Por Karol Costa, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
O último dia de ESX 2023 foi marcado por palestras sobre profissões do futuro, tendências e inclusão no mercado de trabalho. O evento realizado pelo Sebrae/ES reuniu grandes nomes do ecossistema de inovação para debater os assuntos no Espaço Start. Na oportunidade, foram apontadas as soluções para o futuro das profissões e as profissões do futuro.
A falta de profissionais qualificados é um dos grandes desafios do futuro. O painel foi composto pelos palestrantes Renato Tanure, membro fundador da Mobilização Capixaba Pela Inovação (MCI); Richardson Schmidel, diretor regional do Senac/ES; e Niase Borjaille, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do ES (Assespro/ES).
O destaque do debate foi a desigualdade de gênero na área da programação. Segundo o diretor do Senac/ES, a falta de mão de obra em Tecnologia da Informação se deve ao fato de que poucas mulheres estão inseridas na área.
“É preciso incentivar as mulheres para que elas saibam que podem e que nós precisamos delas na programação”, afirmou.
“Para aumentar o número de pessoas na área da programação, precisamos promover a inclusão.” Niase Borjaille, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Espírito Santo (Assespro/ES).
As experiências de mercado, tendências e os prováveis futuros das profissões também foram debatidas no espaço pelos mediadores Chico Ribeiro, sócio e diretor do escritório Balaio Design; Giovanni Mesquita, fundador da Sempre Design; e José Guilherme Lirio Pella, criador da startup do projeto Astan Bike.
De acordo com Mesquita, a experiência do usuário e a preocupação do empreendedor com o público é o objetivo principal a ser pensado para buscar soluções para o futuro dos negócios.
“Se você é designer, a primeira coisa que precisa pensar é no outro”, contou.
Os palestrantes abordaram ainda a incerteza do futuro da programação.
“O avanço da inteligência artificial está mudando o rumo da sociedade. Não dá para prever o futuro”, finalizou Mesquita.
ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience
O ESX 2023 foi realizado de 2 a 4 de junho, na Praça do Papa, pelo Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.