Por Andressa Antunes, com colaboração de Ebran Huntington, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
O empreendedorismo capixaba inicia, neste momento, uma nova fase. Na mesma semana em que acontece a Feira do Empreendedor, iniciativa do Sebrae-ES que está sendo realizada até domingo, no Pavilhão de Carapina, uma importante reunião de alinhamento entre a instituição e a nova diretoria do Sistema Fecomércio-ES sinaliza o próximo passo rumo à concretização de projetos ainda mais relevantes e ambiciosos.
No encontro, propostas de soluções e projetos específicos para o varejo foram destaque, como a Trilha Digital, o Lab e o Hub do Varejo. Além disso, foram apresentados à nova diretoria da Fecomércio o direcionamento estratégico do Sebrae e seus programas e projetos prioritários de interesse do setor de comércio, turismo e serviços.
“Neste primeiro encontro foram dados vários encaminhamentos para os desdobramentos práticos de ações para imediata implementação, além de outros projetos que podemos iniciar imediatamente nossa atuação conjunta e colaborativa”, explica Luiz Toniato, diretor técnico do Sebrae-ES.
Projetos como a Cidade Empreendedora, o Programa Sebrae de Apoio à Inovação, Brasil Original, Turismo, Economia Criativa, Programa de Desenvolvimento do Varejo e Negócios de Impacto Sócio-ambiental também foram tema de conversa.
Representando a Fecomércio, o superintendente Dorval Uliana destaca a importância da atuação do Sistema para a harmonia das relações trabalhistas e os interesses econômicos do setor. “A Fecomércio Espírito Santo defende os interesses do setor econômico capixaba — do comércio de bens, serviços e turismo. São três núcleos de atividade econômica que reúnem, só no estado do Espírito Santo, cerca de 130 mil empreendedores que geram 680 mil empregos.
“Na relação entre empreendedores e os colaboradores, por exemplo, é nossa função regimental cuidar da harmonia das relações trabalhistas, além do atendimento às necessidades dos comerciários. Iremos representá-los em todas as suas demandas junto aos órgãos públicos, aos órgãos reguladores em relação às questões de segurança. Também é nossa missão motivá-los a cada vez mais buscar a modernização, para prestar um serviço cada vez mais aprimorado”.
A expectativa é que já na próxima semana se iniciem os encontros de trabalho com as equipes técnicas para a elaboração dos planos de trabalho a partir da identificação de demandas complementares, que são ofertadas pelas instituições aos empreendedores do Sebrae-ES e Fecomércio-ES. A reunião teve ainda a presença de Carlos André Santos de Oliveira, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES, que registrou o momento nas suas redes sociais. “Um momento de expor nossas conquistas e projetos, sempre com o objetivo principal de unir forças para o desenvolvimento do empreendedorismo capixaba. Este é apenas o início de um novo ciclo de muito trabalho em prol do Espírito Santo”, afirmou na publicação.