Por Américo Soares, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
A Arena do Conhecimento, palco principal do ESX2023, recebeu nomes de destaque nacional e internacional nesta sexta-feira, primeiro dia do evento, que está sendo realizado até domingo (4 de junho), na Praça do Papa. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas em esx.com.es. O conteúdo apresentado nas palestras destacou temas como inovação, criatividade e tecnologia nas mais diversas áreas.
Ao todo, foram quatro palestras com seis convidados, que dividiram com os visitantes suas experiências e conhecimentos em temas como “Nova economia”, “Startups”, “Marketing” e muito mais. O público também pôde matar um pouco da curiosidade ao se conectar e conversar com palestrantes como Kim Farrel, executiva do TikTok, que falou sobre “Marketing na velocidade da cultura”.
Kim abordou os desafios de se adequar às diferenças de cada usuário do aplicativo e expôs temas importantíssimos do campo da tecnologia, como personalização de marca, automação e inteligência artificial. Além disso, a executiva explicou um pouco do processo utilizado pelo TikTok para que a plataforma continue atingindo mais pessoas.
“O tempo virou nosso ativo mais precioso e nosso tempo de atenção está cada vez mais curto”, disse. Segundo ela, o TikTok aproveitou o “boom da economia criativa”, uma vez que 44% dos criadores de conteúdo presentes no app são considerados micro ou nano influencers e os seus consumidores também exercem uma grande participação em suas produções.
“Hoje, nas redes sociais, vivemos a era da participação. Essa era da participação abre espaço para uma nova economia, novas oportunidades e novas responsabilidades das empresas e marcas”
Kim Farrel, executiva do TikTok
Toda essa participação é consequência da criação de novos formatos e novas linguagens presentes no aplicativo, resultantes de uma democratização da criatividade que atinge o “Mundo Phygital” – tecnologia que impacta os mundos físico e digital.
Exclusividade como Negócio – O senso de escassez e exclusividade como gatilho
Com David Politanski – Fundador do Sweet Secrets
Para falar sobre exclusividade em negócios, o convidado foi o fundador do Sweet Secrets, David Politanski. David começou sua fala ressaltando a importância da inovação em um empreendimento e apresentando as principais formas de se deixar um negócio totalmente exclusivo. Para isso, usou como exemplo o seu próprio negócio, o bar secreto em São Paulo Sweet Secrets.
Ao apresentar os principais pontos, o palestrante expôs como o uso do senso de escassez e exclusividade como gatilho para o cliente pode ser uma chave para o empreendedor, principalmente utilizando as estratégias de Inteligência de Mercado.
Ao falar de Exclusividade como Negócio, David fez questão de destacar a importância de implementar no cliente uma curiosidade. Assim surgiu o termo “Speakeasy”, usado para descrever estabelecimentos secretos aos quais apenas alguns clientes têm acesso.
Além da curiosidade, ele também apresentou outras receitas para garantir a exclusividade de um negócio, como a escassez proposital de produtos (peças limitadas), benefício do tempo (produtos disponíveis apenas por um determinado tempo) e até mesmo membership (a presença de um grupo seleto de clientes que não é de fácil acesso).
David ainda parabenizou as iniciativas pela realização do ESX2023: “Fico muito feliz pelo Sebrae criar esse projeto para incentivar a inovação. Acho que inovação está conectada a tudo, ela é importante em qualquer projeto. Então, parabéns para o Sebrae e para todo mundo que foi responsável por organizar esse projeto”, disse.
“Conexão SXSW – Insights do maior evento de inovação e criatividade do mundo”
Com Marco Gurgel, diretor de Corporate Ventures & Open Innovation do iFood; Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú; e Léo Carrareto, da Wis Educação, mediador
Para quem não conseguiu ir ao SXSW, o maior evento de inovação e criatividade do mundo, realizado em março no Texas, Estados Unidos, o ESX2023 realizou uma palestra com os insights da última edição. Foram três participantes de peso do ramo da inovação: Marco Gurgel, diretor de Corporate Ventures & Open Innovation do iFood; Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú; e Léo Carrareto, CEO da WIS Educação.
