Por Nicolas Nunes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.
Fotos reais, sem filtro, sem preocupação com a perfeição de ângulo e foco, estão ganhando o feed do Instagram de muitos usuários. Há uma geração que resiste à estética difundida pela rede de imagens, e é justamente ela o alvo do BeReal, nova rede social que tem ganhado adeptos ao se apresentar como anti-filtro, anti-curadoria, anti-influencer e anti-overposting.
O BeReal traz uma proposta de desacelerar o ritmo de publicações diárias ao permitir apenas um post por dia, de uma foto sem edição, somente com a possibilidade de informar a localização do registro e inserir uma descrição.
O app envia uma notificação aos usuários em horários aleatórios, pedindo uma foto frontal, e outra tirada com a câmera traseira do celular. Ambos os registros precisam ser feitos no momento em que o aplicativo é aberto, e não é possível acessar a galeria de fotos a partir do dispositivo. A pessoa pode até perder a janela de dois minutos estipulada pelo app, mas os amigos serão notificados dessa “delinquência”. Se a pessoa refizer a foto, os amigos também serão notificados dessa busca por perfeição.
Fundado em 2021, o BeReal reúne atualmente mais de 10 milhões de usuários ao redor do globo – e almeja chegar a 100 milhões. Com sede em Paris, o app possui uma equipe pequena, menos de 30 pessoas que trabalham de forma remota, e declara como objetivo a construção da rede social mais confiável do mundo para conectar pessoas.
A nova rede social não é tão conhecida quanto outras já consolidadas, como o Instagram e o TikTok, mas já ganhou adeptos. Gabriel Moraes, de 24 anos, conta que a visão simplista proporcionada pelo BeReal e a sensação de novidade foram os motivos que o atraíram.
“Se você aparecer ‘zoado’ na foto, isso faz parte da ideia da plataforma. Eu me senti atraído porque o BeReal é uma iniciativa diferente, uma nova proposta de rede social, então eu acabei ficando curioso e comecei a usar. Quando você consegue registrar um momento maneiro, é bom, dá uma sensação de que o dia foi interessante”, disse.
Gabriel contou ao Whitepaperdocs que conheceu o BeReal através de amigos, e enxerga o crescimento do app com positividade.
“O aplicativo tem um formato diferente, talvez seja um ‘anti-overposting’, que tenta coibir a tentativa de produzir muito o mesmo tipo de publicação. O BeReal está aí para acabar com ideias como criação de filtros ou tirar 25 versões da mesma foto. É tipo, ‘mano, tira uma foto aí, e essa é a do dia, porque amanhã tem mais’. É como se ele dissesse isso”, explicou.
De acordo com ele, o mais interessante é se deparar com o inesperado dentro de um aplicativo.
“No BeReal tem aquele clássico: você está trabalhando em uma sala com uma pessoa e posta uma foto no app, escondido. Logo em seguida, você vê que o colega também fez um post escondido de você. Também já vi coisas no TikTok envolvendo o BeReal, uma galera registrando reações a posts feitos na nova rede social. Vi um que era assim: ‘postei um BeReal no momento em que estava saindo com o meu ex-namorado’. E em seguida, no vídeo, apareciam amigas da menina que publicou o vídeo reagindo e criticando muito o post”, disse.
Espontânea, mas com cuidado
O fato de o BeReal enviar notificações para o post do dia em horários aleatórios e dar uma janela de somente dois minutos para o usuário fazer a foto é um atrativo pela espontaneidade, mas por outro lado por ser um risco. O usuário pode estar no trabalho, por exemplo, e não ter o cuidado de observar se a tela do computador mostra um projeto estratégico para a empresa.
Há casos de pessoas que viram informações sigilosas e altamente delicadas expostas em fotos de funcionários de empresas concorrentes – uma espécie de espionagem industrial involuntária. A espontaneidade nas redes não pode ser levada tão ao pé da letra e às vezes precisa de um certo planejamento.