Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.
Pessoas e empresas com projetos inovadores que estão em fase embrionária ou que já iniciaram as operações têm a oportunidade de participar do Ciclo de Incubação da TecVitória. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de novembro e o resultado será divulgado em 28 de novembro, com início do ciclo de incubação previsto para 8 de dezembro. Clique aqui e participe.
O Ciclo de Incubação se propõe a ser a alternativa ideal para os interessados em buscar desenvolvimento e estabilidade no cenário empreendedor, com grande potencial de impacto. Podem participar empresas de diferentes segmentos, podendo ser apresentado por pessoa física ou jurídica, com idade mínima de 18 anos e residente no Espírito Santo.
As 20 propostas que mais se destacarem serão selecionadas e poderão contar com o apoio e mentoria da TecVitória por até dois anos. O objetivo da iniciativa é diminuir riscos e aumentar o potencial de sucesso do negócio, por meio de metodologia própria pautada pela validação constante do empreendimento. Além disso, o processo de incubação é composto por três fases, sendo:
- Descoberta e validação do problema e clientes: a fim de promover o desenvolvimento de soluções para problemas reais e relevantes e, portanto, com maior potencial de demanda e sucesso;
- Descoberta e validação da solução: focada em desenvolver solução viável, sustentável e validada para um problema real e relevante para determinado segmento de clientes;
- Planejamento: após as duas etapas anteriores, inicia-se o planejamento referente ao acesso ao mercado, com modelagem financeira, o acesso a capital e a estruturação da empresa.
Vale ressaltar ainda que o projeto que for selecionado para o Ciclo de Incubação passará por um diagnóstico com o propósito de identificar em qual fase e etapa do ciclo a empresa se encontra.
Dentre os serviços oferecidos, a incubadora colocará à disposição dos empreendedores a utilização do espaço físico da TecVitória, de forma compartilhada, e serviços de acompanhamento e apoio de forma presencial e remota.
TecVitória
Há mais de 20 anos no mercado capixaba, a TecVitória reúne diversos pensadores em inovação. Criada em dezembro de 1995 numa parceria entre governo, universidades e entidades empresariais capixabas, a incubadora de empresas de base tecnológica foi desenvolvida a partir da percepção da importância de se promover a produção de bens e serviços de alto conteúdo tecnológico. Já passaram pela iniciativa empresas de sucesso como o PicPay.