Por Karol Costa, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
Novos rumos, novos cenários. Com o objetivo de contribuir ativamente para fomentar a atividade turística e o desenvolvimento econômico do Estado, a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio/ES) relançou esta semana (14 de junho), a Câmara Empresarial de Turismo (CET/ES), em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O evento foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

(Crédito das fotos: Marcos Salles)
Durante a solenidade, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, 23 representantes de diversos setores ligados à atividade turística no Espírito Santo, como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros, tomaram posse. De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio/ES, a CET/ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança.
José Antônio Bof Buffon, secretário-executivo da CET/ES, afirma que a câmara será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base empresarial da Fecomércio/ES.
“O turismo é estratégico para a economia do Espírito Santo. O que atrai o turista é a experiência. Estamos preparando o Estado para oferecer a melhor experiência para os turistas. Nosso principal objetivo é colocar em prática uma série de ações, as quais podemos destacar a melhoria na qualidade do atendimento ao turista, oferecendo formação e capacitação no setor comercial; a melhoria no desempenho dos pequenos negócios; e a facilitação do acesso ao crédito”, pontua Buffon.
A câmara também vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas de turismo em bases sustentáveis; apoiar a formação de recursos humanos para o setor privado e governo; e propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.
Entre as propostas, os membros da CET/ES sinalizaram a importância de se discutir a criação de um centro de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios; a oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para receber os turistas. Outro ponto levantado é a importância de que obras de infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.
Turismo
O turismo capixaba cresceu economicamente 25,5% no ano de 2022, de acordo com o Boletim da Economia do Turismo, realizado pela empresa Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios, em parceria com o Instituto Jones Santos Neves (IJSN). Os dados também apontam que a receita arrecadada com atividades turísticas subiu 42,9% de 2021 para 2022, mostrando que atividade turística no Espírito Santo cresceu consideravelmente em relação ao período pré-pandemia e, especialmente, ao ano de 2021.
Representando 7% do PIB do Estado, o setor emprega cerca de 180 mil pessoas, sendo 63,6% profissionais devidamente formalizados. No entanto, o momento é de fazer mais e de uma forma mais assertiva. O secretário de Turismo do Espírito Santo, Weverson Meireles, frisou a importância de unir as instituições para alavancar o segmento.
“É com grande satisfação que vemos a reinstalação da Câmara Empresarial do Turismo. A união de todos os atores do segmento, como trades, entidades, instâncias de governança, gestões municipais, conselhos e o governo do Estado, só tem a alavancar o crescimento do setor no Espírito Santo. A Secretaria de Turismo está com diversas ações para este desenvolvimento e só com uma política transversal nós temos a possibilidade de transformar todos os projetos em realidade”.
Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET/ES)
A CET/ES foi criada em 2011 e, desde então, atua como um fórum qualificado para promover o diálogo setorial, elaborar estudos e sugerir proposições, ações e estratégias para o fomento da atividade turística nas esferas federal, estadual e municipal no Espírito Santo.
Trabalhando junto com as entidades representativas do setor (como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sistema S (Sesc, Senac e Sebrae), Findes, agências de viagens, associações de hotéis, sindicatos etc), a CET/ES busca fortalecer e unir o segmento em prol de objetivos comuns para o incremento da cadeia produtiva do turismo.

O presidente Idalberto Moro ressalta, ainda, que a CET/ES fortalece a representatividade da Fecomércio/ES no turismo e amplia as possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor. Ele lembra que o movimento de fomentar o turismo no Estado começou com o Vai Turismo, um programa nacional da Confederação Nacional de Comércio (CNC), do qual a Fecomércio/ES faz parte.
“Foi esse projeto que fez com que o tema tivesse mais notoriedade em pautas nacionais e chegasse a iniciativas regionais, como o Vai Capixaba, que ganhou força e surgiu para o desenvolvimento de ações visando impulsionar os negócios do setor.”
Idalberto Moro, presidente da Fecomércio/ESPara a CET/ES, esse é o momento certo de se reinventar e contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo capixaba. Movimentando o setor e interagindo com diversos players, a câmara busca estimular novas estratégias para alavancar as atividades turísticas, numa sinergia que demonstra a vocação natural do Espírito Santo para o turismo.
(Com informações da Fecomércio/ES e Setur/ES)
(Crédito das fotos: Marcos Salles)