O Espírito Santo tem a meta de chegar a mil startups em funcionamento até 2030. E qual é o panorama hoje? Como parte do conteúdo produzido para o Startup Experience, evento realizado pelo Sebrae-ES com apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) no dia 23 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória, o WhitepaperDocs desenvolveu uma série com três whitepapers para detalhar o ecossistema que envolve as empresas de base inovadora no Espírito Santo.
O termo whitepaper se refere a um tipo de documento que aprofunda um assunto, traz seus conceitos e funciona como um guia para os leitores, muito usado na política e nos negócios.
Nessa série especial, traçamos um panorama das empresas de base inovadora no Estado, detalhamos o ecossistema de apoio às startups capixabas e listamos os principais players para a busca de recursos – seja investimentos ou financiamentos.
O primeiro whitepaper traz um cenário das startups capixabas em números. Como o fato de 60% das empresas desse tipo no Espírito Santo terem sido fundadas entre 2017 e 2021, além das categorias que concentram o maior número de startups: edtechs (11,46%), fintechs (10,19%) e healthtechs (7,64%). Acesse aqui!
O segundo reforça a importância de um ecossistema de apoio às startups para que elas cresçam e escalem mais rapidamente. Acesse aqui e confira uma relação completa com hubs, aceleradoras, labs de inovação, instituições, organizações e empresas de assessoria jurídica e contábil voltadas para startups.
O terceiro é um guia completo sobre onde conseguir recursos para a sua startup. Acesse aqui e confira uma relação completa com as principais alternativas no Espírito Santo nas categorias corporate venture building, venture capital, corporate venture, aceleradoras e subvenção econômica.