Por Camila Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
No site é possível encontrar de forma gratuita as melhores regiões para se abrir um determinado negócio, mortalidade e natalidade de empresas naquele local nos últimos anos, análise de mercado e concorrência, levantamento de dados socioeconômicos e financeiros, dentre outras informações para a criação de um plano de negócios eficiente. Com uma base de dados formada por dois milhões de empresas e 200 mil pontos comerciais mapeados em todo o País, o site já conta com 150 indicadores e 98 ideias de negócios.
“A revolução está aí, o usuário ganha autonomia e independência para ter contato com informações que são preciosas para empreender. Grande parte do empresariado brasileiro não prospera porque subestima a fase de planejamento.”, afirmou Vitor Santos, proprietário da Wide, empresa de tecnologia fornecedora do Radar.
A ideia nasceu há 6 anos na Bahia e desde então vem se expandindo para vários Estados do Brasil. No início foi realizado um diagnóstico para identificar as demandas mais recorrentes dos novos empreendedores. A partir daí foi feito um esforço para criar algo que fosse de uso fácil e reunisse os dados requisitados.
Os principais benefícios proporcionados por essa tecnologia são a autonomia e a disponibilidade. Por vezes, o pequeno empreendedor não possui recursos suficientes para fazer uma análise de mercado com profissionais específicos. No entanto, com o advento do Radar, a base de dados que estava dispersa foi reunida em um local só, de forma gratuita e acessível para qualquer indivíduo que queira pesquisar e ter uma alta performance com seu empreendimento.
Outro diferencial do portal é a rapidez de acesso. Inspirado nas grandes redes sociais, em que se consegue acessar dados com menos de três cliques, o site do Radar também oferece rapidez na entrega de resultados.
O portal também fornece orientações sobre os negócios que estão em alta nas redes sociais e como atuar de forma eficaz no ambiente digital. Por meio desse conhecimento, o empreendedor pode criar estratégias similares para sua empresa. Além disso, é possível que o usuário crie o próprio perfil e, ao preencher os dados da sua empresa, tenha acesso a um relatório de inteligência com informações sobre o perfil do público, número de pessoas que trabalham naquela área, empresas complementares ao seu negócio, o perfil sociodemográfico e até um mapa de calor, que mostra as ruas que têm a maior movimentação.
O Sebrae-ES pretende, por meio da ferramenta, melhorar a qualidade dos investimentos e impedir que empresas fechem por falta de um planejamento inicial: “A expectativa maior é que a gente dê ao empreendedor capixaba ferramentas que possam fazer com que a empresa dele tenha sucesso desde a abertura até o crescimento, e que ela não feche. Queremos baixar a taxa de mortalidade das empresas capixabas a zero”, afirmou Bernardo Buteri, Analista de Relacionamento da Sebrae-ES
Para ter acesso aos dados, o usuário pode entrar tanto no site, quanto no app do Radar. No entanto, para conteúdos mais específicos, é necessário que se faça um login, que pode ser realizado por meio do Facebook, pelo Google+, ou com um cadastro próprio com e-mail e senha.
Feira do Empreendedor
O Sebrae-ES realiza a Feira do Empreendedor até domingo, 17 de julho, no Pavilhão de Carapina, Serra, e espera receber 100 mil pessoas nos seis dias de evento. São mais de 100 expositores em 13 mil metros quadrados de estrutura e uma programação voltada para transformar histórias, com soluções, networking e oportunidades de negócio.
De forma gratuita, estão sendo realizadas consultorias, palestras e workshops para potenciais empreendedores, microempreendedores individuais (MEI), empreendedores de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site feiradoempreendedor-es.com.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2022
Realização: Sebrae-ES
Data: Até 17 de julho
Horário: Terça a sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Onde: Parque de Exposições de Carapina – Serra/ES
Entrada: gratuita. Algumas atividades necessitam de inscrição antecipada.
Programação completa e inscrições: feiradoempreendedor-es.com.