Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
As mais importantes tendências de negócios destacadas no evento foram: valor do conhecimento, poder dos nichos, conexão com a natureza, circularidade, longevidade e negócios colaborativos.
Novas formas de consumo, nichos, segmentos, comportamentos e desejos geram novas demandas que precisam ser atendidas. De acordo com o consultor de inovações Marcelo Pimenta, as exigências do público trazem a necessidade do empreendedor sempre buscar inovações. “As tendências mostram caminhos e oportunidades para que empresas de qualquer segmento possam apresentar novidades que vão atender as expectativas dos clientes”, alertou.
Em visita ao evento, o empreendedor Luciano Ferreira contou que busca por novas tendências para se destacar no mercado. “Algumas eu já aderi, outras eu venho aperfeiçoando, introduzindo novas tendências para agregar no produto”, relatou. Muito satisfeito, Luciano declarou que muitos pontos da Feira do Empreendedor vão somar ao seu negócio.
“Agregando valor à marca, a gente consegue se diferenciar dos nossos concorrentes com essas megatendências”
É importante que empreendedores estejam atentos às transformações e tendências de mercado para aumentar as chances de sucesso no ramo. As tendências transformam os negócios conforme os empreendedores vão aderindo às inspirações e atualizando seus modelos. O formato de delivery, por exemplo, foi uma tendência há alguns anos, e os estabelecimentos alimentícios foram aderindo para se adaptar ao que hoje é regra – não exceção.
Pensando nisso, o Sebrae promoveu consultorias no espaço Tendências de Negócios, com destaque para as principais novidades de mercado, visando promover oportunidades, além de inspirar os empreendedores capixabas atuais e futuros a refletirem sobre as atividades, planos e projetos.
“As pessoas reinventam seu modelo de negócio. Elas se atualizam. O consumidor está em busca de novidades. Quando o empreendedor se conecta com essas tendências, ele se inspira para gerar novos produtos, novos serviços e, principalmente, novas fontes de renda”
Conheça as seis principais tendências de negócios
Em conversa com o WhitePaperDocs, o consultor de inovação Marcelo Pimenta, um dos responsáveis pelas consultorias no espaço Tendência de Negócios, falou sobre o conceito de cada uma das seis novas tendências capazes de tornar o empreendimento mais inovador e diferenciado. São elas: valor de conhecimento; poder dos nichos; a conexão com a natureza; a circularidade; longevidade e negócios colaborativos.
Valor do conhecimento
O valor do conhecimento está em viver em constante aprendizado. O conhecimento é o grande protagonista das mudanças que vivemos. Altera a forma de pensar, criar e desenvolver negócios. O conhecimento pode virar curso, palestra, podcast, mentoria, e-book… Saber, saber-fazer, aprender e ensinar é um processo contínuo dos negócios de sucesso neste mundo em transformação permanente. E pode ser uma nova forma de renda para empreendedores.
“Hoje é comum que um restaurante, por exemplo, que abre à noite, possa se conectar com a tendência do valor do conhecimento dando aulas durante o dia. Às vezes o restaurante está parado, fechado durante o dia, e pode dar aulas para ensinar os pratos que eles servem. Na medida em que ele gera essa conexão com o conhecimento, assim como o público aprende novas receitas, novos ingredientes, novas técnicas de cocção, de congelamento, de conservação dos alimentos, tudo isso o restaurante está se conectando com esse olhar do valor do conhecimento.”
Poder dos nichos
Os consumidores, hoje, se organizam em tribos. É possível modelar um negócio diferenciado para atender esses diferentes segmentos, sendo preciso pensar no perfil dos clientes, quais são suas necessidades e características específicas, onde eles estão, quais são os interesses, problemas ou desejos que eles têm.
