Por Laura Gomes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES
O ESX, que está sendo realizado até domingo, na Praça do Papa, em Vitória, demonstra a intensidade do movimento de inovação capixaba ao reunir todo o ecossistema em um só lugar e mostra por que o Estado é o local propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras. O evento foi aberto oficialmente nesta sexta-feira, às 9h, e a solenidade reuniu algumas das principais autoridades ligadas à inovação no Espírito Santo no espaço Arena do Conhecimento.
A apresentação, mediada pelo comediante Bruno Romano e a atriz e jornalista Geórgia Fröhlich, contou com a presença de Luiz Toniato, diretor Técnico do Sebrae/ES; Carlos André de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES; Ricardo Ferraço, vice-governador do Estado; Bruno Lamas, secretário de Estado da Ciência, Inovação, Tecnologia e Formação Profissional; Rodrigo Araújo, gerente executivo de Tecnologia e Inovação da Vale; e Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.
De acordo com Toniato, tudo foi pensado com muita cautela para atender os mais diversos públicos. A estimativa é que muitas pessoas sejam alcançadas e impactadas pelo evento, que se tornou o principal ponto de encontro do ecossistema no Estado.
“Nós corrigimos os erros e aumentamos as coisas positivas. É um projeto robusto, passamos alguns anos trabalhando nele. Muitas equipes se dedicaram para que tudo funcionasse perfeitamente. A expectativa é chegarmos a 20 mil visitantes.”
Luiz Toniato, diretor Técnico do Sebrae/ESO maior evento de inovação do ES, neste ano, vai receber empresas, academias, empreendedores, investidores, estudantes, instituições e pesquisadores de todos os lugares. Além disso, conta com a presença de 100 startups em exposição, mais de 500 profissionais envolvidos e cerca de 100 palestrantes.
O secretário de Estado da Ciência, Inovação, Tecnologia e Formação Profissional, Bruno Lamas, destacou alguns dos inúmeros motivos pelos quais o Espírito Santo é um dos ambientes mais propícios para o desenvolvimento da inovação:
“Pela posição geográfica, pelo número de portos, pela segurança jurídica, pelo grau de governança, pelo grau de transparência, por financiar programas e ações através de um fundo específico, que usa recursos do gás e petróleo. É o único Estado da nação que tem um Funcitec/MCI, com recurso do gás e petróleo”
Bruno LamasCapixabas no topo
Não é à toa que o Espírito Santo se tornou referência quando se trata de investimento em tecnologia, inovação, empreendedorismo e futuro. O trabalho de todas as entidades envolvidas e a vontade de crescer do capixaba demonstram a evolução constante. Por isso, o evento também é um canal para apresentar as potências presentes no Estado e auxiliar na busca por um reconhecimento nacional na área.
“Esse evento é o ápice de um processo que se repete anualmente e ele serve para mostrar a evolução que aconteceu a partir do anterior para o presente, evolução essa que está acontecendo no ecossistema capixaba. Ele também tem o papel de levar essa informação, essa notícia, e nossas ações para o restante do Brasil, isso é muito importante”, ressalta o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Dênio Pandolfi.
Para o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, esse reconhecimento é um grande desafio, mas que em breve será vencido, principalmente com a realização do ESX.
“A inovação no Espírito Santo não é uma narrativa, é uma prática. E juntos nós alcançaremos o alto reconhecimento que desejamos”
Unindo potências
Para que o evento seja realizado em sua real grandeza, muitas pessoas estão sendo envolvidas no processo. O apoio, que vem de diversos setores, mostra que não há barreiras na hora de transformar o espaço. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou a importância dessa conexão.
“Nós vamos ter aqui produção de conhecimento, vamos ver de fato as inovações de capixabas sendo valorizadas e principalmente o ambiente de construção coletiva. Isso é muito bacana porque se trata da união do setor privado com o setor público, todo mundo aqui com o mesmo objetivo. Acho que nós estamos dando um belo exemplo de que é possível, sim, construir, que é possível olhar para frente. Precisamos reconhecer e valorizar os nossos talentos”, ressaltou.
O setor privado marca presença no evento com o patrocínio de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.
“Para a Vale, a inovação é a mineração do futuro. Nós acreditamos nos talentos que temos e é por isso que hoje estamos aqui, apoiando mais um mais uma vez o ESX, porque acreditamos que desta forma vamos estimular os debates e as conexões para assim, realmente, alavancar todo o desenvolvimento que a gente espera para o nosso Estado e para nossas empresas aqui”, afirma o gerente executivo de Tecnologia e Inovação da Vale, Rodrigo Araujo.
As academias são também uma importante vertente na formação do ecossistema de inovação. O reitor da Faesa, Alexandre Theodoro, exaltou a conexão que o ESX proporciona entre os estudantes e o mercado.
“O ESX volta bem maduro e consolida todo esse trabalho que já vem sendo feito há muitos anos por várias mãos e por vários atores. A importância de um evento como esse para a academia é o relacionamento, a aproximação com o mercado. A Faesa tem um movimento de inovação, o Mov.ie, que é um hub de conexão com o mercado, e no ESX os alunos têm essa experiência de inovação do mundo real. Eles conseguem ver na prática todo o conhecimento adquirido, todas as práticas, todas as experiências por meio de pesquisa, por meio de extensão, por meio dos trabalhos acadêmicos, e isso traz ao aluno um diferencial muito grande na sua formação”.
Alexandre Theodoro, reitor da FaesaAlém disso, o evento conta com o apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), onde os principais parceiros que existem no ecossistema de inovação estão juntos pelo mesmo propósito.
“Trata-se de uma joia rara que existe só no Espírito Santo, onde a gente conseguiu juntar todos os principais parceiros que existem no ecossistema de inovação. E isso está junto de uma forma organizada, além de contar com o fundo monetário que é destinado para essas ações”, explica Dênio Pandolfi, que é membro da MCI.
A inovação não para
Durante todo o final de semana, o evento contará com a participação de grandes nomes em palestras e painéis, além de oficinas, consultorias e networking. O ESX 2023 é uma realização do Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.
SERVIÇO
ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sexta-feira e sábado (2 e 3 de junho), das 9h às 21h; e domingo (4 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es