Por Laura Gomes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.
Uma das grandes tendências no ecossistema de inovação é a formação de Spin-offs acadêmicas. O desenvolvimento dessas atividades e os desafios que a comunidade encontra para seguir empreendendo foram temas de palestra apresentada no ESX 2023, evento realizado pelo Sebrae/ES que conta com programação até amanhã, 4 de junho, na Praça do Papa. As inscrições são gratuitas, no site esx.com.es.
O painel, no Espaço Start, foi composto pelos palestrantes Alessandro Coutinho Ramos, líder do Programa Centelha na Universidade Vila Velha (UVV) e membro titular do Conselho Diretivo Funcitec/MCI; Amanda Bertolazzi, fundadora da SymbioTech; Genilson de Paiva, pesquisador e extensionista na área de Tecnologia de Alimentos e sócio-fundador da startup Innovative Food Solutions; e Lara Franco, gerente-adjunta de Inovação do Sebrae Nacional e coordenadora do Catalisa ICT – Programa de aceleração de Spin Offs Acadêmicas.
O encontro foi promovido para responder às dúvidas de professores e alunos do ensino superior e debater os obstáculos que enfrenta quem se interessa pelo desenvolvimento de spin-offs.
Mas afinal, o que é Spin-off?
Spin-offs são empresas e soluções desenvolvidas nas academias que surgem por meio de empresas que já atuam no mercado. Elas são responsáveis por dar seguimento ao trabalho propondo novas atividades.
No Espírito Santo existem alguns programas de diferentes entidades que apoiam a iniciativa e ajudam no desenvolvimento das futuras startups. Como o Centelha, iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação Certi. No Estado, a iniciativa é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O programa tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Estado oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em novos negócios de sucesso.
Pedras no caminho
Durante toda a conversa, os palestrantes destacaram os desafios que ainda encontram para fazer com que as Spin-offs cresçam. O principal deles é desconstruir a barreira que existe entre a linguagem acadêmica e a linguagem do mercado.
Segundo Amanda Bertolazzi, uma das soluções para a problemática é a conversa direta com o público. “A validação é extremamente importante. A gente precisa se envolver e atender a necessidade do mercado e isso só vai acontecer se sairmos para pesquisar e dialogar com as pessoas”, afirmou.
O caminho a ser trilhado ainda é longo, mas as ideias são muitas. A esperança é de que, em breve, as Spin-offs estarão mais presentes no mercado da inovação, contou a palestrante Lara Franco:
“Caminhando devagar e buscando sempre melhorar, é assim que vamos crescer. Pode demorar um pouco, mas isso só demonstra que estamos construindo uma base sólida”.
Lara Franco,gerente-adjunta de Inovação do Sebrae Nacional e coordenadora do Catalisa ICT – Programa de aceleração de Spin Offs AcadêmicasCase de sucesso
No ESX – Espírito Santo Innovation Experience 2023, os visitantes podem conhecer um exemplo de trabalho nesse modelo. A Spin-off, fundada por Genilson de Paiva, professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus de Venda Nova do Imigrante, está em exposição no estande da instituição. A solução que eles apresentam é uma proposta de amido de banana, inédito no País, que não possui calorias e pode ajudar no preparo de vários alimentos de forma saudável.
O idealizador do projeto falou sobre a importância de expor no ESX e a chance de mostrar o produto para o público.
“A Spin-off acadêmica ajuda a impulsionar o mercado de inovação. Por isso é fundamental que estejamos aqui para reconhecer nossos pesquisadores e fazer do Estado um lugar que valoriza a comunidade.”
Genilson de Paiva, professor do Ifes e palestrante no ESX 2023O evento
O ESX 2023 é uma realização do Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.
SERVIÇO
ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: domingo (4 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es