Por Américo Soares, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
A possibilidade de trabalhar como desenvolvedor de jogos no Espírito Santo foi apresentada para as mais de 3 mil pessoas que passaram pela Arena Games nos três dias de ESX – Espírito Santo Innovation Experience 2023, realizado pelo Sebrae/ES de 2 a 4 de junho, na Praça do Papa. O espaço promoveu imersão no mundo dos games por meio da interação entre visitantes e desenvolvedores capixabas.
O mercado de jogos eletrônicos vem se consolidando a cada ano e se tornando um dos mais promissores do mundo. A diretora de arte da desenvolvedora capixaba LudoThiking, Renata Machado, relatou a experiência de expor no ESX e a importância de mostrar ao público o trabalho realizado no Estado.
“O evento permite mostrar que é possível trabalhar com isso aqui no Estado”, afirmou Renata.
A Arena Games foi projetada para quem curte jogos eletrônicos e contou com diversos games interativos 100% brasileiros, sendo 13 deles de desenvolvedores capixabas.
Apesar de receber muitas crianças e adolescentes, o espaço é destinado ao público geral, interessado em assuntos do futuro e possibilidades de mercado. O analista do Sebrae/ES e responsável pela Arena Games, Dellano Lopes, contou que o ambiente atendeu cerca de mil pessoas por dia, com 10 minutos cada para vivenciar o jogo.
“É um número bastante expressivo para um dia. Ao final do evento, vamos ter atendido cerca de 3 mil pessoas”, relatou Lopes.
A indústria de jogos eletrônicos é um dos setores com maior potencial de crescimento e vem ganhando cada vez mais espaço no ecossistema de inovação. Só no Brasil, o negócio de games movimenta cerca de R$ 12 bilhões ao ano. O desenvolvedor de jogos independentes Lucas Lacerda expôs no ESX o Maga Striker Games, e contou a perspectiva de futuro para o negócio.
“A tendência é só expandir. No momento nós estamos em negociação com nosso primeiro acordo comercial. Assim como nós, existem várias empresas com projetos em sites, como o Steam, e nós esperamos que os jogos tenham alcance de nível internacional”, finalizou Lacerda.
O ESX
O ESX 2023 é uma realização do Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.