Por Karol Costa, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
O ESX 2023, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), chegou ao fim na noite deste domingo. De 2 a 4 de junho, a Praça do Papa foi palco de concretização de sonhos, desenvolvimento, parcerias e, é claro, muita inovação. Mais de 25 mil pessoas visitaram o espaço ao longo dos três dias de evento.
Os espaços Arena do Conhecimento, Talentos do Amanhã, Robótica, Sala Imersiva e Arena Games foram os que mais fizeram sucesso, reunindo milhares de visitantes. As oficinas e palestras também ganharam destaque, com grande público interessado no mundo da inovação e da tecnologia.
O diretor Técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, fala com orgulho sobre o sucesso do ESX e o amadurecimento do ecossistema de inovação capixaba.
“Superou todas as nossas expectativas! Nós tínhamos colocado como meta sacudir o ecossistema de inovação do Espírito Santo e nós conseguimos. Sabíamos de antemão que tínhamos um conjunto de pessoas ligadas a essa temática que teriam muito interesse, mas nós subestimamos isso. Todos os dias do evento foram lotados. Estamos cheios de alegria”, contou ao Whitepaper.
Para o diretor de Atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, isso mostra bem o interesse da população, principalmente dos jovens.
“Observar a quantidade de jovens no evento é fantástico. Estamos muito satisfeitos com o resultado, com o trabalho em equipe. Quando todos trabalhamos unidos, o resultado sempre vem positivo”, afirmou José Eugênio.
O sucesso da 3ª edição do ESX foi tão grande que impactou positivamente todo o ecossistema de inovação do Estado. O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destaca a importância desse acontecimento.
“É uma entrega fantástica, porque todo mundo conhece a participação do Sebrae no ecossistema e a nossa vontade de fazer acontecer uma integração, uma união nesse meio. Cada agente tem uma função a ser cumprida para que a inovação faça o Espírito Santo destaque no cenário nacional”, conclui.
O governador Renato Casagrande ressaltou a integração de diversos atores em prol da criação de um ambiente de criatividade, talento e desenvolvimento:
“O ESX atraiu muita gente interessada em inovação, muitas empresas, muitos profissionais, muitas instituições. Todos integrados criando um ambiente de tecnologia e de inovação. É o que nós desejamos para o Espírito Santo: ter um bom ambiente onde as pessoas possam, com criatividade, usando todo seu talento, desenvolver ainda mais nosso Estado e gerar oportunidade para todos os capixabas.”
Renato Casagrande, governador do EstadoPara o vice-governador, Ricardo Ferraço, a 3ª edição do ESX é uma consolidação de toda a trajetória inovadora que está sendo construída no Estado.
“Ao longo desses dias foram mais de 25 mil pessoas e mais de 100 startups que tiveram oportunidade de se conectar com o mercado. Estou seguro em afirmar que nós somos o estado brasileiro com o maior sistema local de inovação”, afirma.
Startups fazem conexões e geram negócios
As startups foram o centro das atenções durante todo o evento. Com ideias inovadoras, elas conquistaram os visitantes e os expositores com soluções inteligentes e muito networking. De acordo com o CEO e fundador do Vibes, Fernando Gregório, a participação no ESX foi um divisor de águas para a empresa.
“A interação com a equipe do Sebrae, com os expositores e com os visitantes foi sensacional. Uma troca de energia tão grande que fez com que a gente pudesse validar algumas ideias e traçar novas metas e novos indicadores para os negócios que vão surgir após o ESX”, expressa.
Outra startup que também obteve bons resultados durante o evento foi a Chip 2 Gol. Para o product manager Glauber Pereira, expor o negócio em um ambiente deste porte proporciona conexões não só com o público, mas também com o mercado.
“A todo momento chegavam pessoas aqui. Fazer essa integração é muito importante para aumentar o nosso leque de oportunidades”, finaliza.
“O ESX merece ter novas edições todos os anos. Aqui a gente tem oportunidade de conhecer novas pessoas, novos negócios, e o Estado precisa fomentar isso cada vez mais”
Glauber Pereira, product manager na Chip 2 GolO servidor público Washington Campos afirma que o ESX está transformando a vida dos capixabas. “É um evento inovador. Um espaço esplêndido, onde são disseminadas para a população as diversas maneiras de se fazer inovação”, conclui.
“Eu gostei muito da exposição das startups, do espaço robótica, do cachorrinho robô e do espaço do governo do Estado, que colocou cursos à disposição da população”
Washington Campos, servidor público.O estudante João Otávio Carvalho participou pela segunda vez do ESX e se surpreendeu com a dimensão do evento e com os avanços tecnológicos que foram apresentados.
“Eu acho que o ESX cresceu bastante. Estou gostando muito dessa movimentação, das empresas inovadoras. Eu vi o carro autônomo da Ufes, os óculos de realidade virtual da Faesa. Superou muito as minhas expectativas”, relata.
ESX 2023
O ESX 2023 é uma realização do Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.