Exclusivo para mulheres, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vagas remanescentes do curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, iniciativa realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), e o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de junho através do formulário eletrônico disponível no link.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades entre as mulheres jovens e adultas no ambiente de trabalho, além de promover uma maior valorização da ciência e incentivar o interesse nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, a turma de vagas remanescentes específica para mulheres cisgênero e transgênero está alinhada com o Objetivo 5 (“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”), dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estabelecidos pela Agenda 2030 que foi assinada durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros.
Serão disponibilizadas 10 vagas remanescentes para o curso de mestrado em computação e todas as contempladas pelo programa terão a oportunidade de participar de projetos, ministrar cursos e palestras direcionados às mulheres residentes no município de Serra. Com duração de 24 meses, o curso é gratuito, sem taxas de mensalidade e/ou matrícula, e as aulas serão realizadas presencialmente no Campus Serra do Ifes durante o período noturno.
Sobre as inscrições
Dividido em três etapas – Exame de Suficiência em Língua Inglesa, Exame de Conhecimentos Específicos e Análise Curricular –, o processo seletivo será conduzido por uma comissão designada pelo diretor-geral do Campus Serra do Ifes e levará em consideração as diretrizes estabelecidas para a inscrição no edital 105/2023, sendo elas:
- As vagas são destinadas a candidatas que possuam um diploma de curso superior em qualquer área de estudo, validado ou revalidado por uma autoridade responsável do Ministério da Educação ou por uma instituição apontada por ele.
- Candidatas estrangeiras devem apresentar uma declaração de equivalência dos estudos realizados no exterior, sujeita à revalidação adequada por uma instituição brasileira, conforme a legislação em vigor.
- A candidata que ainda não tenha recebido seu diploma da Instituição de Ensino Superior (IES) pode se inscrever utilizando uma declaração ou certidão de conclusão de curso de graduação, contendo a data da colação de grau, acompanhada do histórico escolar da graduação, emitidos pela IES. A data da colação de grau deve ser anterior à data de matrícula.
- A comprovação do pré-requisito do diploma ou da colação de grau pela candidata será exigida no momento da solicitação de matrícula.
- Todas as candidatas devem apresentar documentação informando seu gênero feminino e todas as candidatas devem possuir conhecimentos sólidos em programação.
Para mais informações sobre o edital, acesse: https://tinyurl.com/yeynh9mt