Empresas aceleradoras já podem se inscrever no chamamento público nº 07/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que tem o objetivo de credenciar e habilitar aceleradoras da região Sudeste para a realização de serviços técnicos especializados de aceleração de startups beneficiárias do Programa Tecnova III, operacionalizado em colaboração com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O Programa Tecnova III fomenta e apoia o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores de empresas brasileiras para o fortalecimento dos setores econômicos tidos como estratégicos nas políticas públicas federais e nas políticas públicas de inovação de cada estado.
A expectativa é que ao menos 35 empresas serão beneficiadas pelo Tecnova III no Espírito Santo, e as participantes do programa poderão selecionar e contratar diretamente sua aceleradora a partir de um catálogo das credenciadas.
Cada startup beneficiada terá R$ 70 mil para a contratação da aceleradora. Por isso, as propostas das aceleradoras interessadas em se credenciar devem ser compatíveis com o orçamento e devem englobar:
- Mentorias para diferentes áreas da gestão;
- Treinamentos;
- Conexões com grandes corporações ou outras startups;
- Orientações para participação em rodadas de investimentos;
- Articulação com foco em marketing e vendas para startups;
- Adequação das propostas de valor e modelos de negócios das startups;
- Identificação de oportunidades de mercado;
- Estratégia de comercialização de produtos e serviços de startups.
O prazo para inscrição das propostas no edital N°07/2023 vai até o dia 30 de abril e a divulgação dos resultados do chamamento público de aceleradoras será no dia 22 de maio. As startups participantes do Tecnova III devem iniciar a execução de seus projetos no primeiro semestre de 2024 e terão dois anos para completá-los. A aceleração será neste período.
O Edital e as informações sobre as etapas do processo seletivo estão disponíveis no site fapes.es.gov.br.