Por Américo Soares, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
O governo do Estado lançou o Programa de Formação Avançada do Sistema Universidades. Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a iniciativa vai oferecer 2,5 mil vagas em 1,8 mil cursos de instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de potencializar a transformação digital e promover a qualificação dos capixabas.
As oportunidades serão destinadas para servidores públicos e sociedade em geral, de forma gratuita e na modalidade on-line, facilitando o acesso para que o cidadão possa alcançar novos patamares em suas carreiras profissionais. Os temas vão de Chat GPT a Gestão da Inovação.
“É uma oportunidade muito ímpar que o Estado está ofertando”, afirmou Matheus Benincá, gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.
Para participar, o candidato pode acessar o site universidades.es.gov.br e atender alguns requisitos exigidos do edital, como: residência no Espírito Santo, idade mínima de 16 anos, noções básicas de informática e acesso à internet e computador. Após a candidatura e aprovação, o participante adquire licença para participar de quantos cursos se interessar, no período de 120 dias.
“O edital estará correndo durante esses 120 dias. Enquanto o participante estiver com a licença disponível, nós estaremos disponibilizando os cursos de qualificação. Quando as vagas se esgotarem, vamos abrir para cadastro de reserva. Assim ele garante a oportunidade de cursar quando estiver disponível novamente.”
Matheus Benincá, gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do EstadoSERVIÇO
Programa de Formação Avançada do Sistema Universidades;
Site: universidades.es.gov.br;
Quase 2 mil cursos de qualificação disponíveis;
Prazo de 120 para cursar.