Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Atualizada às 14h40 – 31/08
Autor de um viral que rodou o mundo por meio da internet, o capixaba Genildo Ronchi, de 54 anos, virou destaque com o meme do ônibus e foi o campeão na categoria Meme do Ano pelo júri popular na maior premiação de memes do mundo: o Meme Awards 2022, realizado no último dia 30 de agosto. Mas além disso, você sabia que é possível transformar um viral da internet em um produto comercializável e transformar memes em negócios?
A internet possui poder de projeção dos trabalhos e, quando se fala em charge ou cartoon, agrega valores ao trabalho do autor. Como no caso do ilustrador capixaba, autor da charge desenhada em 2013 que se tornou um dos virais de maior sucesso nos últimos meses.
Muitos estão na internet com o objetivo de mudar de vida, e ter um trabalho viralizado torna a pessoa uma referência e traz visibilidade para os demais trabalhos, com a possibilidade de torná-lo um produto comercial – desde o pagamento por direito de uso da imagem até o surgimento de encomendas em forma de commissions.
“A template do meme passa a ser uma vitrine, com ou sem a manutenção da assinatura nela”, contou Genildo.
A comercialização do material começa com sua publicação nas redes sociais, com a aceitação pelo público, as adaptações como meme, compartilhamentos e curtidas. Isso faz o trabalho crescer e andar, mesmo com as empresas de memetização não repassando os valores ao criador da peça que virou template. Mas isso também faz a arte andar, garantiu Genildo: “O retorno vem através da promoção do nome e da referência criativa encontrada nas redes sociais”, afirma.
Há ainda a possibilidade de comercialização a partir da adaptação realizada pelo próprio autor, como no caso do projeto animado para curta-metragem e a cena dos personagens em diferentes pontos turísticos do Espírito Santo.
Em entrevista para A Gazeta, Genildo contou que pretende criar a “rota do meme”, que passaria pelos pontos turísticos de Pedra Azul e Venda Nova do Imigrante, além do desejo de criar pequenos pórticos (em módulo de escultura), com os personagens do meme do ônibus sentados em um veículo para que as pessoas possam tirar fotos.
“Tenho esboços de ilustrações para Nova Venécia, São Mateus, Afonso Cláudio, Domingos Martins e Vila Velha, só para citar alguns, sempre adaptando os personagens a espaços desses locais. É uma forma de alavancar o turismo e desenvolver ainda mais o nosso sentimento de ‘capixabismo’”, contou.
Outro meio que o artista encontrou de potencializar sua visibilidade foi o apoio dos amigos, que criaram um grupo para debater e elaborar projetos a partir da ilustração viral, como a ideia de criar uma espécie de e-commerce, com vendas de produtos como canecas, bonés e camisetas. “Estamos pensando em uma espécie de cooperativa descompromissada, sempre valorizando a cultura capixaba”, reiterou.
Genildo contou que pretende lançar o livro “Às vezes só depende de nós – O segredo do meme brasileiro que ganhou o mundo”, inspirado no sucesso da ilustração, contando detalhes do processo criativo, explicações técnicas do cartoon e a importância de trabalhar signos e símbolos na ilustração.
Além disso, ele cria as próprias adaptações nas redes sociais, colocando as figuras do meme do ônibus em diferentes situações do cotidiano, com frases motivacionais e poses em pontos turísticos pelo mundo.
NFTs
Há ainda a crescente movimentação do comércio de memes baseado no chamado token não-fungível, ou NFT, que é uma forma de gerar um selo de autenticidade digital, ou seja, qualquer meme compartilhado na internet pode ganhar uma sequência única de dígitos e a pessoa compradora passa ser a dona do viral.
Dessa forma, os milhares de compartilhamentos e adaptações passam a ser somente réplicas da versão original. Diversos virais da internet já foram vendidos por NFT, como é o caso do gif Nyan Cat, um clássico da internet que foi leiloado no início de 2021 por R$ 3,19 milhões, ou o meme Disaster Girl, que foi vendido por R$ 2,6 milhões, em abril do último ano. Leia mais sobre NFT aqui.
Quanto às responsabilidades que essa visibilidade traz, Genildo reforçou que é preciso entender que toda postagem está sujeita a críticas e opiniões sobre elas, e essa consciência faz evitar ações indesejadas como retorno. “A superdimensão na projeção é positiva quando o conteúdo é relevante e referenciado”, pontuou.
A origem do meme do ônibus
Inspirada em uma situação cotidiana, o cartoon dos dois personagens sentados em lados opostos no ônibus, expressando emoções diferentes a partir da paisagem vista de cada um, nasceu no dia 24 de agosto de 2013, dia do aniversário de Genildo.
