Por Laura Gomes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.
Apple, Walt Disney, Tesla e Nike. O que essas marcas internacionais possuem em comum? A resposta foi apresentada aos visitantes do ESX 2023 pelo especialista em customer experience Thiago Freire, que atuou na Apple por 10 anos, e mexeu com a emoção ao falar de conexões. O evento, realizado pelo Sebrae/ES na Praça do Papa, foi encerrado neste domingo (4 de junho).
A importância da conexão marca-cliente ficou clara durante toda a conversa. Todas essas empresas possuem uma ligação direta com seu público, uma história onde os protagonistas são os próprios consumidores.
“Não basta apenas vender. É preciso entender a dor dos clientes e realizar trocas sinceras com eles. Muita gente acha que inovar é fazer algo extremamente inédito, mas, na verdade, inovar é fazer o básico bem feito”, disse Thiago, que tem em sua trajetória profissional passagens por empresas como Oi, Heineken, Ipiranga e Apple, de onde saiu para se tornar dono do próprio negócio.
Foi esse o principal legado que um dos maiores inventores da humanidade deixou. Steve Jobs, que revolucionou a Apple e a levou ao patamar que se encontra nos últimos anos, precisou ser demitido e voltar para a empresa para entender que a mudança que todos esperavam estava nas relações verdadeiras entre clientes e vendedores.
“Ele foi o maior exemplo do que nós estamos debatendo aqui. O que ficou de toda sua trajetória com o mercado é que o essencial nas relações comerciais é entender as dores, criar conexão e atuar com propósito de impactar, e não apenas vender”, ressaltou.
China: a nova líder global em inovação no mundo pós covid-19
“Se os dados são o novo petróleo, então as plataformas são o novo motor e os ecossistemas são os novos donos do poder”
A referência mundial em tecnologia foi por muito tempo os Estados Unidos. Mas isso mudou após a pandemia de covid-19. O mercado de inovação sofreu muitos impactos durante o período e um deles foi ver a China se tornar a maior e mais influente autoridade no ecossistema de inovação. Esse foi o tema da palestra de In Hsieh, CEO da Chinnovation.
De acordo com ele, o momento que a China vive no ramo da tecnologia já era previsto há algum tempo.
“Estamos vivendo o amadurecimento de uma evolução tecnológica que começou há 20 anos. E a China é um exemplo disso. Investiu, acreditou e incentivou, até chegar ao topo do ramo, como se encontra atualmente”, afirmou.
O país também é referência quando se trata de vendas online e comércios que só funcionam através de aplicativos. Alguns dos cases de sucesso desses modelos de negócio são Shein, Aliexpress e Xiaomi, que estão presentes na vida de muitos brasileiros e fazem parte dessa revolução digital.
A proliferação desses serviços na China tem implicações significativas para a economia global. Empresas chinesas estão se expandindo para outros mercados internacionais, oferecendo suas soluções para consumidores ao redor do mundo. Além disso, a experiência adquirida por essas empresas no mercado interno tem impulsionando a inovação e a concorrência global, levando os avanços para várias áreas.
Como a Inteligência Artificial, o blockchain e DAO’s irão quebrar os modelos atuais de empresas e startups
“Antigamente, dinheiro era poder. Depois, conhecimento se tornou poder. Hoje, poder é poder”
O encerramento do conteúdo no maior evento de inovação do Espírito Santo ficou por conta de Diogo Roberte, cofundador do PicPay, que chamou a atenção para o fato de que a tecnologia é um meio, e não um fim em si. Ele advertiu contra o simples seguimento de tendências e hype tecnológico, ressaltando que a capacidade de adaptação e flexibilidade são fundamentais no mundo dos negócios em constante transformação.
O especialista falou também sobre a velocidade acelerada das mudanças no mundo atual, citando o exemplo do ChatGPT, modelo de linguagem baseado em Inteligência Artificial (IA) que atingiu a marca de 1 milhão de usuários em apenas cinco dias. Além disso, Diogo afirmou que o acesso a uma base de dados abrangente e informações relevantes pode auxiliar diversas pessoas na redução de custos e no aumento da disseminação do conhecimento.
Durante a palestra, Diogo fez questão de ressaltar que as oportunidades são oferecidas de forma limitada para algumas pessoas, o que também influencia no futuro do mercado. Segundo ele, muita gente vai começar a transformar o espaço utilizando a IA e o que antes era algo que poucos produziam, vai se tornar algo que todos são capazes de fazer. Por isso a importância de evoluir com o mercado cada vez mais.
“Uma coisa que aprendi realizando o projeto Taça das Favelas, no PicPay, foi que realidades estão distantes umas das outras quando se fala de oportunidades. E a Inteligência Artificial permite que o garoto da periferia produza algo ao nível de um garoto classe média”, disse.
O evento
O ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience, de 2 a 4 de junho, na Praça do Papa, foi uma realização do Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.