“Continuando com o exemplo de restaurante, se a gente for ver o poder dos nichos, que é a segunda tendência, você vai ver que tem gente que não come o derivado de leite, ou pessoas veganas. São nichos de mercado em que as pessoas podem se conectar com o poder dos nichos. Um outro nicho são pessoas que fazem jejum intermitente. Ou seja, você não aposta mais no café da manhã e aposta num almoço altamente proteico para atender quem? Para atender o poder do nicho dessa pessoa que faz esse tipo de alimentação. Você tem um nicho, por exemplo, de esportistas. Hoje está na moda o crossfit, então você usa batata doce, muito frango, inclusive farinha de frango para fazer tortas, bolos, coisas assim. Por quê? Para atender o poder dos nichos de quem faz esportes. É a conexão do restaurante com essa segunda tendência”
A conexão com a natureza
Adotar comportamentos que promovam uma forte conexão com a natureza é uma grande tendência. Atitudes de autocuidado e a busca de mais qualidade de vida e valorização do que é natural refletem essa aproximação, tendo como base a responsabilidade ambiental e social, respeitando os ciclos naturais, o feito em casa.
“Hoje você tem um crescimento da demanda por alimentos orgânicos. E as pessoas estão buscando restaurantes que tenham essa conexão com a natureza, não utilizando defensivos, não utilizando venenos. Há uma outra tendência de alimentação, de conexão com a natureza, que é a rapidez com que o alimento é colhido e servido. Há restaurantes que estão prometendo para seus clientes que uma verdura, um uma folha, um alface, uma rúcula, são servidas no prato no máximo 24 horas após ser colhida. Isso é uma conexão com a natureza para que as pessoas possam ter alimentos cada vez mais frescos. Ter um cardápio de sucos que substituam os refrigerantes, ou kombucha, por exemplo, que é um um tipo de bebida que utiliza fermentação natural. Você tem kefir, que é outro tipo de alimentação de fermentação natural, pães que utilizam não mais o fermento químico industrializado, mas uma fermentação natural. São exemplos de conexão com a natureza no segmento de alimentação”
A circularidade
Reusar, reciclar, ressignificar: recursos são finitos, então é imprescindível reaproveitar tudo. Evitar o desperdício, diminuir o consumo, prolongar a vida útil dos materiais são conceitos que podem ser aplicados em projetos, processos, produtos e serviços.
“A circularidade é a forma como a economia circular vem para o dia a dia da população. No setor de alimentos, isso tem sido muito comum, como a utilização de alguns ingredientes que antes eram jogados fora. Vemos alimentos com casca da banana, bolinho com a folha da beterraba etc.”
Longevidade
A cada ano cresce o número de pessoas idosas. Estima-se que em 2023 cerca de 5% da população mundial tenha mais de 80 anos. No Brasil, hoje, 10,4% da população têm mais de 65 anos. Vidas mais longas geram oportunidades para empreendedores inovarem em seus negócios, sendo um nicho com muitas demandas, necessidades e desejos.
“O empreendedor tem várias formas de se conectar com ela. Por exemplo, Okinawa, no Japão, é o local em que se tem o maior número de pessoas longevas ou super longevas. Longevos são aqueles que vivem até 100 anos e super longevos são aqueles que vivem até 110 anos. Várias pesquisas mostram que em Okinawa existe uma dieta composta por muitas cores no prato. Eles buscam trazer a beterraba, o feijão, os verdes, o arroz, o amarelo do milho. Tudo isso são exemplos de que quanto mais cores você conseguir colocar no seu prato, provavelmente você terá nutrientes, sais minerais e vitaminas que podem te trazer essa longevidade.”
Negócios colaborativos
Benefícios para todos os lados. Ajuda mútua, cooperação e compartilhamento podem ser parte fundamental na criação e desenvolvimento das atividades, produtos e processos. É possível e importante estimular a colaboração dentro do seu negócio e também com outros negócios, com consumidores.
“Um exemplo de colaboração pode ser um empreendedor do restaurante que usa um ingrediente orgânico de determinado produtor no preparo de seus pratos também vender esse produto em seu estabelecimento. O restaurante vira um ponto de distribuição do produtor e um colabora com o outro. Às vezes um restaurante estará colaborando com um espaço com DJ ou com um músico que vai tocar ao vivo. Dessa maneira você colabora e você traz um diferencial para o seu restaurante.”
O caderno de negócios completo está disponível para acesso. O empreendedor pode conferir e aplicá-lo ao seu negócio clicando aqui.