A ideia surgiu depois que o cartunista percebeu o trajeto que percorria de casa para o trabalho: de um lado do caminho a paisagem era um terreno baldio com muita sujeira, do outro estava o pôr do sol, então ele resolveu mudar de perspectiva. “Isso me incomodava, então decidi virar o rosto”, lembrou ele.
“Observei que o pôr do sol, do outro lado, também era um ganho a ser percebido como cena de beleza. Assim, passei aquele sábado preparando a simbologia e a solução da arte”
O que o artista não esperava era o rumo que a ilustração tomaria oito anos depois da criação, se tornando um viral na internet, com várias adaptações em diversos idiomas, como chinês, bósnio e japonês, além de pedidos de entrevistas vindos da imprensa do mundo todo, interesse de algumas empresas em fechar acordos comerciais e compartilhamentos de famosos como o empresário bilionário Elon Musk.
deep thot pic.twitter.com/0EcPd30QAs
— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2022
O meme do ônibus, que o levou à indicação ao Meme Awards 2022, conta com milhares de compartilhamentos nas redes sociais. A ilustração começou a ter repercussão em novembro de 2021 na Europa, Ásia e Estados Unidos.
Até o momento, em sua conta no Twitter, a publicação oficial do cartoon conta com mais de 22 mil compartilhamentos, 129 mil curtidas e quase dois mil comentários. A adaptação de Musk, por exemplo, conta com mais de 200 mil interações entre compartilhamentos, comentários e curtidas.
“São nove anos de estrada com bilhões de compartilhamentos. Digo bilhões pois tem estradas que a gente não consegue acompanhar a quantidade, meio que foge ao controle”, contou.
Segredo para viralizar
Existe receita para viralizar na internet? Como ter um meme de sucesso? Em conversa ao WhitepaperDocs, Genildo revelou algumas estratégias que utiliza nas ilustrações e que podem ser a chave para o sucesso – a começar pela originalidade.
O professor reforçou que ser original é fundamental nos trabalhos, mas que é difícil de se encontrar quando o criador de conteúdo satura o internauta com publicações repetitivas. Segundo Ronchi, o segredo está em fazer rotineiramente, assim a novidade e a surpresa para o seguidor aparecem de modo repentino e inédito.
“Eu fiz uma proposta para mim mesmo de postar um cartoon/charge por dia, isso ajudou muito a criar uma obrigação de ter postagens diárias”, relatou.
Além disso, o tempo para elaborar uma ideia é primordial, mas não pode ser um fator que atrase as publicações. “Quando tiver tempo, lapida a ideia. Quando não tiver tempo, faça de modo mais simples e óbvio possível” explicou. O artista ainda frisou que não se pode ter medo do conteúdo e que é necessário ter senso estético afiado para saber medir a aceitação do público.
“Somente em casos extremos apague a postagem, mas normalmente isso não é necessário se o seu senso ficar afiado. É possível sentir essa possibilidade se nos dias que se seguirem o trabalho tiver sucesso de visualização ainda não viralizado”, sugere.
Meme Awards 2022
O Meme Awards é a maior premiação de memes do mundo, reunindo comunidades, memeiros e criadores a fim de estimular a criatividade e celebrar o mundo dos memes, premiando quem mais se destacou na última temporada. A premiação ocorreu na noite da última terça-feira (30 de agosto) e o capixaba levou o prêmio de Meme do Ano pelo júri popular.
Vocês são brabos, seguidores e amigos! Estou sem palavras! Vencedor no JURI POPULAR de "Meme do Ano" Muito a agradecer! Obrigado a todos e todas!!! #memeawards2022 pic.twitter.com/jNzos9mNuP
— Genildo (@genildoronchi) August 30, 2022
Mesmo após quase um ano do meme do ônibus viralizar na internet, o cartoon criado por Genildo permanece em alta sendo compartilhado e adaptado em diversas situações, com internautas atribuindo frases sobre circunstâncias diferentes a cada um dos personagens, a partir de sentidos próprios, expressando situações que os deixem mais felizes ou tristes.
Concorrendo à categoria de Meme do Ano, Genildo relatou a surpresa na indicação e reforçou a importância em dar voz a outros artistas que não possuem tanta visibilidade e oportunidades, bem como a importância do incentivo na produção para poderem viver da arte. “Eu tento valorizar o trabalho de todos os artistas iniciantes ou com estrada percorrida, e isso começa em respeitar o trabalho de cada um e ouvi-los”, pontuou.