Por Thiago Borges, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
Diante de todos os desafios de empreender no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) se coloca como um importante ator no fomento ao desenvolvimento do ecossistema de inovação capixaba. A realização do Startup Experience By ESX é um marco no cenário de inovações capixabas que promove, ao longo deste dia 23 de novembro, 12 horas de imersão na cultura startup.
“Esse evento é por vocês, para vocês e para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou o diretor Técnico do Sebrae-ES, Luiz Toniato, na solenidade de abertura.
O Sebrae-ES atua em diversas frentes para o desenvolvimento do setor. São iniciativas como consultorias, mentorias, capacitações, realização de eventos, editais de fomento e missões empresariais, entre outras.
“Estamos seguindo todas as etapas de escalada de uma startup, desde a ideação, validação, operação e tração, apresentando oportunidades relacionadas a captação de recursos, editais públicos e privados. São soluções pensadas com uma lógica de consumo que o cliente vai seguindo o caminho e crescendo, conforme cada capacitação e consultoria”, expôs o analista do Sebrae-ES Filipe Lago.
Outra iniciativa de fomento à inovação é o SebraeLab, que lançou no evento a Jornada Startup com mentorias e dinâmicas online com propostas para soluções e crescimentos, e a Jornada da Inovação, com ações que visam gerar os melhores resultados em produtos, processos e marketing.
Além disso, existe o Programa Sebrae de Apoio à Inovação, com o objetivo de apoiar o ambiente de inovação, bem como o processo de empreender, o empreendedor em si e todos aqueles que desejam criar uma startup.
“O Sebrae tem uma atuação muito forte e alinhada com outros atores: as academias, as empresas, os agentes do governo, as instituições e as próprias startups”, destacou Luiz Toniato.
Confira outras ações do Sebrae-ES voltadas para o ecossistema de inovação:
– Trilhas de Capacitação Sebrae UP – Start e Growth, que desenvolvem projetos e ações de capacitação das startups nas áreas de Gestão e Negócios.
– Chamadas e editais que possibilitam às startups participarem de eventos e concursos, com objetivo de oportunizar o acesso para novos mercados.
– Editais de subvenção, com objetivo de apoiar ideias e projetos com potencial de negócios.
– Missões empresariais, que promovem o intercâmbio entre startups capixabas e atores do ecossistema de inovação brasileiro.
– Realização de eventos temáticos, que promovem conexão entre fundadores e colaboradores de startups com investidores e clientes potenciais. Entre eles, o Startup Day, o ESX – Espírito Santo Innovation Experience e o próprio Startup Experience.
– Apoio do Sebrae no fomento de Ecossistemas Locais de Inovação, em todo o Estado. À medida que novos ecossistemas locais são criados, cria-se uma ambiência favorável ao surgimento de novas startups.
Apoio faz a diferença no crescimento das startups
A startup Meu Chope conta com o apoio do Sebrae-ES desde a criação, em 2020, com a proposta de automatizar torneiras para venda de chope em formato de autosserviços.
Presente no Startup Experience, o representante comercial da startup, Wagner Alvarenga, contou que as participações nos eventos do Sebrae ajudam a apresentar a tecnologia para o mercado e para o público consumidor, além de surgir como uma nova opção para empreendedores: “O nosso sistema ajuda o empreendedor a criar um novo negócio para ele”, pontuou Wagner.
Questionado sobre quais frutos espera colher como resultado da participação no evento, Alvarenga relatou que pretende ampliar os contatos, aumentar os relacionamentos e conhecer pessoas novas que podem contribuir para o ecossistema de inovação. “Estar aqui é muito importante devido ao networking de pessoas interessadas em conhecer novos negócios e novas tecnologias. E essa troca é muito válida”, finalizou.
Outro modelo de iniciativa apoiada pelo Sebrae é a Social Tech Das Pretas, um Laboratório de Inovação e Tecnologia Social que, junto com o Sebrae, constrói futuros de empreendimentos afro centrados e diversos, além de contar com o apoio da instituição para outras demandas organizacionais.
Participar do Startup Experience, para a head de Educação do Das Pretas, Luana Loriato, é uma oportunidade de a startup ser vista e dos demais participantes entenderem como eles operam e conhecer o que é feito. Luana também falou sobre a importância da troca de experiências entre as startups presentes no evento e os resultados que serão obtidos no futuro.
“É importante fazer novas conexões para que em 2023, de alguma forma, a gente leve todos os aprendizados adquiridos aqui para a nossa rede de empreendedores. Nós temos uma rede de empreendedores que, ao longo do ano, oferece cursos e mentorias. Em 2023 a gente tem muito que aproveitar do que está acontecendo hoje”, afirmou Luana.