirir também uma flor para presentear a pessoa querida”, explicou, com um sorriso no rosto, Ana Carolina Apolinario, curadora do Espaço Padaria Modelo.
Entre um cafezinho e outro, a equipe do WhitepaperDocs encontrou, dentro do Espaço Modelo de Negócio Padaria, Sabrina Nicco, que é executiva do Sindipães, uma associação que tem o Sebrae como um dos principais parceiros.
Sabrina explica que as padarias capixabas estão passando por um processo de transformação digital e isso acontece, muito em parte, devido ao fato do público ter se adaptado à modalidade de consumo de produtos pelo meio on-line.
“A transformação digital chegou na padaria, podemos dizer que isso é uma tendência daqui para frente. Apesar da nossa categoria ser um negócio de bairro, onde as pessoas gostam de estar, nós já entendemos que existem consumidores que gostam de receber aquele pão quentinho em casa, ou que às vezes não podem ir até a padaria porque estão impossibilitados de alguma forma, como aconteceu durante a pandemia. O Sebrae nos apoiou muito nesse período, com consultorias e ferramentas para ajudar os empreendedores a saírem do modo off-line. Isso tem ajudado muito no crescimento das vendas pelos canais digitais e no aprendizado do uso das mídias sociais”, afirmou a executiva.
De acordo com indicadores estatísticos da Associação Brasileira de Panificação (Abip), em 2020 foi registrada uma queda no segmento de 3,3% e um faturamento de R$91,94 bilhões.
Além disso, os dados colhidos pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) com 50 empresas de oito estados brasileiros, entre eles o Espírito Santo, mostram que o faturamento com a produção própria ainda é dominante. Porém, a comercialização de produtos de revenda cresceu 88,89% durante a pandemia.
Bares e restaurantes usam criatividade como estratégia para escapar da inflação
Os empreendedores do ramo alimentício estão saindo do casulo digital, mas agora, depois da metamorfose sofrida durante a pandemia, os donos de negócios do ramo encaram um velho predador: a inflação.
Para sobreviver, a principal estratégia utilizada deve ser a criatividade, afirmou Fabiano Angarato, presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares).
“Grande parte das empresas que sobreviveram à pandemia acabaram se endividando para sustentar os negócios durante o período de restrições sanitárias. Estamos tendo um ajuste de caixa difícil, porque a inflação eleva o custo de alimentos e insumos utilizados em bares, restaurantes e em toda a indústria alimentícia. A estratégia principal do nosso setor é a criatividade, que está sendo usada para equilibrar as dificuldades, e o Sebrae é um parceiro fundamental para nós, porque através do conhecimento, ele permite que possamos fazer boas práticas de gestão, aumentar a produtividade, reduzir o custo e atrair melhor o cliente”, disse Fabiano.
De vendedor a instrutor de montagem de food bike, a história de transformação no interior do ES
A criatividade e a capacidade de transformar tornaram-se requisitos necessários para a sobrevivência em um habitat repleto de desafios. Foi nesse ecossistema que Francisco Pelegrino e Idia Sardenberg, casal natural de Muqui, viu uma oportunidade no ramo das food bikes.
Francisco, contou ao WhitepaperDocs que tudo começou quando Idia decidiu migrar de atuação profissional e começou a vender doces no início de 2020.
“O nosso empreendimento foi uma decisão certa. Quando a pandemia chegou, não podia fazer aglomeração, mas nós ficávamos circulando pelas ruas da cidade, então não tinha problema. A bicicleta é totalmente funcional e nós a construímos porque precisávamos de uma bicicleta e uma mesa para vender os doces. Nós pesquisamos na internet, descobrimos as food bikes e ficamos encantados com a ideia. Comprei uma máquina de solda, sem nem saber como usar, mas fui fazer a bicicleta, tudo isso no início da pandemia. Atualmente, a Food Bike Muqui fica estacionada no mercado regional da cidade, e foi lá que recebemos o convite do Sebrae para participar da Feira do Empreendedor”, contou Francisco.
Francisco divulga vídeos na internet mostrando como construir uma food bike e afirma que já tem centenas de milhares de visualizações, e que já recebeu até agradecimentos de moradores do Japão.
A Food Bike Muqui está na Feira do Empreendedor durante todo o evento, e as instruções para a construção da bike são oferecidas para todos que tiverem interesse. A food bike pode ser vista durante todo o domingo (17), até as 18h, próximo à padaria modelo.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.