A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), abriu as inscrições para o edital de incubação de empreendimentos inovadores para empreendedores que desejam iniciar e desenvolver suas ideias, processos, projetos e negócios nas áreas social, cultural, tecnológica e tradicional.
Com fluxo contínuo, as inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de cada mês através do formulário eletrônico disponível.
Com oportunidades em 11 Núcleos Incubadores (NIs) distribuídos nos campi do Ifes presentes nos municípios de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória, o edital objetiva consolidar e aperfeiçoar habilidades e competências empresariais através do método de incubação, fornecendo o apoio necessário para a criação, amadurecimento e fortalecimento de produtos e serviços inovadores no mercado.
Os proponentes poderão usufruir dos respectivos benefícios oferecidos pelo Núcleo Incubador e pela Agência de Inovação do Ifes:
- Apoio na gestão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de negócio e sua implantação no mercado;
- Apoio tecnológico para o desenvolvimento dos produtos e processos inovadores;
- Apoio à promoção da rede de relacionamento com instituições científicas, tecnológicas e entidades empresariais para a formação de parcerias estratégicas e na busca de mentores do Ifes ou externos;
- Apoio na identificação de pesquisadores e profissionais que possam aprimorar os produtos, processos e serviços do empreendimento;
- Apoio técnico na elaboração de projetos para captação de recursos;
- Apoio técnico quanto ao depósito de patentes e demais registros junto ao INPI;
- Apoio técnico quanto às questões jurídicas que envolvam o empreendimento.
Startups, spin-offs, MEIs, associações, cooperativas, fundações, ONGs, empreendimentos agropecuários, negócios de impacto socioambiental, inventores, pesquisadores, trabalhadores informais e afins deverão enquadrar seus projetos e propostas dentro das áreas de atuação do NI indicado no ato da inscrição.
Presidido pelo respectivo coordenador do Núcleo Incubador, o processo de seleção será dirigido pela banca de seleção de empreendimentos de cada um dos Núcleos Incubadores e consistirá em duas etapas de avaliação, sendo a primeira a habilitação e manifestação de aceite e, a segunda, a análise do formulário de inscrição e entrevista.
O período de incubação poderá ser de até 36 meses, contemplando as modalidades “residente” e “não residente”, na qual o empreendimento com CNPJ ou produtor rural com inscrição estadual necessite ou não, dentre os métodos de apoio fornecidos pela NI, da autorização de uso de espaço físico para o desenvolvimento de inovação.
As informações e documentos acerca das etapas do processo seletivo de empreendimentos inovador estão disponíveis no site agifes.ifes.edu.br/editais. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas para o e-mail incubadora@ifes.edu.br.