Por Camila Borges
A construtora capixaba Morar consolidou-se como referência em inovação, tanto no que diz respeito à construção civil, quanto às operações internas da empresa. Já são 42 anos fazendo história e acreditando no processo de inovação como uma forma de melhorar o mercado como um todo. A próxima aposta da empresa é implementar, até o final de 2024, um programa de intraempreendedorismo.
A ideia do intraempreendedorismo é melhorar a experiência do cliente da Morar em diferentes etapas da jornada. Consiste em garantir que as informações sejam integradas de forma eficiente em cada uma das etapas e que seja possível medir os resultados de forma clara e eficiente.
“Neste momento existem duas equipes focadas em inovações que vão melhorar a experiência do cliente da Morar. Iniciaremos em breve um programa de intraempreendedorismo focado no operacional das obras, pois entendemos que as frentes de trabalho têm um potencial enorme de contribuir com novas formas de produzir com qualidade e produtividade” explicou Plínio Machado, gerente de Qualidade e Inovação.
O foco da inovação na Morar tem sido a melhoria e a transformação digital de processos com foco na qualidade e na produtividade, a eficiência financeira e, principalmente, novas formas de relacionamento com o cliente, pensando na experiência como um todo. Foram diversas ações práticas ao longo dos últimos anos que reforçam essa mentalidade.
Mentalidade da inovação
Para continuar desenvolvendo a mentalidade de inovação na empresa, foi contratada a Inventa Consultoria e, dentro da Morar, o programa Aprimorar, também responsável por fazer surgir novas ideias e soluções inovadoras.
O setor da construção civil ainda possui muito potencial de inovação a ser explorado. A cada inovação implementada pela Morar o mercado inteiro é afetado e beneficiado, novos nichos são criados para os fornecedores e a qualidade dos serviços e processos aumenta.
Comunicação e Marketing inovadores
Na área da comunicação e do marketing, a personagem Cora é um case de sucesso da Morar. A popular coruja verde, desenvolvida em conjunto com a agência Prósper, integrante da Beta Rede, personificou a marca e aproximou-a do público. O animal passa a ideia de sabedoria, intelectualidade, como a Morar, que já tem experiência no ramo da construção civil. Além disso, ela agrega um elemento lúdico a um negócio comumente associado a algo mais formal e sério. A personagem tem jingles próprios e é conhecida especialmente entre as crianças. Até do Carnaval capixaba a Cora participou, desfilando no Sambão do Povo por quatro anos seguidos.
Ainda no setor da comunicação, foram criadas novas plataformas digitais, buscando a integração dos sistemas de controle e a digitalização de tarefas que até então eram realizadas em documentos e planilhas ou em sistemas de interface ineficientes. Também foram utilizadas novas abordagens de comunicação, inovando as estratégias de interação com os clientes, de forma a usar o potencial das redes e transmitir informações seguras e de forma leve.
O potencial inovador da construção civil
A inovação nesse setor visa facilitar o trabalho no canteiro de obras por meio de técnicas, ferramentas e materiais que otimizam o processo construtivo. As iniciativas resolvem questões práticas do cotidiano, ao mesmo tempo que aumentam a produtividade.
A Morar possui diversos projetos inovadores em suas obras. Um dos destaques foi a industrialização da produção de kits elétricos. Essa medida transformou uma etapa extremamente importante da obra, que é a instalação elétrica dos apartamentos. Até então, todo o processo de passagem de tubulações e fiação elétrica era realizado na frente de trabalho, o que gerava dificuldades operacionais, patologias e perda de controle de material e mão-de-obra.
Com a produção dos kits elétricos em uma central no canteiro de obras, o processo se tornou mais ágil e sistematizado, garantindo maior controle, qualidade e produtividade. Além disso, iniciaram a utilização de novos materiais e métodos construtivos, buscando otimizar etapas, diminuir custos da construção e aumentar a segurança.
Com a intenção de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos imóveis, a Morar foi pioneira na implantação do método construtivo Light Steel Frame em condomínios de casas – o Aldeia Imperial Colatina e o Aldeia Manguinhos. Há mais de 100 anos esse método é utilizado nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, o Light Steel Frame é empregado há mais de 12 anos em unidades comerciais e residenciais.
Um dos principais benefícios do modelo é um melhor acabamento e o isolamento térmico e acústico, pois oferece uma estrutura que suporta até 55 decibéis, o equivalente a uma parede de bloco de concreto de 20 centímetros de espessura.
No planejamento das construções, foi adotado o Sistema BIM (da sigla em inglês para Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção. É uma metodologia que gera representações digitais das características físicas e funcionais de construções. A modelagem mais utilizada era o desenho tradicional em 2D, que é uma representação planificada do que será construído. A modelagem com BIM apresenta modelos 3D mais fáceis de visualizar e se assemelham mais ao produto final.
A ideia de entregar os apartamentos sem piso, por exemplo, foi inovadora pois as pesquisas apontavam que mais de 90% dos clientes trocavam o piso. A Morar também foi pioneira na iniciativa de colocar quintais privativos nos apartamentos térreos.
Em 2021, a construtora criou a primeira loja conceito de imóveis, em Cariacica. A partir dela, os moradores poderiam conhecer a experiência dos empreendimentos Morar e como funcionava o padrão de qualidade dos atendimentos.
Segundo Plínio Machado, o processo de inovar passa por várias tentativas e testes, mas o resultado final é recompensador:
“A inovação é um processo que envolve incertezas e precisa ser construído em cada contexto, dependendo diretamente da cultura das empresas e da importância dada pelas altas lideranças.”
Plínio MachadoPara Plínio, a Morar tem se destacado cada vez mais no contexto capixaba e pode inspirar outras empresas a buscarem novas soluções:
“Avalio que nossas iniciativas podem inspirar outras empresas a acreditar no processo de inovação como uma forma de melhorar todo o mercado. Da mesma forma que nos inspiramos em iniciativas inovadoras de outras empresas, exercitando o benchmark e buscando visualizar estratégias inovadoras que melhorem o contexto da construção civil e suas múltiplas interfaces”, compartilhou.
Certificação
A Morar foi reconhecida internacionalmente por suas iniciativas. Em 1998, foi a primeira empresa capixaba a receber a certificação ISO 9001. E em 2023, foi a primeira empresa em todo o Brasil a receber uma placa comemorativa por 25 anos consecutivos de certificação. Esse selo é internacional, criado para empresas que conseguem atingir metas e garantir eficiência na produção e entrega dos produtos e serviços.