Por Thiago Borges
Os estudantes desempenham um papel importante no ecossistema de inovação, pois são fonte de energia, criatividade e conhecimento. Eles apresentam perspectivas inovadoras, pensamento crítico e habilidades técnicas para enfrentar desafios e buscar soluções. Pensando nisso, o Centro Universitário Faesa criou o Movimento de Inovação e Empreendedorismo (Mov.ie), em que busca ser o elo de conexão entre alunos e grandes empresas para gerar conhecimento, inovação e revelar talentos.
“O Mov.ie atua através de iniciativas que visam conectar o ecossistema de inovação à academia, para formação de talentos alinhados às necessidades de mercado e desenvolvimento de soluções inovadoras às demandas atuais da sociedade”, explica Lucas Zanchetta Passamani, supervisor de Inovação da Faesa.
Como acontece?
Lucas destacou que a instituição atua enquanto agente ativo junto ao ecossistema, participando das principais comissões e fóruns de inovação e empreendedorismo do cenário estadual e nacional.
Como resultado, o Mov.ie Faesa inaugurou seu Hub de Conexões com o Mercado em 2022 e, atualmente, já conta com mais de 50 empresas conectadas, entre elas Águia Branca, ArcelorMittal, Autoglass, Maely, MedSênior, Sankhya, Sincades e Vale, que, em parceria com a instituição acadêmica, promovem anualmente dezenas de programas, projetos e iniciativas que desenvolvem soluções e serviços para as demandas da sociedade capixaba.
No último ano, o Mov.ie promoveu mais de 30 programas, envolvendo mais de 2 mil alunos e cerca de 53 empresas conectadas.
“O Mov.ie vem, por meio de seus programas, iniciativas e projetos, aproximar cada vez mais a academia ao mercado, promovendo não só o desenvolvimento profissional e pessoal para os universitários envolvidos nos projetos, mas também um crescimento econômico e tecnológico por meio das soluções oferecidas para as empresas”
Lucas Zanchetta PassamaniEDUCAÇÃO
Ainda de acordo com o supervisor de Inovação, no pilar da educação, o Mov.ie promove iniciativas de sensibilização, que têm como objetivo apresentar temas e ferramentas relacionadas à inovação e despertar nos participantes o interesse pelo ecossistema de inovação e o desejo de empreender; iniciativas de inovação aberta, que têm por objetivo submeter os participantes à prática de desenvolvimento de uma ideia, modelagem do negócio e criação de um protótipo ou projeto de base tecnológica; e iniciativas de empregabilidade, que têm como objetivo colaborar com os participantes no aumento de renda e relacionamentos, oferecendo capacitação em temas da sua área de formação e possibilitando vivências no mercado de trabalho com experiências reais em parcerias com empresas.
O reitor da Faesa, Alexandre Theodoro, ressaltou a importância de os alunos terem a experiência de inovação do mundo real. “Eles conseguem ver na prática todo o conhecimento adquirido, todas as experiências por meio de pesquisa, por meio de extensão, por meio dos trabalhos acadêmicos, e isso traz ao aluno um diferencial muito grande na sua formação”, destacou.
PROGRAMAS

O Hack Faesa, que já está em sua 11ª edição, é o maior hackathon universitário do Espírito Santo, promovendosoluções inovadoras em intensa maratona de programação para os desafios do mercado e da sociedade.
Em sua última edição, realizada pelo Mov.ie em novembro de 2022, a maratona de programação reuniu estudantes de diversos cursos e de outras instituições de ensino, além de profissionais do mercado e empresas, na busca por soluções inovadoras para os desafios propostos.
Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com empresas de destaque, como a ArcelorMittal, Inflor, Intelliway, Vale e Sankhya. Clique aqui e leia mais sobre o Hack Faesa.
Outro programa de destaque é o Radar de Talentos, que gera conexões com o mercado de trabalho para ampliação de competências e conhecimentos dos alunos e egressos, visando atender demandas específicas das empresas parcerias na captação de talentos.
A última edição foi realizada em parceria com a Rede Gazeta e o Fonte Hub. Além de promover a conexão dos estudantes de comunicação com o veículo, três deles tiveram a oportunidade de realizar estágios após as atividades do programa.
Já o Faesa Talks fomenta em sala de aula a inovação e o empreendedorismo, com a participação de profissionais reconhecidos no mercado de trabalho, com o objetivo provocar o pensamento inovador e empreendedor na comunidade acadêmica.
O programa de inovação aberta Faesa Challenge busca conectar a instituição ao mercado de trabalho por meio de desafios lançados pelas empresas. A última edição, realizada no segundo semestre de 2022, contou com a parceria da Águia Branca, na qual os alunos do curso de comunicação criaram soluções que incentivassem a jornada de compra digital dos clientes da viação.
Ao longo de três meses, os estudantes pensaram em soluções criativas e inovadoras e tiveram oportunidade de visitar a sede da empresa. “Para nós da Águia Branca, foi um privilégio participar e ver tantos jovens trazendo frescor e um engajamento muito grande para nossa marca, um trabalho muito bem construído e consolidado”, disse Grasiella Drumond, gerente de Marketing e Digital da Águia Branca, em relato à Faesa. Confira o vídeo.
Além desses, existem também o Vivência Profissional, programa que proporciona experiências profissionais para alunos em formação acadêmica; e o Faesa Experience, programa de difusão de conhecimento, experiências e projetos de inovação e empreendedorismo.
A FAESA
Há mais de 50 anos atuando na formação de profissionais de diversas áreas, a Faesa foi qualificada como o melhor Centro Universitário do Sudeste e um dos melhores do Brasil, em 2023, pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (ICG/MEC), com mais de 170 ofertas de cursos entre graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, além da oferta de educação infantil ao ensino médio.