Branded content – Apresentado por Sebrae-ES
O Startup Experience, realizado na última quarta-feira (23) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro de Convenções de Vitória. Durante todo o dia, o público pôde absorver um conteúdo rico para seus negócios por meio das oficinas, palestras e encontros com startups, em um ambiente propício para networking e geração de negócios.
Na abertura do evento, o diretor Técnico do Sebrae-ES, Luiz Toniato, destacou que a procura do público superou as expectativas.
“Nosso propósito é estimular a cultura startup em todo o Estado, contribuir com o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, reduzir burocracias, tornar processos mais ágeis e revolucionar mercados com mais e melhores entregas de valor para a sociedade” afirmou.
O evento reuniu em um único dia diversos investidores, startups e pessoas que possuem ideias inovadoras. Esses grupos tiveram a chance de se conectar e realizar trocas sobre empreendimento, tecnologia, gestão de pessoas e inovação.
De forma detalhada, o público teve oficinas como verdadeiras aulas práticas sobre temas que são importantes no dia a dia dos profissionais e empreendedores ligados ao mundo das startups.
Além disso, houve uma praça de oportunidades com fornecedores de diversos serviços voltados para startups, como modelagem de negócios, ideação, serviços de contabilidade, suporte jurídico, contratos, propriedade intelectual, vendas, comunicação, acesso a capital, empresas de investimentos, modelagem financeira, serviços de computação em nuvem, habitats de inovação e faculdades e universidades do Espírito Santo.
Segundo o gerente de Inovação e Produtos do Sebrae-ES, Luiz Felipe Sardinha, o evento foi concebido com um olhar atento a tudo aquilo que tem potencial de acelerar o desenvolvimento de negócios e ainda entregar as ferramentas para quem quer estruturar uma startup.
Ao fim do evento, Sardinha expressou que o Startup Experience superou as expectativas.
“Nós contamos com a presença de startups, faculdades, estudantes universitários, empreendedores em geral, e o público interagiu demais com os palestrantes. O evento foi faculdade conectando com startup, startup conectando com instituições, conectando com profissionais de média e grandes empresas… O objetivo principal do evento, que é disseminar a cultura da inovação e principalmente a cultura da startup, foi cumprido e estamos muito satisfeitos. Entendemos que foi um sucesso e aguardamos a próxima edição”.
Luiz Felipe Sardinha, gerente de Inovação e Produtos do Sebrae-ES.Lançamentos
Um dos destaques do Startup Experience foram os lançamentos. Entre eles estava o edital de apoio a 10 habitats de inovação, numa parceria Fapes/governo do Estado com o Sebrae; lançamento do importante e estratégico Hub de Inovação do Senac, por Senac e Fecomércio em parceria com o Sebrae; o lançamento do Programa Seedes pela Fapes/governo do Estado, para apoio a 30 startups; e o lançamento pelo Sebrae da jornada de inovação e da jornada de startups.
Oficinas
As oficinas foram um sucesso e trouxeram uma experiência diferente do habitual. Como diversas atrações acontecem ao mesmo tempo, quem quisesse mergulhar no conhecimento passado pelo palestrante devia se conectar a ele utilizando fones de ouvido. Dessa forma, todos os públicos puderam absorver as informações passadas de uma maneira inovadora e que impedia a perda de foco. Os diversos assuntos atraíram pessoas de várias partes do Espírito Santo. Com isso, as programações não tinham nenhuma cadeira vazia.
A media performance analyst Laisa de Souza Silva marcou presença no evento com a oficina “Marketing de performance: como mensurar resultados de campanhas no digital”. Para ela, “o evento foi incrível”.
“Conseguiu superar a expectativa. O Sebrae produziu algo de muito valor que agregou em diversas áreas importantes para quem trabalha com startups. Marketing, gestão, tecnologia, além de ótimos espaços para networking e relacionamento. Precisamos cada vez mais de ações desse tipo para solidificar o ramo no Espírito Santo e motivar os nossos empreendedores”, destaca.
Para o especialista em inovação Luiz Felipe Macena, que ministrou a oficina “Cultura Ágil: como implementar e quais os ganhos para as empresas”, “Sem dúvida nenhuma este tipo de evento é essencial”.
“Aqui temos pessoas que estão abrindo novos negócios junto de quem já atua. Difundir esse conceito de inovação para muitas pessoas é muito importante porque o mercado ganha como um todo. Os assuntos debatidos aqui serão transmitidos dentro das empresas, então isso começará a se ramificar e fazer de fato um mercado inovador. Isso é essencial para movimentar a economia do mercado todo”, afirmou.