Por Karol Costa, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
O Sebrae, em parceria com o Instituto Inova+, escolheu as 36 startups que irão para a grande final do Desafio Sebrae Like a Boss 2023, que será realizada em agosto, no Startup Summit, em Florianópolis. A competição tem o objetivo de ajudar empreendedores a expandirem seus negócios nacional e internacionalmente. No total, foram selecionadas 24 empresas para o mercado doméstico e outras 12 para o mercado internacional. O Espírito Santo é o estado que possui a maior representatividade entre os finalistas, com quatro startups na disputa.
As empresas capixabas Converta e Persora foram as selecionadas na trilha de operação (mercado doméstico). Já as startups Zero Esgoto e Actiz foram as mais votadas na trilha de tração (mercado internacional).
A participação do Espírito Santo no desafio vem crescendo. Em 2022, o Estado marcou presença com Mogai, Liberfly e Yooga, seguindo para a etapa de internacionalização e se posicionando entre as melhores do Brasil. Elas ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.
O analista do Sebrae/ES Samuel Graciolli destaca a importância da atividade para o desenvolvimento das empresas.
“O Desafio Like a Boss é o maior programa de internacionalização de startups do Brasil. É a porta de entrada para que as startups tenham acesso a muito conteúdo, vivência, visibilidade e oportunidades de negócios para o mercado doméstico e internacional”, explica.
De acordo com Célio Sathler, da Zero Esgoto, a última fase do projeto foi extremamente desafiadora e gratificante.
“Estamos imensamente orgulhosos de conquistar essa classificação. Ser uma das 12 startups selecionadas entre tantas de todo o Brasil é uma grande honra. No entanto, nossa maior motivação é o impacto que podemos causar na vida das pessoas por meio do tratamento de esgoto. Acreditamos que o saneamento básico é um direito fundamental e lutar por isso é uma batalha constante. Ficamos felizes em levar o nome do Espírito Santo para uma competição nacional, pois isso demonstra o amadurecimento do ecossistema de inovação no Estado”, completa.
Agora os finalistas se preparam para apresentar as ideias para a banca avaliadora, que conta com a presença de investidores, aceleradoras e grandes empresas, em um palco de destaque no Startup Summit, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto em Florianópolis, Santa Catarina. Os selecionados nessa etapa serão classificados para seletivas internacionais.
“Nossa maior expectativa para a próxima fase é ganhar visibilidade e expandir nosso impacto não apenas para centenas de milhares de pessoas no Brasil, mas para o mundo inteiro. Acreditamos que somos a primeira e última geração que possui a consciência necessária para salvar a água do planeta. Nossa visão é unir esforços de centenas de pessoas nessa luta pela preservação dos recursos hídricos. O saneamento não é uma responsabilidade apenas da Zero Esgoto e de outras empresas, mas sim de toda a humanidade, e quanto mais pessoas estiverem envolvidas em nos ajudar, melhor será para todos nós”
Célio Sathler, da Zero Esgoto.Sathler finaliza afirmando que receber apoio do Sebrae/ES durante o Desafio Like a Boss foi um privilégio inestimável. “Estar ao lado de uma instituição que é conhecida como a casa do empreendedor e que oferece suporte para acelerar nossas conquistas e buscar novos mercados é realmente inspirador”, disse.

Desafio Sebrae Like a Boss
O Desafio Sebrae Like a Boss já atendeu ao longo de quatro anos de existência mais de 4 mil startups nos mais diversos níveis de maturidade. A iniciativa compreende, além da competição com premiações, uma série de ações voltadas para o estímulo às startups em contextos de atuação nacionais e internacionais.
Ao longo do seu histórico, já foram realizadas mentorias, capacitações, consultorias, missões e outras atividades buscando o desenvolvimento das empresas para melhor atuação no mercado dentro e fora do País. Saiba mais em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/likeaboss