A conversa expôs o que aconteceu no SXSW deste ano e também abordou os efeitos, resultados e benefícios de um festival de inovação. “Um evento de inovação deve ter discussão, visões diferentes e conexão com pessoas. O que eu faço não é inovação, é experimentação, é um laboratório”, disse Marco.
Já Renata, em sua fala, chamou atenção para a presença da humanização e diversidade no ecossistema inovador.
Os palestrantes também parabenizaram os empreendedores brasileiros que, com apoio de iniciativas como do Sebrae, contribuem para o cenário da inovação e criatividade no Brasil.
“Nova economia; Startups; Empreendedorismo; Planejamento e Estratégia”
Com Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood
O vice-presidente de Finanças e Estratégias do iFood, Diego Barreto, destacou como a democratização do acesso à tecnologia digital impactou no empreendedorismo nacional durante os últimos 10 anos.
“No passado, as empresas tinham que se estabelecer no mercado para, somente depois, terem acesso à tecnologia digital. Atualmente, várias empresas surgem todos os dias justamente por não precisarem se estabelecer para ter esse acesso”
Barreto também abordou o tema “Nova economia – uma economia sem rosto e sem espaço para preconceitos”, evidenciando que a tecnologia digital, por natureza, é democrática, acessível, barata e escalável. Além disso, o assunto também expôs como o novo ecossistema empresarial busca realmente alavancar o pequeno empresário e seu investimento, além de aumentar a presença de lideranças femininas e negras nas empresas.
“Esse evento é relevantíssimo. Isso aqui é o futuro do Espírito Santo, é o futuro de Vitória, é o futuro do Brasil e, para o iFood, a gente tem um interesse enorme em ver isso acontecer. Então, estar aqui e ver essa quantidade de pessoas com essa energia, olhando para esse tipo de tecnologia, olhando para mudança, é um negócio muito inspirador, a gente tem que estar aqui sempre”, disse ao WhitepaperDocs.
O ESX
O ESX 2023 é uma realização do Sebrae/ES, com correalização do governo do Estado, apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e patrocínios de Vale; Petrobras e governo federal; Findeslab; Banco do Nordeste; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.
Confira a programação da Arena do Conhecimento para sábado e domingo:
SÁBADO (3 DE JUNHO)
10h – “O Poder da Experiência – Cliente Feliz dá Lucro”, com Gisele Paula (CEO e fundadora do Instituto Cliente Feliz e cofundadora do Reclame Aqui)
11h30 – “A inovação é feita de pessoas – Como a cultura de Inovação pode ser a chave para potencializar o relacionamento de corporações e startups”, com Beatriz Claudino (gerente de Inovação Aberta na Suzano)
14h – “Como Viver em um Mundo sem Casa – A transformação da economia para o uso sobre a posse”, com Alexandre Frankel (CEO da HOUSi, plataforma digital de moradia por assinatura, e chairman na Vitacon)
16h – “Autodisrupção e organizações infinitas”, com Junior Borneli (CEO e founder da StartSe)
19h – “Como o Mercado Livre democratizou o comércio eletrônico”, com André Santos (embaixador do Mercado Livre Brasil)
DOMINGO (4 DE JUNHO)
10h – “China: A nova líder global em inovação no mundo pós-covid 19”, com In Hsieh (CEO da Chinnovation)
14h – “Como a Apple encanta seus clientes”, com Thiago Freire (especialista em Customer Experience)
16h – “Como a Inteligência Artificial, o blockchain e DAOs irão quebrar os modelos atuais de empresas e startups”, com Diogo Roberte (co-fundador da PicPay)
SERVIÇO
ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sexta-feira e sábado (2 e 3 de junho), das 9h às 21h; e domingo (4 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuitaProgramação completa e inscrições: esx.com.es